Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Silvana da Costa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243348
Resumo: As questões de ensino e variação linguística tornam-se complexas pela dificuldade de lidar com elas em sala de aula. Diversos autores constatam que o ensino de língua materna ainda está alicerçado numa visão monológica que ignora a oralidade tão rica do aluno. Considerando tais questões, nosso objetivo nessa pesquisa é promover uma reflexão sobre a variação linguística na sala de aula, assim como a concepção que o professor tem de língua/linguagem e o que isso implica no ensino de língua materna. Nessa perspectiva, pretende-se desenvolver no aluno e aluna uma consciência linguística em sua própria realidade escolar, por meio da análise de material audiovisual e de textos, levando-o(a) a refletir sobre os fenômenos linguísticos e suas relações na apropriação do seu conhecimento. Levá-lo(a) a entender as questões das diferenças linguísticas, desenvolver o respeito a essas diversidades e ao mesmo tempo aprender a lidar com o preconceito linguístico arraigado em nossa sociedade que se arrasta de geração em geração. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental da escola pública Noêmia Kuester Pisani Gerulis, Distrito de Pederneiras, São Paulo. Este trabalho se desdobra a partir de estudos da Sociolinguística Educacional, pensada por Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), com respaldo teórico nos postulados da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto, em documentos oficiais BNCC (1998), PCN (1997, 1998) em trabalhos como o de Antunes (2003, 2009), Bagno (1999, 2007, 2022), Basso e Gonçalves (2014), Bortoni-Ricardo (2004),Cagliari (1993), Castilho (2010, 2021), Faraco (2006, 2020, 2021), Fávero e Koch (2012), Geraldi (2011, 2012), Gomes (2009), Koch e Elias (2007, 2021), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Soares (2021), Souza-e-Silva e Koch (2011, 2012),Trask (2011), Travaglia (2009), entre outros e os pressupostos teóricos de Bakhtin (2011, 2016), Bakhtin/Volóchinov (2014).
id UNSP_53dad4aabcd5092a5fb827277f420aca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243348
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Variação linguística: um desafio no ensino de língua maternaLinguistic variation: a challenge in mother language teachingVariação LinguísticaConcepção de LinguagemPreconceitoEnsinoAs questões de ensino e variação linguística tornam-se complexas pela dificuldade de lidar com elas em sala de aula. Diversos autores constatam que o ensino de língua materna ainda está alicerçado numa visão monológica que ignora a oralidade tão rica do aluno. Considerando tais questões, nosso objetivo nessa pesquisa é promover uma reflexão sobre a variação linguística na sala de aula, assim como a concepção que o professor tem de língua/linguagem e o que isso implica no ensino de língua materna. Nessa perspectiva, pretende-se desenvolver no aluno e aluna uma consciência linguística em sua própria realidade escolar, por meio da análise de material audiovisual e de textos, levando-o(a) a refletir sobre os fenômenos linguísticos e suas relações na apropriação do seu conhecimento. Levá-lo(a) a entender as questões das diferenças linguísticas, desenvolver o respeito a essas diversidades e ao mesmo tempo aprender a lidar com o preconceito linguístico arraigado em nossa sociedade que se arrasta de geração em geração. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental da escola pública Noêmia Kuester Pisani Gerulis, Distrito de Pederneiras, São Paulo. Este trabalho se desdobra a partir de estudos da Sociolinguística Educacional, pensada por Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), com respaldo teórico nos postulados da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto, em documentos oficiais BNCC (1998), PCN (1997, 1998) em trabalhos como o de Antunes (2003, 2009), Bagno (1999, 2007, 2022), Basso e Gonçalves (2014), Bortoni-Ricardo (2004),Cagliari (1993), Castilho (2010, 2021), Faraco (2006, 2020, 2021), Fávero e Koch (2012), Geraldi (2011, 2012), Gomes (2009), Koch e Elias (2007, 2021), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Soares (2021), Souza-e-Silva e Koch (2011, 2012),Trask (2011), Travaglia (2009), entre outros e os pressupostos teóricos de Bakhtin (2011, 2016), Bakhtin/Volóchinov (2014).The questions of teaching and linguistic variation become complex due to the difficulty in dealing with them in the classroom. Several authors find that the teaching of the mother language is still based on a monological view that ignores the rich orality of the student. Considering these questions, our objective in this research is to promote a reflection about linguistic variation in the classroom, as well as the teacher's conception of language and what this implies in the teaching of the mother language. In this perspective, it is intended to develop in the student a linguistic awareness in his own school reality, through the analysis