Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144996 |
Resumo: | O presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos. |
id |
UNSP_53d64c48a115e5307129cfaa85ae91c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144996 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e recicladosExperimental approach in the teaching of physics with low-cost and recyclable materialsTLSEnsino de FísicaLaboratório DidáticoExperimentação em FísicaTeaching-learning sequencePhysics teachingEducational LabPhysics experimentationO presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos.This study approaches a set of experimental activities with easy-handling, recyclable, low-cost materials, based on a Teaching-Learning Sequence (TLS) approach, with interventionist focus inspired by educational investigation. Using problematizing methodologies, aiming scientific intertwining and also the students’ perspective, with the students being the protagonists regarding their own knowledge creating and performing experimental activities, the teacher being a mediator, guiding and detailing with the whole process. Besides approaching some experimental activities, showing the way the experiments are prepared and the goals to be met, we bring guidelines and a sequence indicating how these activities should be approached in the classroom. After completion of the experiments, the analysis of the results and verification of learning, it was clearly verified progress acquired in learning physics with very satisfactory results. The activities proposed here can be used and adapted by teachers, according to the education level and knowledge of their students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cupaioli, Marcos Eder [UNESP]2016-12-05T13:25:38Z2016-12-05T13:25:38Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14499600087667933283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:48.512801Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados Experimental approach in the teaching of physics with low-cost and recyclable materials |
title |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
spellingShingle |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados Cupaioli, Marcos Eder [UNESP] TLS Ensino de Física Laboratório Didático Experimentação em Física Teaching-learning sequence Physics teaching Educational Lab Physics experimentation |
title_short |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
title_full |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
title_fullStr |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
title_full_unstemmed |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
title_sort |
Abordagem experimental no ensino de física com materiais de baixo custo e reciclados |
author |
Cupaioli, Marcos Eder [UNESP] |
author_facet |
Cupaioli, Marcos Eder [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cupaioli, Marcos Eder [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TLS Ensino de Física Laboratório Didático Experimentação em Física Teaching-learning sequence Physics teaching Educational Lab Physics experimentation |
topic |
TLS Ensino de Física Laboratório Didático Experimentação em Física Teaching-learning sequence Physics teaching Educational Lab Physics experimentation |
description |
O presente trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com materiais de fácil manuseio, recicláveis e de baixo custo, baseados em uma abordagem de Teaching-Learning Sequence (TLS) ou Sequência de Ensino-Aprendizagem com enfoque intervencionista inspirada na investigação educacional. Utilizando para isso metodologias problematizadoras, visando o entrelaçamento científico e a perspectivas dos alunos sendo estes os protagonistas do seu conhecimento, fazendo a montagem e realizando as atividades experimentais, tendo o professor como mediador, orientando e explicando aos alunos em todo o processo. Além de abordar algumas atividades experimentais, mostrando como são realizadas as montagens dos experimentos e os objetivos a serem atingidos, trazemos um roteiro e uma sequência de como acreditamos que devemos abordá-las em sala de aula. Após a finalização dos experimentos, a análise dos resultados e a validação da aprendizagem, verificou-se, claramente, os progressos obtidos na aprendizagem da Física, com resultados bastante satisfatórios. As atividades aqui propostas podem ser utilizadas e redesenhadas pelo professor, de acordo com o nível de ensino e do conhecimento de seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05T13:25:38Z 2016-12-05T13:25:38Z 2016-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144996 000876679 33283010001P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144996 |
identifier_str_mv |
000876679 33283010001P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128773319557120 |