Qualidade do sono de crianças com gagueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Maria Clara Helena do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251654
Resumo: Introdução: Estudos anteriores têm destacado a alta prevalência de distúrbios do sono (DS) em indivíduos com gagueira, os quais já enfrentam desafios significativos em termos de qualidade de vida, abrangendo áreas como vitalidade, dor, cognição, funcionamento social e emocional, que, por sua vez, podem ser agravados pela presença de DS. Até o momento, os estudos que investigaram os problemas de sono em crianças com gagueira basearam-se em dados populacionais, revelando um risco considerável de distúrbios do sono. Apesar da relevância dessas descobertas, ainda não foram utilizadas nesta população escalas validadas ou instrumentos objetivos para avaliar de forma abrangente os parâmetros e distúrbios do sono. Objetivo geral: Investigar características do sono de crianças com gagueira e possíveis relações com a fluência de fala e com a gravidade da gagueira. Método: Estudo transversal, no qual participaram 51 crianças divididas em dois grupos: Grupo Comparativo (GC) composto por 21 crianças com desenvolvimento típico, e Grupo Pesquisa (GP) composto por 30 crianças com gagueira. A presença de distúrbios de sono foi investigada por meio da Escala de Distúrbios de Sono em Crianças (EDSC) e os parâmetros de sono: Tempo de sono, Latência, Eficiência de sono e tempo de microdespertares foram investigados por meio do uso de actígrafos. No GP os participantes foram submetidos à avaliação da fluência e classificação da gravidade da gagueira por meio do SSI - (Stuttering Severity Instrument). Para a análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA). Resultados: O GP apresentou maiores escores de indicativo de distúrbios de sono do que o GC no Escore total da EDSC, e nas subescalas distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), distúrbio respiratório do sono (DRS), distúrbio de transição sono-vigília (DTSV) e sonolência excessiva diurna (SED). O grupo pesquisa apresentou maiores percentuais de indivíduos com indicativo de distúrbios de sono (43%), incluindo o DRS e a hiperidrose do sono (HS). A análise por actigrafia mostrou que o GP apresentou maior tempo de latência de sono e menor eficiência de sono do que o GC. Não foram encontradas correlações entre os parâmetros de sono e os de gravidade da gagueira. Por outro lado, a latência de sono apresentou correlação com as outras disfluências. Houve baixa confiabilidade na comparação do tempo de sono entre o relato dos responsáveis pela criança e a actigrafia. Conclusões: Os resultados deste estudo destacam a presença significativa de distúrbios de sono em crianças com gagueira. Os indicativos de distúrbios, especialmente o distúrbio respiratório do sono (DRS), hiperidrose do sono (HS) e distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), frequentes nessa população, ressaltam a importância de avaliar e abordar questões de sono em crianças com gagueira. Além disso, a análise por actigrafia demonstrou que essas crianças experimentam uma maior demora para iniciar o sono e uma menor eficiência de sono. Não foram encontradas correlações significativas entre os parâmetros de sono e a gravidade da gagueira. No entanto, observou-se uma correlação entre a latência de sono e outras disfluências. O estudo também revelou uma baixa concordância entre o tempo de sono relatado pelos responsáveis das crianças e as medições da actigrafia.
