Formação continuada docente: a dimensão axiológica na Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151971 |
Resumo: | Nossa pesquisa se concentra na formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA) e sua dimensão axiológica, tendo em vista que diversos autores que discutem a dimensão valorativa dentro da Educação Ambiental, indicam a complexidade da realização desse trabalho pelo professor. A partir do projeto de extensão universitária “Educação Ambiental e o trabalho com valores”, voltado à formação continuada de professores e realizado de 2008 a 2016 na UNESP de Rio Claro, nos propusemos a compreender os sentidos construídos a seu respeito por sete professoras que dele participaram, discutindo os limites e possibilidades do mesmo. Nos enunciados das professoras, durante os diálogos que estabelecemos com cada uma delas, a formação se mostrou relevante, significando a aproximação com novas perspectivas teóricas, momentos de discussões coletivas e práticas variadas, e possibilitando uma reflexão sobre suas práticas pessoais habituais. A questão da separação ser humano-natureza apresentou-se como uma mudança significativa em suas compreensões sobre a questão ambiental. Em meio aos limites encontrados, identificamos o desafio do aprofundamento do aporte teórico, que exige tempo e não se esgota em uma única formação, e do trabalho com valores, que se apresentou nos enunciados como algo muito difícil, apesar da formação ter sido voltada a ele. O ambiente de trabalho coletivo, para a maioria das professoras, foi rememorado com um sentido altamente positivo de fator estimulador, tendo o diálogo e a troca de experiências como elementos centrais da formação. A relação construída entre as professoras participantes do projeto e o ambiente da Universidade também foi algo destacado como positivo. Por fim, é fundamental indicarmos a importância da inserção da EA e o trabalho com a dimensão de valores na formação continuada de professores, frente à necessidade da ampliação de discussões, pesquisas e estudos a esse respeito. Estes poderão colaborar tanto para a compreensão em profundidade desse processo formativo como para viabilizar novos projetos de formação voltados a essa temática, promovendo seu desenvolvimento no ambiente escolar. |
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Formação continuada docente: a dimensão axiológica na Educação AmbientalIn-service teacher training: the axiological dimension in Environmental EducationEducação AmbientalValoresFormação continuada de professoresConstrução de sentidosEnvironmental EducationValuesIn-service teacher trainingMeanings constructionNossa pesquisa se concentra na formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA) e sua dimensão axiológica, tendo em vista que diversos autores que discutem a dimensão valorativa dentro da Educação Ambiental, indicam a complexidade da realização desse trabalho pelo professor. A partir do projeto de extensão universitária “Educação Ambiental e o trabalho com valores”, voltado à formação continuada de professores e realizado de 2008 a 2016 na UNESP de Rio Claro, nos propusemos a compreender os sentidos construídos a seu respeito por sete professoras que dele participaram, discutindo os limites e possibilidades do mesmo. Nos enunciados das professoras, durante os diálogos que estabelecemos com cada uma delas, a formação se mostrou relevante, significando a aproximação com novas perspectivas teóricas, momentos de discussões coletivas e práticas variadas, e possibilitando uma reflexão sobre suas práticas pessoais habituais. A questão da separação ser humano-natureza apresentou-se como uma mudança significativa em suas compreensões sobre a questão ambiental. Em meio aos limites encontrados, identificamos o desafio do aprofundamento do aporte teórico, que exige tempo e não se esgota em uma única formação, e do trabalho com valores, que se apresentou nos enunciados como algo muito difícil, apesar da formação ter sido voltada a ele. O ambiente de trabalho coletivo, para a maioria das professoras, foi rememorado com um sentido altamente positivo de fator estimulador, tendo o diálogo e a troca de experiências como elementos centrais da formação. A relação construída entre as professoras participantes do projeto e o ambiente da Universidade também foi algo destacado como positivo. Por fim, é fundamental indicarmos a importância da inserção da EA e o trabalho com a dimensão de valores na formação continuada de professores, frente à necessidade da ampliação de discussões, pesquisas e estudos a esse respeito. Estes poderão colaborar tanto para a compreensão em profundidade desse processo formativo como para viabilizar novos projetos de formação voltados a essa temática, promovendo seu desenvolvimento no ambiente escolar.Our research focuses on the in-service teacher training in Environmental Education (EE) and its axiological dimension, since several authors who discuss the value dimension within Environmental Education, indicate the complexity of the accomplishment of this work by the teacher. Based on the University extension project "Environmental Education and Work with Values", aimed at the in-service teacher training and held from 2008 to 2016 at UNESP in Rio Claro, we set out to understand the meanings constructed by seven teachers participated, discussing the limits and possibilities of it. In the statements of the teachers, during the dialogues we established with each one, the training was relevant, meaning the approach with new theoretical perspectives, moments of collective discussions and varied practices, and allowing a reflection on their habitual personal practices. The issue of human-nature separation presented itself as a significant shift in their understanding of the environmental issue. Within the limits found, we identified the challenge of deepening the theoretical contribution, which requires time and is not exhausted in a single formation, and work with values, which presented itself in the statements as something very difficult, although the training was focused on he. The collective work environment for most teachers was remembered with a highly positive sense of stimulating factor, with dialogue and the exchange of experiences as central elements of the formation. The relationship built between the teachers participating in the project and the University environment was also highlighted as positive. Finally, it is fundamental to indicate the importance of the insertion of EE and work with the value dimension in the in-service teacher training, in view of the need to expand discussions, research and studies in this regard. These can collaborate both for an in-depth understanding of this training process and for the viability of new training projects aimed at this theme, promoting their development in the school environment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Gabriela Rodrigues [UNESP]2017-10-26T11:47:40Z2017-10-26T11:47:40Z2017-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15197100089358233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:27:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:52.215719Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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