O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palaoro Deitos, Grayze Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1271
Resumo: This work aims to discuss the experimentation in science teaching in order to raise questions about the methods used to accomplish these practices in the Science laboratory. The research was conducted with coordinators of schools in the city of Cascavel, PR, where we sought to recognize the understanding of these professionals regarding the relationship between teaching and learning with the Science laboratory. We also conducted a search in scientific articles and books that deal with this topic to understand how researchers understand this theme. We perceive that the use of experimentation is of fundamental importance for the learning of the science content and that the role of the teacher, as a mediator of the teaching and learning process, makes the experimentation meaningful to the student. However, we have seen that some conceptual background problems have been found and need to be reviewed for the efficacy of experimental classes in science teaching.
id IFES-1_2167ed7bbd58d5ea1c06b5c9832b9cd1
oai_identifier_str oai::article/1271
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES Ensino de CiênciasExperimentaçãoLaboratório de CiênciasScience teachingExperimentationScience LabThis work aims to discuss the experimentation in science teaching in order to raise questions about the methods used to accomplish these practices in the Science laboratory. The research was conducted with coordinators of schools in the city of Cascavel, PR, where we sought to recognize the understanding of these professionals regarding the relationship between teaching and learning with the Science laboratory. We also conducted a search in scientific articles and books that deal with this topic to understand how researchers understand this theme. We perceive that the use of experimentation is of fundamental importance for the learning of the science content and that the role of the teacher, as a mediator of the teaching and learning process, makes the experimentation meaningful to the student. However, we have seen that some conceptual background problems have been found and need to be reviewed for the efficacy of experimental classes in science teaching.Este trabalho tem como objetivo discutir a experimentação no ensino de ciências com intuito de levantar questionamentos acerca dos métodos utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências. A pesquisa foi realizada com coordenadores(as) de escolas do município de Cascavel, PR onde buscou-se reconhecer qual é a compreensão destes profissionais a respeito da relação do ensino e do aprendizado com o laboratório de ciências. Realizamos também uma busca em artigos científicos e livros que tratam deste tema para compreender como os pesquisadores compreendem esta temática. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos de ciências e que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem torna a experimentação significativa para o aluno. Contudo, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no ensino de ciências.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/127110.36524/dect.v9i01.1271Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01 2236-215010.36524/dect.v9i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1271/731Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPalaoro Deitos, Grayze MariaMalacarne, Vilmar2021-08-02T17:32:45Zoai::article/1271Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:09.561450Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
title O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
spellingShingle O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
Palaoro Deitos, Grayze Maria
Ensino de Ciências
Experimentação
Laboratório de Ciências
Science teaching
Experimentation
Science Lab
title_short O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
title_full O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
title_fullStr O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
title_full_unstemmed O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
title_sort O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
author Palaoro Deitos, Grayze Maria
author_facet Palaoro Deitos, Grayze Maria
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Malacarne, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palaoro Deitos, Grayze Maria
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Experimentação
Laboratório de Ciências
Science teaching
Experimentation
Science Lab
topic Ensino de Ciências
Experimentação
Laboratório de Ciências
Science teaching
Experimentation
Science Lab
description This work aims to discuss the experimentation in science teaching in order to raise questions about the methods used to accomplish these practices in the Science laboratory. The research was conducted with coordinators of schools in the city of Cascavel, PR, where we sought to recognize the understanding of these professionals regarding the relationship between teaching and learning with the Science laboratory. We also conducted a search in scientific articles and books that deal with this topic to understand how researchers understand this theme. We perceive that the use of experimentation is of fundamental importance for the learning of the science content and that the role of the teacher, as a mediator of the teaching and learning process, makes the experimentation meaningful to the student. However, we have seen that some conceptual background problems have been found and need to be reviewed for the efficacy of experimental classes in science teaching.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1271
10.36524/dect.v9i01.1271
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1271
identifier_str_mv 10.36524/dect.v9i01.1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1271/731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v9i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028860596224