A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154506
Resumo: A presente pesquisa trata da importância das narrativas e da produção coletiva de professores na formação continuada na escola, como caminhos possíveis para a construção da autoria e das identidades de artista/professor/pesquisador. A formação realizada na escola Vila do Aprender, na região sul da cidade de São Paulo, fez-se por um período de três anos (2015-2017). Com o intuito de investigar os aspectos acima mencionados, propôs conexões com a pesquisa sobre a A/r/tography, desenvolvida pela professora Rita Irwin, além de considerar as teorias desenvolvidas por teóricos como, Paulo Freire, John Dewey, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa, Jan Masschelein e Jacques Rancière, que contribuíram para compor caminhos que consideram a escola, a experiência, a criação/processos e a pesquisa, como campos que possibilitam a construção da autoria na formação de professores. Com a realização de dois encontros quinzenais de formação com e entre as professoras, vivenciamos propostas que envolveram escuta, partilha de narrativas, uso de diferentes linguagens, realização de estudos teóricos e práticos, contextos de interpretação e representação e a criação e produção coletiva. Esse trabalho foi composto pela experiência vivida com e no grupo, atrelada à perspectiva teórica que orientou a pesquisa. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram análise das produções, a voz/interpretação das professoras e as ações que evidenciram os deslocamentos. Destaca-se nesse processo o fortalecimento da voz das professoras, as experiências de criação como terreno de autoria e pesquisa e a ressignificação da postura aprendiz e formadora nos processos pessoais de formação.
id UNSP_544855a6c48e4412d2ab7543ea72fb0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154506
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolarThe construction of the teacher-narrator author's voice: an experience of teacher training in the daily school lifeArte e educaçãoExperiênciaNarrativaAutoriaIdentidadeFormação de professoresArt and educationExperienceNarrativeAuthorshipIdentityTeacher trainingA presente pesquisa trata da importância das narrativas e da produção coletiva de professores na formação continuada na escola, como caminhos possíveis para a construção da autoria e das identidades de artista/professor/pesquisador. A formação realizada na escola Vila do Aprender, na região sul da cidade de São Paulo, fez-se por um período de três anos (2015-2017). Com o intuito de investigar os aspectos acima mencionados, propôs conexões com a pesquisa sobre a A/r/tography, desenvolvida pela professora Rita Irwin, além de considerar as teorias desenvolvidas por teóricos como, Paulo Freire, John Dewey, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa, Jan Masschelein e Jacques Rancière, que contribuíram para compor caminhos que consideram a escola, a experiência, a criação/processos e a pesquisa, como campos que possibilitam a construção da autoria na formação de professores. Com a realização de dois encontros quinzenais de formação com e entre as professoras, vivenciamos propostas que envolveram escuta, partilha de narrativas, uso de diferentes linguagens, realização de estudos teóricos e práticos, contextos de interpretação e representação e a criação e produção coletiva. Esse trabalho foi composto pela experiência vivida com e no grupo, atrelada à perspectiva teórica que orientou a pesquisa. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram análise das produções, a voz/interpretação das professoras e as ações que evidenciram os deslocamentos. Destaca-se nesse processo o fortalecimento da voz das professoras, as experiências de criação como terreno de autoria e pesquisa e a ressignificação da postura aprendiz e formadora nos processos pessoais de formação.The present research deals with the importance of narratives and the collective production of teachers in the continuous formation in the school, as possible ways for the construction of the authorship and the identities of artist / professor / researcher. The training held at Vila do Aprender school, in the southern region of the city of São Paulo, was carried out for a period of three years (2015 - 2017). In order to investigate the aforementioned aspects, he proposed connections with the research on A / r / tography, developed by Professor Rita Irwin, besides considering the theories developed by theorists like Paulo Freire, John Dewey, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa, Jan Masschelein and Jacques Rancière, who contributed to compose paths that consider school, experience, creation / processes and research as fields that make it possible to construct authorship in teacher education. With two bi-weekly training sessions with and among teachers, we experienced proposals that involved listening, sharing of narratives, use of different languages, theoretical and practical studies, contexts of interpretation and representation, and collective creation and production. This work was composed by the experience lived with and in the group, linked to the theoretical perspective that guided the research. The procedures used for the data collection were analysis of the productions, the voice / interpretation of the teachers and the actions that showed the displacements. I emphasize in this process the strengthening of the voice of teachers, the experiences of creation as a field of authorship and research, and the re-signification of the apprentice and formative position in the personal processes of formation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]2018-07-13T17:15:49Z2018-07-13T17:15:49Z2018-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15450600090589933004013063P40881287710938442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:15:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-15T06:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
The construction of the teacher-narrator author's voice: an experience of teacher training in the daily school life
title A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
spellingShingle A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]
Arte e educação
Experiência
Narrativa
Autoria
Identidade
Formação de professores
Art and education
Experience
Narrative
Authorship
Identity
Teacher training
title_short A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
title_full A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
title_fullStr A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
title_sort A construção da voz autora do professor-narrador: uma experiência de formação de professores no cotidiano escolar
author Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]
author_facet Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata Araujo Moreira dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Experiência
Narrativa
Autoria
Identidade
Formação de professores
Art and education
Experience
Narrative
Authorship
Identity
Teacher training
topic Arte e educação
Experiência
Narrativa
Autoria
Identidade
Formação de professores
Art and education
Experience
Narrative
Authorship
Identity
Teacher training
description A presente pesquisa trata da importância das narrativas e da produção coletiva de professores na formação continuada na escola, como caminhos possíveis para a construção da autoria e das identidades de artista/professor/pesquisador. A formação realizada na escola Vila do Aprender, na região sul da cidade de São Paulo, fez-se por um período de três anos (2015-2017). Com o intuito de investigar os aspectos acima mencionados, propôs conexões com a pesquisa sobre a A/r/tography, desenvolvida pela professora Rita Irwin, além de considerar as teorias desenvolvidas por teóricos como, Paulo Freire, John Dewey, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa, Jan Masschelein e Jacques Rancière, que contribuíram para compor caminhos que consideram a escola, a experiência, a criação/processos e a pesquisa, como campos que possibilitam a construção da autoria na formação de professores. Com a realização de dois encontros quinzenais de formação com e entre as professoras, vivenciamos propostas que envolveram escuta, partilha de narrativas, uso de diferentes linguagens, realização de estudos teóricos e práticos, contextos de interpretação e representação e a criação e produção coletiva. Esse trabalho foi composto pela experiência vivida com e no grupo, atrelada à perspectiva teórica que orientou a pesquisa. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram análise das produções, a voz/interpretação das professoras e as ações que evidenciram os deslocamentos. Destaca-se nesse processo o fortalecimento da voz das professoras, as experiências de criação como terreno de autoria e pesquisa e a ressignificação da postura aprendiz e formadora nos processos pessoais de formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13T17:15:49Z
2018-07-13T17:15:49Z
2018-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154506
000905899
33004013063P4
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/154506
identifier_str_mv 000905899
33004013063P4
0881287710938442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965290084171776