Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koscheck, Arcelita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Timm, Jordana Wruck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350
Resumo: O presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada.
id USF_077fc557090e8e9723c2205f04cace91
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógicaO presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/135010.24933/horizontes.v40i1.1350Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220672317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350/686Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timmhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaTimm, Jordana Wruck 2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.111387Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
title Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
spellingShingle Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
Koscheck, Arcelita
title_short Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
title_full Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
title_fullStr Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
title_full_unstemmed Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
title_sort Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
author Koscheck, Arcelita
author_facet Koscheck, Arcelita
Timm, Jordana Wruck
author_role author
author2 Timm, Jordana Wruck
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koscheck, Arcelita
Timm, Jordana Wruck
description O presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350
10.24933/horizontes.v40i1.1350
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350/686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022067
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440768745472