PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100012 http://hdl.handle.net/11449/8569 |
Resumo: | O presente artigo faz um levantamento da bibliografia disponível acerca da formação de professores em cursos de licenciatura, iniciando com um tratamento hermenêutico ao termo formação, passando pela atual situação dos docentes no estado de São Paulo. Caracteriza a constituição das instituições formadoras e levanta aspectos convergentes em relação ao tratamento do tema na literatura. Finalmente são feitas considerações específicas sobre a formação dos professores em cursos de Licenciatura em Matemática. |
id |
UNSP_53b19434c1aa6474169dfb671f1fd566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8569 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERAFormação de professoresprofessores de Matemáticarevisão bibliográficaTeachers trainingmathematics teachersbibliographical reviewO presente artigo faz um levantamento da bibliografia disponível acerca da formação de professores em cursos de licenciatura, iniciando com um tratamento hermenêutico ao termo formação, passando pela atual situação dos docentes no estado de São Paulo. Caracteriza a constituição das instituições formadoras e levanta aspectos convergentes em relação ao tratamento do tema na literatura. Finalmente são feitas considerações específicas sobre a formação dos professores em cursos de Licenciatura em Matemática.This paper makes a review of the literature on teacher training, begining with hermeneutical remarks on the word formation. It discusses the actual context of teaching in the State of São Paulo, focusing the constitution of training programmes in universities, and bring some convergent features about this theme available in the literature. Finally, this work focuses the training of Mathematics teachers.UNESPUNESPUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2014-05-20T13:26:32Z2014-05-20T13:26:32Z1997-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100012Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. -, 1997.0102-2555http://hdl.handle.net/11449/856910.1590/S0102-25551997000100012S0102-25551997000100012SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8569Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:56.322070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
title |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
spellingShingle |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Formação de professores professores de Matemática revisão bibliográfica Teachers training mathematics teachers bibliographical review |
title_short |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
title_full |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
title_fullStr |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
title_sort |
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA da FORMAÇÃO QUE SE ESPERA |
author |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
author_facet |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores professores de Matemática revisão bibliográfica Teachers training mathematics teachers bibliographical review |
topic |
Formação de professores professores de Matemática revisão bibliográfica Teachers training mathematics teachers bibliographical review |
description |
O presente artigo faz um levantamento da bibliografia disponível acerca da formação de professores em cursos de licenciatura, iniciando com um tratamento hermenêutico ao termo formação, passando pela atual situação dos docentes no estado de São Paulo. Caracteriza a constituição das instituições formadoras e levanta aspectos convergentes em relação ao tratamento do tema na literatura. Finalmente são feitas considerações específicas sobre a formação dos professores em cursos de Licenciatura em Matemática. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 2014-05-20T13:26:32Z 2014-05-20T13:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100012 Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. -, 1997. 0102-2555 http://hdl.handle.net/11449/8569 10.1590/S0102-25551997000100012 S0102-25551997000100012 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100012 http://hdl.handle.net/11449/8569 |
identifier_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. -, 1997. 0102-2555 10.1590/S0102-25551997000100012 S0102-25551997000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129599776751616 |