Emergência de tato após Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigoza, Fernanda de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251456
Resumo: Repertórios de ouvinte (i.e., comportamento controlado por estímulos verbais auditivos) e de falante (i.e., emitir comportamentos verbais) constituem-se em cúspides comportamentais e a integração entre esses constituem-se em capacidades de grande importância social. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem demonstrar independência funcional entre repertórios de ouvinte e falante. A Instrução por Múltiplos Exemplares (MEI) pode promover a interdependência entre esses operantes e a emergência de tato (comportamento sob controle de estímulos não verbais) após o treino de ouvinte. A literatura tem registrado diferentes quantidades de exposição ao ensino via MEI assim como diferentes operantes na estrutura de ensino. Este estudo verificou o efeito MEI sobre a interdependência entre ouvir e falar e emergência do tato em crianças com TEA. Participaram três crianças (P1: 4 anos, menina, VBMAPP nível 1; P2: 4 anos, menino, VBMAPP nível 1; P3: 5 anos, menino, VBMAPP nível 1). O ensino e teste de tarefas de ouvinte baseado em seleção, ecoico e tato foram realizados via software Magnólia com três conjuntos de estímulos. O procedimento foi: pré-teste de ouvinte, tato e ecoico (três conjuntos); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 1); MEI de ouvinte/tato/ecoico (conjunto 2); teste de tato e ecoico (conjunto 1); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 3); pós-testes (três conjuntos). Os pré-testes evidenciaram variabilidade entre os operantes de ouvir e falar e tato em torno de 60% de acertos; o treino de ouvinte aumentou a porcentagem de acertos em tatos (80% para dois participantes); após a exposição ao MEI com um único conjunto de estímulos observou-se na integração entre ouvinte e falante (conjunto 2) e tatos com precisão de 100% para os três participantes (conjunto 3), demonstrando o potencial do MEI sobre a emergência de comportamento de falante após a aprendizagem do comportamento de ouvinte.
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spelling Emergência de tato após Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com Transtorno do Espectro AutistaTact Emergency After Multiple Exemplar Instruction in Autism Spectrum Disorder ChildrenInstrução por Múltiplos ExemplaresEmergência de tatoTranstorno do Espectro AutistaComportamento verbalInstruction by multiple exemplarsTact emergencyAutism Spectrum DisorderVerbal behaviorRepertórios de ouvinte (i.e., comportamento controlado por estímulos verbais auditivos) e de falante (i.e., emitir comportamentos verbais) constituem-se em cúspides comportamentais e a integração entre esses constituem-se em capacidades de grande importância social. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem demonstrar independência funcional entre repertórios de ouvinte e falante. A Instrução por Múltiplos Exemplares (MEI) pode promover a interdependência entre esses operantes e a emergência de tato (comportamento sob controle de estímulos não verbais) após o treino de ouvinte. A literatura tem registrado diferentes quantidades de exposição ao ensino via MEI assim como diferentes operantes na estrutura de ensino. Este estudo verificou o efeito MEI sobre a interdependência entre ouvir e falar e emergência do tato em crianças com TEA. Participaram três crianças (P1: 4 anos, menina, VBMAPP nível 1; P2: 4 anos, menino, VBMAPP nível 1; P3: 5 anos, menino, VBMAPP nível 1). O ensino e teste de tarefas de ouvinte baseado em seleção, ecoico e tato foram realizados via software Magnólia com três conjuntos de estímulos. O procedimento foi: pré-teste de ouvinte, tato e ecoico (três conjuntos); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 1); MEI de ouvinte/tato/ecoico (conjunto 2); teste de tato e ecoico (conjunto 1); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 3); pós-testes (três conjuntos). Os pré-testes evidenciaram variabilidade entre os operantes de ouvir e falar e tato em torno de 60% de acertos; o treino de ouvinte aumentou a porcentagem de acertos em tatos (80% para dois participantes); após a exposição ao MEI com um único conjunto de estímulos observou-se na integração entre ouvinte e falante (conjunto 2) e tatos com precisão de 100% para os três participantes (conjunto 3), demonstrando o potencial do MEI sobre a emergência de comportamento de falante após a aprendizagem do comportamento de ouvinte.Listener repertoires (i.e., behavior controlled by auditory verbal stimuli) and speaker repertoires (i.e., emitting verbal behaviors) constitute behavioral cusps and the integration between these constitute capabilities of great social importance. People with Autism Spectrum Disorder (ASD) can demonstrate functional independence between listener and speaker repertoires. Multiple Exemplar Instruction (MEI) can promote interdependence between these operants and the emergence of tact (behavior under the control of non-verbal stimuli) after listener training.The literature has recorded different amounts of exposure to teaching via MEI as well as different operators in the teaching structure. This study verified the MEI effect on the interdependence between listening and speaking and the emergence of touch in children with ASD. Three children participated (P1: 4 years old, girl, VBMAPP level 1; P2: 4 years old, boy, VBMAPP level 1; P3: 5 years old, boy, VBMAPP level 1). Teaching and testing of selectionbased, echoic, and tact-based listener tasks were performed via Magnólia software with three sets of stimuli. The procedure was: listener, tact and echoic pre-test (three sets); listener training/tact and echoic testing (set 1); MEI of listener/tactile/echoic (set 2); tact and echoic test (set 1); listener training/tact and echoic testing (set 3); post-tests (three sets). The pre-tests showed variability between the listening, speaking and tact operants at around 60% correct; listener training increased the percentage of correct tacts (80% for two participants); after exposure to the MEI with a single set of stimuli, integration between listener and speaker (set 2) and tacts with 100% accuracy for the three participants (set 3) was observed, demonstrating the potential of the MEI on the emergence of behavior speaker after learning listener behavior.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida [UNESP]Ortigoza, Fernanda de Oliveira2023-11-24T14:04:01Z2023-11-24T14:04:01Z2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORTIGOZA, Fernada de Oliveira. Emergência de tato após Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Ana Cláudia Moreira Almeida. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T14:54:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251456Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:50.048405Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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