A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galelli, Cinthia Yuri
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://let.unb.br/rd/?page_id=268
http://hdl.handle.net/11449/125145
Resumo: Pode-se observar nos últimos anos o crescente uso do termo intercultural(idade) nos discursos educacionais, sobretudo os que tratam da língua estrangeira. Esse termo vem ganhando espaço nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas Orientações Curriculares, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos prefácios dos livros didáticos e nas inúmeras investigações acadêmicas publicadas sobre educação. Longe de ser um ensino focado exclusivamente nas estruturas formais, metalinguísticas, nas habilidades comunicativas, na preparação para o mercado de trabalho ou vestibulares, o ensino intercultural tem como objetivo o desenvolvimento de outros aspectos no sujeito aprendiz, como citado nas Orientações Curriculares do ensino médio de 2006: “ter consciência, entender e aceitar esses novos valores e crenças presentes em diferentes grupos sociais”. Se combater esses fatores por si só não é uma tarefa fácil para o professor de línguas, este ainda conta não raras vezes com a falta de formação adequada sobre o assunto, com a influência homogeneizante da mídia, e muitas vezes somente pode recorrer aos materiais didáticos, previamente selecionados pela instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo de nosso trabalho é descrever e analisar de que maneira os livros de espanhol do ensino médio escolhidos pelo PNLD-2012, a saber, Síntesis, El arte de leer español e Enlaces, tratam a questão da interculturalidade. A fim de limitarmos o nosso corpus, optamos por analisá-los por um tema comum – o tema alimentação. Essa escolha justifica-se, pois os três livros didáticos escolhidos apresentam uma lição exclusiva para essa temática e acreditamos ser um valioso objeto de reflexões culturais, uma vez que a alimentação de cada comunidade nos remete aos contextos geográfico, econômico, histórico e às necessidades físicas dos habitantes de cada região.
id UNSP_53b7b00d3c6d7d365099d8286fda093d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125145
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentaçãoInterculturalidadeLivro didático de espanholEnsino médioPode-se observar nos últimos anos o crescente uso do termo intercultural(idade) nos discursos educacionais, sobretudo os que tratam da língua estrangeira. Esse termo vem ganhando espaço nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas Orientações Curriculares, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos prefácios dos livros didáticos e nas inúmeras investigações acadêmicas publicadas sobre educação. Longe de ser um ensino focado exclusivamente nas estruturas formais, metalinguísticas, nas habilidades comunicativas, na preparação para o mercado de trabalho ou vestibulares, o ensino intercultural tem como objetivo o desenvolvimento de outros aspectos no sujeito aprendiz, como citado nas Orientações Curriculares do ensino médio de 2006: “ter consciência, entender e aceitar esses novos valores e crenças presentes em diferentes grupos sociais”. Se combater esses fatores por si só não é uma tarefa fácil para o professor de línguas, este ainda conta não raras vezes com a falta de formação adequada sobre o assunto, com a influência homogeneizante da mídia, e muitas vezes somente pode recorrer aos materiais didáticos, previamente selecionados pela instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo de nosso trabalho é descrever e analisar de que maneira os livros de espanhol do ensino médio escolhidos pelo PNLD-2012, a saber, Síntesis, El arte de leer español e Enlaces, tratam a questão da interculturalidade. A fim de limitarmos o nosso corpus, optamos por analisá-los por um tema comum – o tema alimentação. Essa escolha justifica-se, pois os três livros didáticos escolhidos apresentam uma lição exclusiva para essa temática e acreditamos ser um valioso objeto de reflexões culturais, uma vez que a alimentação de cada comunidade nos remete aos contextos geográfico, econômico, histórico e às necessidades físicas dos habitantes de cada região.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú Km1, Bairro dos Machados, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galelli, Cinthia YuriRocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]2015-07-15T18:28:31Z2015-07-15T18:28:31Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-14http://let.unb.br/rd/?page_id=268Revista Desempenho, v. 12, n. 19, p. 1-14, 2013.1677-9797http://hdl.handle.net/11449/1251456889854224137179Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Desempenhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T17:37:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:05:20.779014Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
title A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
spellingShingle A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
Galelli, Cinthia Yuri
Interculturalidade
Livro didático de espanhol
Ensino médio
title_short A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
title_full A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
title_fullStr A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
title_full_unstemmed A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
title_sort A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
author Galelli, Cinthia Yuri
author_facet Galelli, Cinthia Yuri
Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galelli, Cinthia Yuri
Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Livro didático de espanhol
Ensino médio
topic Interculturalidade
Livro didático de espanhol
Ensino médio
description Pode-se observar nos últimos anos o crescente uso do termo intercultural(idade) nos discursos educacionais, sobretudo os que tratam da língua estrangeira. Esse termo vem ganhando espaço nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas Orientações Curriculares, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos prefácios dos livros didáticos e nas inúmeras investigações acadêmicas publicadas sobre educação. Longe de ser um ensino focado exclusivamente nas estruturas formais, metalinguísticas, nas habilidades comunicativas, na preparação para o mercado de trabalho ou vestibulares, o ensino intercultural tem como objetivo o desenvolvimento de outros aspectos no sujeito aprendiz, como citado nas Orientações Curriculares do ensino médio de 2006: “ter consciência, entender e aceitar esses novos valores e crenças presentes em diferentes grupos sociais”. Se combater esses fatores por si só não é uma tarefa fácil para o professor de línguas, este ainda conta não raras vezes com a falta de formação adequada sobre o assunto, com a influência homogeneizante da mídia, e muitas vezes somente pode recorrer aos materiais didáticos, previamente selecionados pela instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo de nosso trabalho é descrever e analisar de que maneira os livros de espanhol do ensino médio escolhidos pelo PNLD-2012, a saber, Síntesis, El arte de leer español e Enlaces, tratam a questão da interculturalidade. A fim de limitarmos o nosso corpus, optamos por analisá-los por um tema comum – o tema alimentação. Essa escolha justifica-se, pois os três livros didáticos escolhidos apresentam uma lição exclusiva para essa temática e acreditamos ser um valioso objeto de reflexões culturais, uma vez que a alimentação de cada comunidade nos remete aos contextos geográfico, econômico, histórico e às necessidades físicas dos habitantes de cada região.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:31Z
2015-07-15T18:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://let.unb.br/rd/?page_id=268
Revista Desempenho, v. 12, n. 19, p. 1-14, 2013.
1677-9797
http://hdl.handle.net/11449/125145
6889854224137179
url http://let.unb.br/rd/?page_id=268
http://hdl.handle.net/11449/125145
identifier_str_mv Revista Desempenho, v. 12, n. 19, p. 1-14, 2013.
1677-9797
6889854224137179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Desempenho
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-14
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128753875812352