As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Newton [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004
http://hdl.handle.net/11449/30074
Resumo: O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.
id UNSP_54b16e43c522fd37d3def08546c2a5a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30074
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimentoThe pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge societyO artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.This article considers the pedagogy of competencies as one of the pedagogies of learning to learn and presents four valuational propositions contained in the slogan learning to learn: 1) learning which occurs without the transmission of knowledge by someone is the most desirable; 2) the method by which knowledge is constructed is more important than that knowledge already socially produced; 3) student activities should be inspired by the needs and interests of the individual; 4) education ought to prepare individuals for a constant process of adaptation and readaptation to a society in accelerated process of change. The article defends the position that the learning to learn pedagogies belong to an ideological universe charged with illusions about the so-called knowledge society and concludes by presenting five of these illusions.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]2014-05-20T15:16:33Z2014-05-20T15:16:33Z2001-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article35-40application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007410.1590/S1413-24782001000300004S1413-24782001000300004S1413-24782001000300004.pdf2161593951236436SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:18.846642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
The pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge society
title As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
spellingShingle As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
Duarte, Newton [UNESP]
title_short As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
title_full As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
title_fullStr As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
title_full_unstemmed As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
title_sort As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento
author Duarte, Newton [UNESP]
author_facet Duarte, Newton [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
description O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
2014-05-20T15:16:33Z
2014-05-20T15:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.
1413-2478
http://hdl.handle.net/11449/30074
10.1590/S1413-24782001000300004
S1413-24782001000300004
S1413-24782001000300004.pdf
2161593951236436
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004
http://hdl.handle.net/11449/30074
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.
1413-2478
10.1590/S1413-24782001000300004
S1413-24782001000300004
S1413-24782001000300004.pdf
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
0,244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35-40
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129340812034048