Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thamiris Iara Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253537
Resumo: Aborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento.
id UNSP_56adb4d99f92772766061a068dd7c5c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253537
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)Media anda information literacy, communities of practice and information mediation: an experience with members of the reading club at the Federal Institute of Maranhão (FIMA)Competência em informação e midiáticaComunidades de práticaMediação da informaçãoClube de leituraLeituraMedia and information literacyCommunities of practiceInformation mediationReading clubReadingAborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento.It borders three theories: media and information literacy (UNESCO, 2016), communities of practice (Wenger, 2001) and information mediation (Almeida Júnior, 2015). In this research, the three theories are related with the purpose of presenting the community of practice as a strategy for teaching-learning media and information literacy, and the mediation of information as a conduct of those who are responsible for leading a community of practice and through the teaching-learning of literacy. The research was carried out with a group of high school students, who made up the reading club at the Federal Institute of Maranhão (IFMA). This reading club is a teaching project carried out by the librarian and some teachers at the institution. This research has a qualitative, descriptive-exploratory approach. The methodology consists of the use of three methods: participant observation (Proença, 2007) for my participation in the reading club; self-narrative (Marques; Satriano, 2017) to expose my experience as an information mediator and; content analysis using a posteriore categorical analysis (Bardin, 1977) to analyze the articles collected in the bibliographic survey carried out on the platforms Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) and Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), as well as analyzing the data collected in the community of practice through the interview technique, using a script as an instrument. In Brazilian Information Science, the theory of communities of practice is present in the areas of Information Management and Knowledge Management. Regarding information and media competence, I did not find any work that related it to communities of practice. The Brapci and BENANCIB platforms are the main sources for retrieving work on communities of practice. The members of the communities surveyed are generally university students, administrative technicians, entrepreneurs and professionals from companies in the public and private sector. It is possible to conclude, through the responses of community members, that the theory of communities of practice can be used as a strategy for teaching-learning media and information literacy, and that learning through practice and sharing experience generates identification and motivation for those who are interested in knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]Silva, Thamiris Iara Sousa2024-03-05T13:45:57Z2024-03-05T13:45:57Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thamiris Iara Sousa. Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25353733004110043P445566939411469000000-0003-3964-8544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
Media anda information literacy, communities of practice and information mediation: an experience with members of the reading club at the Federal Institute of Maranhão (FIMA)
title Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
spellingShingle Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
Silva, Thamiris Iara Sousa
Competência em informação e midiática
Comunidades de prática
Mediação da informação
Clube de leitura
Leitura
Media and information literacy
Communities of practice
Information mediation
Reading club
Reading
title_short Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
title_full Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
title_fullStr Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
title_full_unstemmed Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
title_sort Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
author Silva, Thamiris Iara Sousa
author_facet Silva, Thamiris Iara Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thamiris Iara Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação e midiática
Comunidades de prática
Mediação da informação
Clube de leitura
Leitura
Media and information literacy
Communities of practice
Information mediation
Reading club
Reading
topic Competência em informação e midiática
Comunidades de prática
Mediação da informação
Clube de leitura
Leitura
Media and information literacy
Communities of practice
Information mediation
Reading club
Reading
description Aborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05T13:45:57Z
2024-03-05T13:45:57Z
2024-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thamiris Iara Sousa. Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253537
33004110043P4
4556693941146900
0000-0003-3964-8544
identifier_str_mv SILVA, Thamiris Iara Sousa. Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110043P4
4556693941146900
0000-0003-3964-8544
url https://hdl.handle.net/11449/253537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128156298641408