Educação no espaço municipal: território político-administrativo de participação social e expressão do poder local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Rosangela de Barros [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255843
http://lattes.cnpq.br/1406106397228991
https://orcid.org/0000-0003-1861-4310
Resumo: As pesquisas relacionadas às escolas públicas frequentemente se desenvolvem nos centros acadêmicos, atuando como fontes de experimentos científicos. No entanto, os resultados desses estudos nem sempre chegam aos principais agentes, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que são responsáveis por aplicar esses experimentos na prática educacional. Isso também se aplica aos dirigentes públicos educacionais, que muitas vezes seguem rotinas de trabalho com certo grau intuitivo. Estas pesquisas buscam preencher essa lacuna, construindo uma ponte entre o mundo acadêmico e a educação pública municipal, por meio de um estudo analítico-descritivo que examina os resultados de uma política educacional municipal. A tese é uma extensão da dissertação de mestrado, que se dedica a responder questões sobre as ações educacionais locais, ampliando o escopo e a profundidade da investigação. Seu objetivo geral é analisar a inter-relação entre uma política educacional municipal e os diversos fatores que afetam o desempenho das escolas públicas locais. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, como analisar, no contexto das políticas públicas, os efeitos da intervenção governamental nos processos de avaliação do sistema educacional municipal; investigar as mudanças, ajustes ou interrupções no Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Bebedouro, implantado em 2015; estabelecer uma relação entre os modelos do SADEMB/2015 e SADEMB/2022; examinar o papel que o município desempenha sob a ótica da territorialidade; realizar uma análise prescritiva da política educacional implementada pelo SADEMB e sugerir recomendações específicas para fortalecer a gestão e a governança da educação municipal em Bebedouro, com base nos resultados da análise realizada. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma análise teórico-documental, envolvendo a coleta de dados e pesquisa bibliográfica em três dimensões fundamentais: avaliação, gestão municipal e políticas educacionais. Com base nessa análise e no embasamento teórico, foi elaborado um Quadro Prescritivo de Política Pública, contendo diretrizes para melhorar as políticas em vigor e resolver lacunas identificadas no sistema público municipal. Os resultados destacam a significância do âmbito municipal como um cenário fundamental para o planejamento e execução de iniciativas educacionais que atendam às especificidades e demandas da população local. A relevância deste estudo reside na sua capacidade de contribuir com os gestores públicos sobre políticas educacionais no município analisado, assim como em outras redes municipais.
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spelling Educação no espaço municipal: território político-administrativo de participação social e expressão do poder localEducation in the municipal space: political-administrative territory of social participation and expression of local powerLa Educación en el espacio municipal: territorio político-administrativo de participación social y expresión del poder localEducação MunicipalGestão e Política EducacionalGovernança PúblicaPoder LocalSistema de Avaliação MunicipalMunicipal EducationEducational Management and PolicyPublic GovernanceLocal PowerMunicipal Evaluation SystemEducación MunicipalGestión y Política EducativaGobernanza PúblicaPoder LocalSistema de Evaluación MunicipalAs pesquisas relacionadas às escolas públicas frequentemente se desenvolvem nos centros acadêmicos, atuando como fontes de experimentos científicos. No entanto, os resultados desses estudos nem sempre chegam aos principais agentes, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que são responsáveis por aplicar esses experimentos na prática educacional. Isso também se aplica aos dirigentes públicos educacionais, que muitas vezes seguem rotinas de trabalho com certo grau intuitivo. Estas pesquisas buscam preencher essa lacuna, construindo uma ponte entre o mundo acadêmico e a educação pública municipal, por meio de um estudo analítico-descritivo que examina os resultados de uma política educacional municipal. A tese é uma extensão da dissertação de mestrado, que se dedica a responder questões sobre as ações educacionais locais, ampliando o escopo e a profundidade da investigação. Seu objetivo geral é analisar a inter-relação entre uma política educacional municipal e os diversos fatores que afetam o desempenho das escolas públicas locais. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, como analisar, no contexto das políticas públicas, os efeitos da intervenção governamental nos processos de avaliação do sistema educacional municipal; investigar as mudanças, ajustes ou interrupções no Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Bebedouro, implantado em 2015; estabelecer uma relação entre os modelos do SADEMB/2015 e SADEMB/2022; examinar o papel que o município desempenha sob a ótica da territorialidade; realizar uma análise prescritiva da política educacional implementada pelo SADEMB e sugerir recomendações específicas para fortalecer a gestão e a governança da educação municipal em Bebedouro, com base nos resultados da análise realizada. