Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93902
Resumo: Muitos pesquisadores afirmam que o ensino de língua estrangeira (LE) não pode ser separado do ensino da cultura (por exemplo, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon e Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) e vários autores têm investigado o valor desta relação em sala de aula. A cultura, com suas múltiplas definições, muitas vezes tem encontrado um lugar na sala de aula de LE apenas no que se refere a aspectos perceptíveis, tais como artes, costumes ou datas comemorativas. Aspectos mais sutis, ligados à linguagem, como por exemplo, escolhas a respeito do nível de formalidade, escolhas sintáticas ou funcionais, podem não encontrar na sala de aula um espaço bem definido. O objetivo desta pesquisa é verificar como uma professora de LE, formada em uma universidade brasileira e que nunca esteve fora do país, trabalha em sala de aula com os aspectos da linguagem enquanto ligados à cultura; quais são suas dificuldades e como ela tenta preencher a lacuna do conhecimento cultural da LE somente com meios encontrados em seu próprio país, como por exemplo Internet, filmes e livros. A pesquisa é de cunho etnográfico e tem como contexto de investigação uma escola que oferece cursos livres de idiomas. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observações, notas de campo, gravação em áudio e vídeo, sessão de história de vida, um questionário aplicado à professora e entrevistas com os alunos e com a professora. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização da importância da competência cultural na formação e no ensino de LE.
id UNSP_56acf471302639ff90dfaf5378495109
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93902
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relaçãoCultureLanguageForeign language teachingLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Formação de professoresProfessores de ingles - FormaçãoFormação de professoresMuitos pesquisadores afirmam que o ensino de língua estrangeira (LE) não pode ser separado do ensino da cultura (por exemplo, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon e Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) e vários autores têm investigado o valor desta relação em sala de aula. A cultura, com suas múltiplas definições, muitas vezes tem encontrado um lugar na sala de aula de LE apenas no que se refere a aspectos perceptíveis, tais como artes, costumes ou datas comemorativas. Aspectos mais sutis, ligados à linguagem, como por exemplo, escolhas a respeito do nível de formalidade, escolhas sintáticas ou funcionais, podem não encontrar na sala de aula um espaço bem definido. O objetivo desta pesquisa é verificar como uma professora de LE, formada em uma universidade brasileira e que nunca esteve fora do país, trabalha em sala de aula com os aspectos da linguagem enquanto ligados à cultura; quais são suas dificuldades e como ela tenta preencher a lacuna do conhecimento cultural da LE somente com meios encontrados em seu próprio país, como por exemplo Internet, filmes e livros. A pesquisa é de cunho etnográfico e tem como contexto de investigação uma escola que oferece cursos livres de idiomas. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observações, notas de campo, gravação em áudio e vídeo, sessão de história de vida, um questionário aplicado à professora e entrevistas com os alunos e com a professora. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização da importância da competência cultural na formação e no ensino de LE.Many authors state that second language teaching cannot be separated from the teaching of culture (for example, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon and Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) and many researchers have investigated the value of this relationship inside the language classroom. Although culture has multiple definitions, at the same time it has found a place in second language lessons only when it refers to perceptive aspects such as arts, habits or commemorative dates. More subtle aspects related to language, such as inside choices in a certain level of formality, syntactic or functional choices, may not find in the classroom that kind of definite planning for teaching these aspects. This investigation focuses on an EFL teacher who has graduated from a university in Brazil and who has never been abroad. It has the aim of analysing how the teacher deals with the relationship between culture and language inside the classroom, what her difficulties are and how she manages to fill the gap of cultural knowledge by referring to sources with which she deals only in her own country, for instance the Internet, movies and books. The study is of an ethnographic nature and the data from teaching context were collected in a private language school. The research instruments to obtain the corpus are observations, field notes, video and audio-recordings, a questionnaire with open questions applied to the teacher and a session of life history. Interviews with the teacher and with the students were conducted as well. It is expected that the results from this study can contribute for the awareness about the importance of the cultural competence in S/FL learning and teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2005-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il.application/pdfGUERREIRO, Glorinha Mendonça da Silva. Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação. 2005. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/93902000334041guerreiro_gms_me_sjrp.pdf33004153069P560262827432504728417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:14:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93902Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:51.170718Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
title Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
spellingShingle Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]
Culture
Language
Foreign language teaching
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
Formação de professores
title_short Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
title_full Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
title_fullStr Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
title_full_unstemmed Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
title_sort Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
author Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]
author_facet Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]
Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Culture
Language
Foreign language teaching
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
Formação de professores
topic Culture
Language
Foreign language teaching
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
Formação de professores
description Muitos pesquisadores afirmam que o ensino de língua estrangeira (LE) não pode ser separado do ensino da cultura (por exemplo, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon e Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) e vários autores têm investigado o valor desta relação em sala de aula. A cultura, com suas múltiplas definições, muitas vezes tem encontrado um lugar na sala de aula de LE apenas no que se refere a aspectos perceptíveis, tais como artes, costumes ou datas comemorativas. Aspectos mais sutis, ligados à linguagem, como por exemplo, escolhas a respeito do nível de formalidade, escolhas sintáticas ou funcionais, podem não encontrar na sala de aula um espaço bem definido. O objetivo desta pesquisa é verificar como uma professora de LE, formada em uma universidade brasileira e que nunca esteve fora do país, trabalha em sala de aula com os aspectos da linguagem enquanto ligados à cultura; quais são suas dificuldades e como ela tenta preencher a lacuna do conhecimento cultural da LE somente com meios encontrados em seu próprio país, como por exemplo Internet, filmes e livros. A pesquisa é de cunho etnográfico e tem como contexto de investigação uma escola que oferece cursos livres de idiomas. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observações, notas de campo, gravação em áudio e vídeo, sessão de história de vida, um questionário aplicado à professora e entrevistas com os alunos e com a professora. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização da importância da competência cultural na formação e no ensino de LE.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-17
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERREIRO, Glorinha Mendonça da Silva. Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação. 2005. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/93902
000334041
guerreiro_gms_me_sjrp.pdf
33004153069P5
6026282743250472
8417792775638251
identifier_str_mv GUERREIRO, Glorinha Mendonça da Silva. Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação. 2005. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.
000334041
guerreiro_gms_me_sjrp.pdf
33004153069P5
6026282743250472
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/93902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128832221216768