Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144996
Resumo: O presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos.
id UNSP_53d64c48a115e5307129cfaa85ae91c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e recicladosExperimental approach in the teaching of physics with low-cost and recyclable materialsTLSEnsino de FísicaLaboratório DidáticoExperimentação em FísicaTeaching-learning sequencePhysics teachingEducational LabPhysics experimentationO presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos.This study approaches a set of experimental activities with easy-handling, recyclable, low-cost materials, based on a Teaching-Learning Sequence (TLS) approach, with interventionist focus inspired by educational investigation. Using problematizing methodologies, aiming scientific intertwining and also the students’ perspective, with the students being the protagonists regarding their own knowledge creating and performing experimental activities, the teacher being a mediator, guiding and detailing with the whole process. Besides approaching some experimental activities, showing the way the experiments are prepared and the goals to be met, we bring guidelines and a sequence indicating how these activities should be approached in the classroom. After completion of the experiments, the analysis of the results and verification of learning, it was clearly verified progress acquired in learning physics with very satisfactory results. The activities proposed here can be used and adapted by teachers, according to the education level and knowledge of their students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]2016-12-05T13:25:38Z2016-12-05T13:25:38Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14499600087667933283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T13:19:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
Experimental approach in the teaching of physics with low-cost and recyclable materials
title Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
spellingShingle Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]
TLS
Ensino de Física
Laboratório Didático
Experimentação em Física
Teaching-learning sequence
Physics teaching
Educational Lab
Physics experimentation
title_short Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
title_full Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
title_fullStr Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
title_full_unstemmed Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
title_sort Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
author Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]
author_facet Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv TLS
Ensino de Física
Laboratório Didático
Experimentação em Física
Teaching-learning sequence
Physics teaching
Educational Lab
Physics experimentation
topic TLS
Ensino de Física
Laboratório Didático
Experimentação em Física
Teaching-learning sequence
Physics teaching
Educational Lab
Physics experimentation
description O presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T13:25:38Z
2016-12-05T13:25:38Z
2016-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144996
000876679
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/144996
identifier_str_mv 000876679
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649659095220224