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Objetivo geral: Investigar características do sono de crianças com gagueira e possíveis relações com a fluência de fala e com a gravidade da gagueira. Método: Estudo transversal, no qual participaram 51 crianças divididas em dois grupos: Grupo Comparativo (GC) composto por 21 crianças com desenvolvimento típico, e Grupo Pesquisa (GP) composto por 30 crianças com gagueira. A presença de distúrbios de sono foi investigada por meio da Escala de Distúrbios de Sono em Crianças (EDSC) e os parâmetros de sono: Tempo de sono, Latência, Eficiência de sono e tempo de microdespertares foram investigados por meio do uso de actígrafos. No GP os participantes foram submetidos à avaliação da fluência e classificação da gravidade da gagueira por meio do SSI - (Stuttering Severity Instrument). Para a análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA). Resultados: O GP apresentou maiores escores de indicativo de distúrbios de sono do que o GC no Escore total da EDSC, e nas subescalas distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), distúrbio respiratório do sono (DRS), distúrbio de transição sono-vigília (DTSV) e sonolência excessiva diurna (SED). O grupo pesquisa apresentou maiores percentuais de indivíduos com indicativo de distúrbios de sono (43%), incluindo o DRS e a hiperidrose do sono (HS). A análise por actigrafia mostrou que o GP apresentou maior tempo de latência de sono e menor eficiência de sono do que o GC. Não foram encontradas correlações entre os parâmetros de sono e os de gravidade da gagueira. Por outro lado, a latência de sono apresentou correlação com as outras disfluências. Houve baixa confiabilidade na comparação do tempo de sono entre o relato dos responsáveis pela criança e a actigrafia. Conclusões: Os resultados deste estudo destacam a presença significativa de distúrbios de sono em crianças com gagueira. Os indicativos de distúrbios, especialmente o distúrbio respiratório do sono (DRS), hiperidrose do sono (HS) e distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), frequentes nessa população, ressaltam a importância de avaliar e abordar questões de sono em crianças com gagueira. Além disso, a análise por actigrafia demonstrou que essas crianças experimentam uma maior demora para iniciar o sono e uma menor eficiência de sono. Não foram encontradas correlações significativas entre os parâmetros de sono e a gravidade da gagueira. No entanto, observou-se uma correlação entre a latência de sono e outras disfluências. O estudo também revelou uma baixa concordância entre o tempo de sono relatado pelos responsáveis das crianças e as medições da actigrafia.Introduction: Previous studies have highlighted the high prevalence of sleep disorders (SD) in individuals with stuttering, who already face significant challenges in terms of quality of life, covering areas such as vitality, pain, cognition, social and emotional functioning, which in turn can be exacerbated by the presence of SD. To date, studies investigating sleep problems in children with stuttering have been based on population data, revealing a considerable risk of sleep disorders. Despite the relevance of these findings, validated scales or objective instruments to comprehensively assess sleep parameters and disorders have not yet been used in this population. General objective: To investigate the sleep characteristics of children with stuttering and possible relationships with speech fluency and stuttering severity. Method: A cross-sectional study involving 51 children divided into two groups: a Comparison Group (CG) made up of 21 children with typical development, and a Research Group (RG) made up of 30 children with stuttering. The presence of sleep disorders was investigated using the Sleep Disorders in Children Scale (SDSC) and sleep parameters: Sleep time, sleep latency, sleep efficiency and micro-awakening time were investigated using actigraphs. In the SG, the participants underwent fluency assessment and classification of the severity of stuttering using the SSI - (Stuttering Severity Instrument). SPSS Statistics 28.0 statistical software (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) was used to analyze the data. Results: The RG had higher scores indicative of sleep disorders than the CG in the EDSC total score, and in the subscales sleep onset and maintenance disorder (SIDS), sleep disordered breathing (SDRB), sleep-wake transition disorder (SWTD) and excessive daytime sleepiness (EDS). The research group had a higher percentage of individuals with indications of sleep disorders (43%), including SDB and sleep hyperhidrosis (HS). Actigraphy analysis showed that the RG had a longer sleep latency time and lower sleep efficiency than the CG. No correlations were found between sleep parameters and stuttering severity. On the other hand, sleep latency was correlated with other disfluencies. There was low reliability in the comparison of sleep time between the report of the child's guardians and actigraphy. Conclusions: The results of this study highlight the significant presence of sleep disorders in children with stuttering. The indications of disorders, especially sleep-disordered breathing (SDB) sleep hyperhidrosis (HS) and sleep onset and maintenance disorder (SIMD), which are frequent in this population, highlight the importance of assessing and addressing sleep issues in children with stuttering. In addition, actigraphy analysis showed that these children experience a longer delay in sleep onset and lower sleep efficiency. No significant correlations were found between sleep parameters and the severity of stuttering. However, a correlation was observed between sleep latency and other disfluencies. The study also revealed a low level of agreement between the sleep time reported by the children's guardians and the actigraphy measurements.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinato, Luciana [UNESP]Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Couto, Maria Clara Helena do2023-12-04T18:17:12Z2023-12-04T18:17:12Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTO, Maria Clara Helena do. Qualidade do sono de crianças com gagueira. 2023. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25165433004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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