O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Livia Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93889
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação têm quebrado as barreiras da sala de aula e, assim, tem havido uma crescente necessidade de compreender o papel do professor de línguas neste contexto de ensino e aprendizagem e, mais importante, os professores precisam se sentir seguros sobre as novas ferramentas que têm disponíveis (FREITAS, 2005; COLLINS, 2009; HALL & KNOX, 2009). Este é um estudo qualitativo de natureza etnográfica (BOGDAN & BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1986; STARFIELD, 2010), que tem como objetivo investigar a participação, a interação e a produção de professores de inglês em serviço em e com algumas das práticas digitais contidas no Moodle durante um curso de extensão com modalidade semipresencial (atividades presenciais e virtuais). Além disso, pretende-se analisar como a aplicabilidade desses recursos digitais é significada por esses professores em relação aos seus contextos reais de ensino e aprendizagem. O curso foi realizado no 2º semestre de 2010 e oferecido aos professores de inglês em serviço de duas cidades em diferentes estados, cada cidade com seu polo próprio para as atividades presenciais. O curso teve como objetivo proporcionar, aos professores, experiências de utilização de algumas ferramentas disponíveis no Moodle, como fórum, blog, wiki, chat e gerenciamento do ambiente, e desafiar a descoberta do potencial desses recursos como um instrumento de prática pedagógica em inglês. Os instrumentos de coleta de dados foram os registros na plataforma Moodle (fóruns, chat, blog e wiki), dois questionários, um diário mantido pela tutora/pesquisadora durante a preparação e aplicação do curso e uma gravação em áudio de uma conversa informal entre tutora/pesquisadora e os professores participantes do curso. A análise dos dados relacionados com as questões...
id UNSP_4c4859440db56cfa70d7a2924dc60742
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93889
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeiraMoodleTeacher educationLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Formação de professoresProfessores de ingles - FormaçãoAs tecnologias de informação e comunicação têm quebrado as barreiras da sala de aula e, assim, tem havido uma crescente necessidade de compreender o papel do professor de línguas neste contexto de ensino e aprendizagem e, mais importante, os professores precisam se sentir seguros sobre as novas ferramentas que têm disponíveis (FREITAS, 2005; COLLINS, 2009; HALL & KNOX, 2009). Este é um estudo qualitativo de natureza etnográfica (BOGDAN & BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1986; STARFIELD, 2010), que tem como objetivo investigar a participação, a interação e a produção de professores de inglês em serviço em e com algumas das práticas digitais contidas no Moodle durante um curso de extensão com modalidade semipresencial (atividades presenciais e virtuais). Além disso, pretende-se analisar como a aplicabilidade desses recursos digitais é significada por esses professores em relação aos seus contextos reais de ensino e aprendizagem. O curso foi realizado no 2º semestre de 2010 e oferecido aos professores de inglês em serviço de duas cidades em diferentes estados, cada cidade com seu polo próprio para as atividades presenciais. O curso teve como objetivo proporcionar, aos professores, experiências de utilização de algumas ferramentas disponíveis no Moodle, como fórum, blog, wiki, chat e gerenciamento do ambiente, e desafiar a descoberta do potencial desses recursos como um instrumento de prática pedagógica em inglês. Os instrumentos de coleta de dados foram os registros na plataforma Moodle (fóruns, chat, blog e wiki), dois questionários, um diário mantido pela tutora/pesquisadora durante a preparação e aplicação do curso e uma gravação em áudio de uma conversa informal entre tutora/pesquisadora e os professores participantes do curso. A análise dos dados relacionados com as questões...The information and communication technologies have broken barriers of the classroom and thus there has been an increased need to understand the role of the language teacher in this new teaching and learning context and, more importantly, teachers need to feel secure about the new tools they have available (FREITAS, 2005; COLLINS, 2009; HALL & KNOX, 2009). This is a qualitative study of an ethnographic nature (BOGDAN & BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1986; STARFIELD, 2010) which aims to investigate the participation, interaction and production of in-service English teachers in and with some of the digital practices contained on Moodle during a blended-mode extension course. In addition, we intend to investigate how the applicability of these digital resources is meant by these teachers in relation to their actual teaching and learning contexts. This course had a blended mode (a combination of presencial and virtual activities), and has its focus on the virtual learning environment called Moodle. The course aimed at providing these teachers experiences with the use of some tools available on Moodle, such as forums, blog, wiki, chat and platform management, and challenge them to discover the potential of these resources as a tool for teaching practice in English. The instruments of data collection were the records on Moodle platform (forums, chat, blogs and wiki), two questionnaires, a journal kept by the tutor during the preparation and application of the course and a recording of an informal conversation between the tutor and the participants. Data analysis related to the research questions indicates that the interaction between the teachers and Moodle is still difficult and slow, but there is the intrinsic motivation of learning and overcoming difficulties, and that the applicability of the platform resources is possible when teachers... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortega, Livia Maria [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2012-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il. color.application/pdfORTEGA, Livia Maria. O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2012. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/93889000698113ortega_lm_me_sjrp.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-05T14:34:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93889Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-11-05T14:34:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
title O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
spellingShingle O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
Ortega, Livia Maria [UNESP]
Moodle
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
title_short O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
title_full O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
title_fullStr O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
title_sort O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira
author Ortega, Livia Maria [UNESP]
author_facet Ortega, Livia Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Livia Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
topic Moodle
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Professores de ingles - Formação
description As tecnologias de informação e comunicação têm quebrado as barreiras da sala de aula e, assim, tem havido uma crescente necessidade de compreender o papel do professor de línguas neste contexto de ensino e aprendizagem e, mais importante, os professores precisam se sentir seguros sobre as novas ferramentas que têm disponíveis (FREITAS, 2005; COLLINS, 2009; HALL & KNOX, 2009). Este é um estudo qualitativo de natureza etnográfica (BOGDAN & BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1986; STARFIELD, 2010), que tem como objetivo investigar a participação, a interação e a produção de professores de inglês em serviço em e com algumas das práticas digitais contidas no Moodle durante um curso de extensão com modalidade semipresencial (atividades presenciais e virtuais). Além disso, pretende-se analisar como a aplicabilidade desses recursos digitais é significada por esses professores em relação aos seus contextos reais de ensino e aprendizagem. O curso foi realizado no 2º semestre de 2010 e oferecido aos professores de inglês em serviço de duas cidades em diferentes estados, cada cidade com seu polo próprio para as atividades presenciais. O curso teve como objetivo proporcionar, aos professores, experiências de utilização de algumas ferramentas disponíveis no Moodle, como fórum, blog, wiki, chat e gerenciamento do ambiente, e desafiar a descoberta do potencial desses recursos como um instrumento de prática pedagógica em inglês. Os instrumentos de coleta de dados foram os registros na plataforma Moodle (fóruns, chat, blog e wiki), dois questionários, um diário mantido pela tutora/pesquisadora durante a preparação e aplicação do curso e uma gravação em áudio de uma conversa informal entre tutora/pesquisadora e os professores participantes do curso. A análise dos dados relacionados com as questões...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-23
2014-06-11T19:26:48Z
2014-06-11T19:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTEGA, Livia Maria. O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2012. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/93889
000698113
ortega_lm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv ORTEGA, Livia Maria. O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2012. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000698113
ortega_lm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/93889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304438044721152