As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 http://hdl.handle.net/11449/30074 |
Resumo: | O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões. |
id |
UNSP_54b16e43c522fd37d3def08546c2a5a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30074 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimentoThe pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge societyO artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.This article considers the pedagogy of competencies as one of the pedagogies of learning to learn and presents four valuational propositions contained in the slogan learning to learn: 1) learning which occurs without the transmission of knowledge by someone is the most desirable; 2) the method by which knowledge is constructed is more important than that knowledge already socially produced; 3) student activities should be inspired by the needs and interests of the individual; 4) education ought to prepare individuals for a constant process of adaptation and readaptation to a society in accelerated process of change. The article defends the position that the learning to learn pedagogies belong to an ideological universe charged with illusions about the so-called knowledge society and concludes by presenting five of these illusions.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]2014-05-20T15:16:33Z2014-05-20T15:16:33Z2001-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article35-40application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007410.1590/S1413-24782001000300004S1413-24782001000300004S1413-24782001000300004.pdf2161593951236436SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:18.846642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento The pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge society |
title |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
spellingShingle |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento Duarte, Newton [UNESP] |
title_short |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
title_full |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
title_fullStr |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
title_full_unstemmed |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
title_sort |
As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento |
author |
Duarte, Newton [UNESP] |
author_facet |
Duarte, Newton [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] |
description |
O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 2014-05-20T15:16:33Z 2014-05-20T15:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001. 1413-2478 http://hdl.handle.net/11449/30074 10.1590/S1413-24782001000300004 S1413-24782001000300004 S1413-24782001000300004.pdf 2161593951236436 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 http://hdl.handle.net/11449/30074 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001. 1413-2478 10.1590/S1413-24782001000300004 S1413-24782001000300004 S1413-24782001000300004.pdf 2161593951236436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação 0,244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35-40 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129340812034048 |