O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Vinicius Gubert
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206591
Resumo: O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação.
id UFRGS-2_04c215268b175c3cc00fbc62ffa51f74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206591
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daniel, Vinicius GubertCamargo, Carlos Augusto Nunes2020-03-11T04:16:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/206591001112343O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação.The present essay consists in a social, political and teaching analysis about education based on a narrative. It describes elements from Brazilian and English education, bringing emerging topics from my experience in both territories as a student and as a teacher. I bring pedagogical concepts as referred to methods that influenced my teaching identity and discuss about anthropological, sociological and political themes present in the narrative. The text reveals how, in my perspective, personal experiences interweave with teaching identity. Without conclusions, I point out questions with the intention to provoke new thoughts about education.application/pdfporExperiênciaNarrativaArte : EducaçãoIdentidadeDocentesExperienceNarrativeArt educationTeaching identityO anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112343.pdf.txt001112343.pdf.txtExtracted Texttext/plain77120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/2/001112343.pdf.txt8d02c26d08ed1cf051021c91d7fc2898MD52ORIGINAL001112343.pdfTexto completoapplication/pdf3173982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/1/001112343.pdf6fc796c144c173db695d3237da061ac0MD5110183/2065912020-03-12 04:13:19.474532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206591Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-12T07:13:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
title O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
spellingShingle O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
Daniel, Vinicius Gubert
Experiência
Narrativa
Arte : Educação
Identidade
Docentes
Experience
Narrative
Art education
Teaching identity
title_short O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
title_full O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
title_fullStr O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
title_full_unstemmed O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
title_sort O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
author Daniel, Vinicius Gubert
author_facet Daniel, Vinicius Gubert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Vinicius Gubert
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Carlos Augusto Nunes
contributor_str_mv Camargo, Carlos Augusto Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Narrativa
Arte : Educação
Identidade
Docentes
topic Experiência
Narrativa
Arte : Educação
Identidade
Docentes
Experience
Narrative
Art education
Teaching identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience
Narrative
Art education
Teaching identity
description O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T04:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206591
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112343
url http://hdl.handle.net/10183/206591
identifier_str_mv 001112343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/2/001112343.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/1/001112343.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d02c26d08ed1cf051021c91d7fc2898
6fc796c144c173db695d3237da061ac0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594346999808