Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaboroski, Ana Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141570
Resumo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção voltado para a exploração da consciência metatextual e a utilização do apoio pictográfico pelo professor na prática pedagógica do gênero de história. Fizeram parte deste estudo uma professora e os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior do Paraná. A pesquisa foi composta por seis etapas, envolvendo entrevistas com a professora para identificar alguns aspectos da prática pedagógica; investigação da narrativa escrita dos alunos; encontros com a professora para estudo do programa e, intervenção na prática pedagógica referente ao uso do gênero de história. O programa foi conduzido pela professora e as atividades foram desenvolvidas com toda a turma, semanalmente na disciplina de Língua Portuguesa, por meio da sequência didática elaborada pela pesquisadora e professora durante os encontros de estudo. A sequência didática foi composta por cinco módulos alternados entre duas fases de intervenção. Na fase 1, foram utilizadas histórias tradicionais (contos) para identificação dos elementos da narrativa escrita em relação à estrutura e à organização do texto (consciência metatextual). Na fase 2, foram utilizadas gravuras (apoio pictográfico) para a produção de narrativas escritas. O programa contribuiu para a reflexão docente sobre os conhecimentos, concepções e expectativas a respeito dos conceitos e uso do gênero de história. Esta situação permitiu explorar o planejamento e a prática pedagógica de uma forma diferenciada. Houve modificações e ressignificações nos conhecimentos e, consequentemente, na prática pedagógica, bem como, melhor desempenho nas produções de narrativas escritas dos alunos. Constatou-se que o programa contribuiu para a formação em serviço da professora.
id UNSP_5466835ab2d727dc0c576f16ede76774
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141570
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de históriasVerificar os efeitos de um programa de intervenção voltado para a exploração da consciência metatextual e a utilização do apoio pictográfico pelo professor na prática pedagógica do gênero de história. Fizeram parte deste estudo uma professora e os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior do Paraná. A pesquisa foi composta por seis etapas, envolvendo entrevistas com a professora para identificar alguns aspectos da prática pedagógica; investigação da narrativa escrita dos alunos; encontros com a professora para estudo do programa e, intervenção na prática pedagógica referente ao uso do gênero de história. O programa foi conduzido pela professora e as atividades foram desenvolvidas com toda a turma, semanalmente na disciplina de Língua Portuguesa, por meio da sequência didática elaborada pela pesquisadora e professora durante os encontros de estudo. A sequência didática foi composta por cinco módulos alternados entre duas fases de intervenção. Na fase 1, foram utilizadas histórias tradicionais (contos) para identificação dos elementos da narrativa escrita em relação à estrutura e à organização do texto (consciência metatextual). Na fase 2, foram utilizadas gravuras (apoio pictográfico) para a produção de narrativas escritas. O programa contribuiu para a reflexão docente sobre os conhecimentos, concepções e expectativas a respeito dos conceitos e uso do gênero de história. Esta situação permitiu explorar o planejamento e a prática pedagógica de uma forma diferenciada. Houve modificações e ressignificações nos conhecimentos e, consequentemente, na prática pedagógica, bem como, melhor desempenho nas produções de narrativas escritas dos alunos. Constatou-se que o programa contribuiu para a formação em serviço da professora.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)Zaboroski, Ana PaulaOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]2016-07-19T12:59:33Z2016-07-19T12:59:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10989-11001application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10989-110012357-7819http://hdl.handle.net/11449/141570ISSN2357-7819-2014-10989-11001.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
title Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
spellingShingle Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
Zaboroski, Ana Paula
title_short Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
title_full Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
title_fullStr Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
title_full_unstemmed Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
title_sort Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias
author Zaboroski, Ana Paula
author_facet Zaboroski, Ana Paula
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaboroski, Ana Paula
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
description Verificar os efeitos de um programa de intervenção voltado para a exploração da consciência metatextual e a utilização do apoio pictográfico pelo professor na prática pedagógica do gênero de história. Fizeram parte deste estudo uma professora e os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior do Paraná. A pesquisa foi composta por seis etapas, envolvendo entrevistas com a professora para identificar alguns aspectos da prática pedagógica; investigação da narrativa escrita dos alunos; encontros com a professora para estudo do programa e, intervenção na prática pedagógica referente ao uso do gênero de história. O programa foi conduzido pela professora e as atividades foram desenvolvidas com toda a turma, semanalmente na disciplina de Língua Portuguesa, por meio da sequência didática elaborada pela pesquisadora e professora durante os encontros de estudo. A sequência didática foi composta por cinco módulos alternados entre duas fases de intervenção. Na fase 1, foram utilizadas histórias tradicionais (contos) para identificação dos elementos da narrativa escrita em relação à estrutura e à organização do texto (consciência metatextual). Na fase 2, foram utilizadas gravuras (apoio pictográfico) para a produção de narrativas escritas. O programa contribuiu para a reflexão docente sobre os conhecimentos, concepções e expectativas a respeito dos conceitos e uso do gênero de história. Esta situação permitiu explorar o planejamento e a prática pedagógica de uma forma diferenciada. Houve modificações e ressignificações nos conhecimentos e, consequentemente, na prática pedagógica, bem como, melhor desempenho nas produções de narrativas escritas dos alunos. Constatou-se que o programa contribuiu para a formação em serviço da professora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:33Z
2016-07-19T12:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10989-11001
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141570
ISSN2357-7819-2014-10989-11001.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141570
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10989-11001
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10989-11001.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10989-11001
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128214180036608