Contando o mundo do meu jeito: o ensino de arte como potência na interdisciplinaridade e a relação com as demais áreas do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Renata Fantinati [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237279
Resumo: Esta dissertação estimula reflexões sobre arte e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.Esta dissertação estimula reflexões sobre arte2 e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.
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spelling Contando o mundo do meu jeito: o ensino de arte como potência na interdisciplinaridade e a relação com as demais áreas do conhecimentoContando el mundo a mi manera: La enseñanza del arte como poder en la interdisciplinariedad y la relación con otras áreas del saberArte - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoProfessores - FormaçãoInterdisciplinary approach in educationTeachers, Training ofEsta dissertação estimula reflexões sobre arte e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.Esta dissertação estimula reflexões sobre arte2 e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.Esta disertación estimula reflexiones del arte y sus interrelaciones en el conocimiento humano, para los profesionales de la educación y aquellos interesados en ampliar los estudios sobre la enseñanza del arte. Tema qué es poco valorada en los currículos del país, y el razón de la negativa, o la ausencia del comprensión sobre ella dentro del ámbito de la escuela, propio de qué, y qué, me mueve a entender el arte y si se reconoce como una disciplina relevante en las escuelas otras áreas del conocimiento. La investigación se sustenta en la historia de la formación humana y sus aportes mediante del arte desde sus inicios, en la historia de la educación, con SAVIANI (2019), la evolución del pensamiento pedagógico griego y sus vertientes: idealista y realista, la Constitución Federal; Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional – LDBEN, la Base Curricular Común Nacional - BNCC, con aportes de SILVA (2020) y PALMA FILHO (2020), dando cabida a todo el recorrido, ya que nos fuímos de un lugar común por estar aquí hoy: nuestra existencia y el hacer humano frente a enseñando. Con una metodología narrativa, de carácter discursivo reflexivo, expresa las posibilidades del arte, mediante de la observación y la intervención frente a las necesidades del otro y las propias, y de la mediación, para educarme a mí mismo y al otro, a saber qué aún no conocemos y en esta relación recíproco analizar el arte como un potente campo interdisciplinario vivido a diario por todas las personas y poco practicado en la educación, concibiendoo algunos conceptos, tales como, cuerpo, memoria, reacciones, sensaciones y reflexionado, dónde y qué en cierto modo contribuyen posibilidades expresivas para la acción alumno/docente y viceversa, identifico la apreciación del arte en la que los profesionales de la educación y los alumnos son reconocidos como sujetos de la educación básica. Para ello contaré con el apoyo de READ (2013), JAPIASSU (1976), artículos, tesis y disertaciones relevantes para el desarrollo de la propuesta.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Renata Fantinati [UNESP]2022-10-31T13:40:29Z2022-10-31T13:40:29Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23727933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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