Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350 |
Resumo: | O presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada. |
id |
USF_077fc557090e8e9723c2205f04cace91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógicaO presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/135010.24933/horizontes.v40i1.1350Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220672317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350/686Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timmhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaTimm, Jordana Wruck 2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.111387Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
title |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
spellingShingle |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica Koscheck, Arcelita |
title_short |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
title_full |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
title_fullStr |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
title_sort |
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica |
author |
Koscheck, Arcelita |
author_facet |
Koscheck, Arcelita Timm, Jordana Wruck |
author_role |
author |
author2 |
Timm, Jordana Wruck |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koscheck, Arcelita Timm, Jordana Wruck |
description |
O presente texto propõe algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições para a ressignificação da prática pedagógica no contexto da pandemia. Objetiva compreender a relevância do tema em questão, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, a qual visa dialogar, de forma crítica, a respeito da prática pedagógica. O contexto pandêmico torna emergente a necessidade de rever as práticas docentes, para que estas possam ser desenvolvidas de modo significativo para o aluno e para o professor. Para tal exigência, busca-se discutir e refletir estratégias em torno das tecnologias digitais, por meio da inovação e da reorganização das ações docentes, estas evidenciam e oportunizam novas possibilidades de aprendizagens, mediante uma perspectiva contextualizada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350 10.24933/horizontes.v40i1.1350 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1350/686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022067 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440768745472 |