A música de Umbanda joseense no processo composicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194478 |
Resumo: | As an attempt towards compositions that use metalinguistic operations to create a musical discourse guided by pre-existing external references, four musical works were created: Anas, Linha de Cangaço, Giramundo, Curimba de Preto Velho. This musical works integrates the Curimba Joseense’s cycle. Musical and extra-musical materials were used to compose this cycle, resulting from an ethnomusicographic documentation on making music in the Umbanda centers localized in São José dos Campos. To highlight the semantic potential produced by metalinguistic operations, we use the concepts of interindex and extra-index proposed by the composer Willy Corrêa de Oliveira and later elucidated by his former student Maurício Funcia de Bonis. |
id |
UNSP_54460c2da0cb9a26447f4b5b220e3cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194478 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A música de Umbanda joseense no processo composicionalThe Umbanda music of São José dos Campos in the compositional processMetalinguagemUmbandaComposiçãoSão José dos CamposComposição (Música) - Influências africanasEtnomusicologiaReligião e músicaMetalinguagemMetalanguageCompositionUmbandaAs an attempt towards compositions that use metalinguistic operations to create a musical discourse guided by pre-existing external references, four musical works were created: Anas, Linha de Cangaço, Giramundo, Curimba de Preto Velho. This musical works integrates the Curimba Joseense’s cycle. Musical and extra-musical materials were used to compose this cycle, resulting from an ethnomusicographic documentation on making music in the Umbanda centers localized in São José dos Campos. To highlight the semantic potential produced by metalinguistic operations, we use the concepts of interindex and extra-index proposed by the composer Willy Corrêa de Oliveira and later elucidated by his former student Maurício Funcia de Bonis.Como propostas de composições que se utilizam de operações metalinguísticas para criar um discurso musical guiado por referências externas pré-existentes, foram criadas quatro obras musicais (Anas, Linha de Cangaço, Giramundo e Curimba de Preto Velho) que integram o ciclo Curimba Joseense. Para compor este ciclo foram utilizados materiais musicais e extra-musicais advindos de uma documentação de cunho etnomusicográfico sobre o fazer musical nos centros umbandistas da cidade de São José dos Campos. Para evidenciar o potencial semântico produzido com as opera..es metalinguísticas, utilizamos os conceitos de interíndice e extra-índice propostos pelo compositor Willy Corrêa de Oliveira e posteriormente elucidados por seu ex-aluno Maurício Funcia de Bonis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonis, Maurício Funcia De [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Davino, Guilherme do Nascimento [UNESP]2020-12-02T20:52:25Z2020-12-02T20:52:25Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19447833004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:27:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:27:55.637138Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música de Umbanda joseense no processo composicional The Umbanda music of São José dos Campos in the compositional process |
title |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
spellingShingle |
A música de Umbanda joseense no processo composicional Davino, Guilherme do Nascimento [UNESP] Metalinguagem Umbanda Composição São José dos Campos Composição (Música) - Influências africanas Etnomusicologia Religião e música Metalinguagem Metalanguage Composition Umbanda |
title_short |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
title_full |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
title_fullStr |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
title_full_unstemmed |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
title_sort |
A música de Umbanda joseense no processo composicional |
author |
Davino, Guilherme do Nascimento [UNESP] |
author_facet |
Davino, Guilherme do Nascimento [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonis, Maurício Funcia De [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davino, Guilherme do Nascimento [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metalinguagem Umbanda Composição São José dos Campos Composição (Música) - Influências africanas Etnomusicologia Religião e música Metalinguagem Metalanguage Composition Umbanda |
topic |
Metalinguagem Umbanda Composição São José dos Campos Composição (Música) - Influências africanas Etnomusicologia Religião e música Metalinguagem Metalanguage Composition Umbanda |
description |
As an attempt towards compositions that use metalinguistic operations to create a musical discourse guided by pre-existing external references, four musical works were created: Anas, Linha de Cangaço, Giramundo, Curimba de Preto Velho. This musical works integrates the Curimba Joseense’s cycle. Musical and extra-musical materials were used to compose this cycle, resulting from an ethnomusicographic documentation on making music in the Umbanda centers localized in São José dos Campos. To highlight the semantic potential produced by metalinguistic operations, we use the concepts of interindex and extra-index proposed by the composer Willy Corrêa de Oliveira and later elucidated by his former student Maurício Funcia de Bonis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02T20:52:25Z 2020-12-02T20:52:25Z 2020-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194478 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194478 |
identifier_str_mv |
33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129428799094784 |