of audiovisual material and texts, leading him or her to reflect on linguistic phenomena and their relations in the appropriation of his or her knowledge. Lead him or her to understand the issues of linguistic differences, develop respect for these diversities and at the same time learn to deal with the prejudice rooted in our society that drags from generation to generation. The research is developed with students of the 8th year of the elementary school of the public school Noêmia Kuester Pisani Gerulis, in the Pederneiras District, São Paulo. This work unfolds from studies of Educational Sociolinguistics by Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), with theoretical support in the postulates of Applied Linguistics, Text Linguistics, in the official documents BNCC (1998), PCN (1997, 1998) in works such as Antunes (2003, 2009), Bagno (1999, 2007, 2022), Basso and Gonçalves (2014), Bortoni-Ricardo (2004), Cagliari (1993), Castilho (2010, 2021), Faraco (2006, 2020, 2021), Fávero and Koch (2012), Geraldi (2011, 2012), Gomes (2009), Koch and Elias (2007, 2021), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Soares (2021), Souza-e-Silva and Koch (2011, 2012),Trask (2011), Travaglia (2009), among others, and the theoretical assumptions of Bakhtin (2011, 2016), Bakhtin/Volóchinov (2014).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Beccari, Alessandro JocelitoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paiva, Silvana da Costa de2023-05-10T13:15:39Z2023-05-10T13:15:39Z2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24334823001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243348Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:42.703045Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
Linguistic variation: a challenge in mother language teaching
title Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
spellingShingle Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
Paiva, Silvana da Costa de
Variação Linguística
Concepção de Linguagem
Preconceito
Ensino
title_short Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
title_full Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
title_fullStr Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
title_full_unstemmed Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
title_sort Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
author Paiva, Silvana da Costa de
author_facet Paiva, Silvana da Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beccari, Alessandro Jocelito
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Silvana da Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Variação Linguística
Concepção de Linguagem
Preconceito
Ensino
topic Variação Linguística
Concepção de Linguagem
Preconceito
Ensino
description As questões de ensino e variação linguística tornam-se complexas pela dificuldade de lidar com elas em sala de aula. Diversos autores constatam que o ensino de língua materna ainda está alicerçado numa visão monológica que ignora a oralidade tão rica do aluno. Considerando tais questões, nosso objetivo nessa pesquisa é promover uma reflexão sobre a variação linguística na sala de aula, assim como a concepção que o professor tem de língua/linguagem e o que isso implica no ensino de língua materna. Nessa perspectiva, pretende-se desenvolver no aluno e aluna uma consciência linguística em sua própria realidade escolar, por meio da análise de material audiovisual e de textos, levando-o(a) a refletir sobre os fenômenos linguísticos e suas relações na apropriação do seu conhecimento. Levá-lo(a) a entender as questões das diferenças linguísticas, desenvolver o respeito a essas diversidades e ao mesmo tempo aprender a lidar com o preconceito linguístico arraigado em nossa sociedade que se arrasta de geração em geração. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental da escola pública Noêmia Kuester Pisani Gerulis, Distrito de Pederneiras, São Paulo. Este trabalho se desdobra a partir de estudos da Sociolinguística Educacional, pensada por Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), com respaldo teórico nos postulados da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto, em documentos oficiais BNCC (1998), PCN (1997, 1998) em trabalhos como o de Antunes (2003, 2009), Bagno (1999, 2007, 2022), Basso e Gonçalves (2014), Bortoni-Ricardo (2004),Cagliari (1993), Castilho (2010, 2021), Faraco (2006, 2020, 2021), Fávero e Koch (2012), Geraldi (2011, 2012), Gomes (2009), Koch e Elias (2007, 2021), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Soares (2021), Souza-e-Silva e Koch (2011, 2012),Trask (2011), Travaglia (2009), entre outros e os pressupostos teóricos de Bakhtin (2011, 2016), Bakhtin/Volóchinov (2014).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10T13:15:39Z
2023-05-10T13:15:39Z
2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243348
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/243348
identifier_str_mv 23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128299361107968