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma análise teórico-documental, envolvendo a coleta de dados e pesquisa bibliográfica em três dimensões fundamentais: avaliação, gestão municipal e políticas educacionais. Com base nessa análise e no embasamento teórico, foi elaborado um Quadro Prescritivo de Política Pública, contendo diretrizes para melhorar as políticas em vigor e resolver lacunas identificadas no sistema público municipal. Os resultados destacam a significância do âmbito municipal como um cenário fundamental para o planejamento e execução de iniciativas educacionais que atendam às especificidades e demandas da população local. A relevância deste estudo reside na sua capacidade de contribuir com os gestores públicos sobre políticas educacionais no município analisado, assim como em outras redes municipais.Research related to public schools often develops within academic centers, serving as sources for scientific experiments. However, the outcomes of these studies do not always reach the key agents, such as teachers, pedagogical coordinators, and school administrators, who are responsible for implementing these experiments in educational practice. This also applies to educational public officials who often follow work routines with a certain degree of intuition. These studies aim to bridge the gap by constructing a link between the academic world and municipal public education through analytical-descriptive research that examines the results of a municipal educational policy. The thesis is an extension of a master's dissertation, dedicated to addressing questions about local educational actions, expanding the scope and depth of the investigation. Its primary objective is to analyze the interrelation between a municipal educational policy and various factors affecting the performance of local public schools. To achieve this, specific objectives were set, such as analyzing, within the context of public policies, the effects of governmental intervention on the assessment processes of the municipal educational system; investigating changes, adjustments, or interruptions in the Bebedouro School Performance Assessment System, implemented in 2015; establishing a relationship between the models of SADEMB/2015 and SADEMB/2022; examining the role played by the municipality from the perspective of territoriality; conducting a prescriptive analysis of the educational policy implemented by SADEMB and suggesting specific recommendations to strengthen the management and governance of municipal education in Bebedouro, based on the results of the analysis. A theoretical-documentary analysis was conducted to meet these objectives, involving data collection and bibliographic research in three fundamental dimensions: evaluation, municipal management, and educational policies. Based on this analysis and theoretical foundation, a Prescriptive Public Policy Framework was developed, containing guidelines to improve existing policies and address gaps identified in the municipal public system. The results highlight the significance of the municipal level as a crucial setting for planning and executing educational initiatives that meet the specificities and demands of the local population. The relevance of this study lies in its ability to contribute to public managers regarding educational policies in the analyzed municipality, as well as in other municipal networks.Las investigaciones relacionadas con las escuelas públicas se desarrollan frecuentemente en los centros académicos, actuando como fuentes de experimentos científicos. Sin embargo, los resultados de estos estudios no siempre llegan a los principales agentes, como profesores, coordinadores pedagógicos y gestores escolares, quienes son responsables de aplicar estos experimentos en la práctica educativa. Esto también se aplica a los dirigentes públicos educativos, quienes a menudo siguen rutinas de trabajo con cierto grado intuitivo. Estas investigaciones buscan llenar este vacío, construyendo un puente entre el mundo académico y la educación pública municipal, a través de un estudio analítico-descriptivo que examina los resultados de una política educativa municipal. La tesis es una extensión de la disertación de maestría, que se dedica a responder preguntas sobre las acciones educativas locales, ampliando el alcance y la profundidad de la investigación. Su objetivo general es analizar la interrelación entre una política educativa municipal y los diversos factores que afectan el desempeño de las escuelas públicas locales. Para ello, se establecieron objetivos específicos, como analizar, en el contexto de las políticas públicas, los efectos de la intervención gubernamental en los procesos de evaluación del sistema educativo municipal; investigar los cambios, ajustes o interrupciones en el Sistema de Evaluación del Desempeño Escolar de Bebedouro, implantado en 2015; establecer una relación entre los modelos del SADEMB/2015 y SADEMB/2022; examinar el papel que desempeña el municipio desde la perspectiva de la territorialidad; realizar un análisis prescriptivo de la política educativa implementada por el SADEMB y sugerir recomendaciones específicas para fortalecer la gestión y la gobernanza de la educación municipal en Bebedouro, basadas en los resultados del análisis realizado. Para alcanzar estos objetivos, se realizó un análisis teórico-documental, involucrando la recolección de datos y la investigación bibliográfica en tres dimensiones fundamentales: evaluación, gestión municipal y políticas educativas. Basado en este análisis y en el fundamento teórico, se elaboró un Cuadro Prescriptivo de Política Pública, que contiene directrices para mejorar las políticas vigentes y resolver las lagunas identificadas en el sistema público municipal. Los resultados destacan la importancia del ámbito municipal como un escenario fundamental para la planificación y ejecución de iniciativas educativas que atiendan a las especificidades y demandas de la población local. La relevancia de este estudio reside en su capacidad de contribuir con los gestores públicos sobre políticas educativas en el municipio analizado, así como en otras redes municipales.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]Toledo, Rosangela de Barros [UNESP]2024-06-04T17:28:17Z2024-06-04T17:28:17Z2024-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255843http://lattes.cnpq.br/1406106397228991https://orcid.org/0000-0003-1861-4310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T06:05:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:20:30.322120Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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