Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253537 |
Resumo: | Aborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento. |
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Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)Media anda information literacy, communities of practice and information mediation: an experience with members of the reading club at the Federal Institute of Maranhão (FIMA)Competência em informação e midiáticaComunidades de práticaMediação da informaçãoClube de leituraLeituraMedia and information literacyCommunities of practiceInformation mediationReading clubReadingAborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento.It borders three theories: media and information literacy (UNESCO, 2016), communities of practice (Wenger, 2001) and information mediation (Almeida Júnior, 2015). In this research, the three theories are related with the purpose of presenting the community of practice as a strategy for teaching-learning media and information literacy, and the mediation of information as a conduct of those who are responsible for leading a community of practice and through the teaching-learning of literacy. The research was carried out with a group of high school students, who made up the reading club at the Federal Institute of Maranhão (IFMA). This reading club is a teaching project carried out by the librarian and some teachers at the institution. This research has a qualitative, descriptive-exploratory approach. The methodology consists of the use of three methods: participant observation (Proença, 2007) for my participation in the reading club; self-narrative (Marques; Satriano, 2017) to expose my experience as an information mediator and; content analysis using a posteriore categorical analysis (Bardin, 1977) to analyze the articles collected in the bibliographic survey carried out on the platforms Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) and Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), as well as analyzing the data collected in the community of practice through the interview technique, using a script as an instrument. In Brazilian Information Science, the theory of communities of practice is present in the areas of Information Management and Knowledge Management. Regarding information and media competence, I did not find any work that related it to communities of practice. The Brapci and BENANCIB platforms are the main sources for retrieving work on communities of practice. The members of the communities surveyed are generally university students, administrative technicians, entrepreneurs and professionals from companies in the public and private sector. It is possible to conclude, through the responses of community members, that the theory of communities of practice can be used as a strategy for teaching-learning media and information literacy, and that learning through practice and sharing experience generates identification and motivation for those who are interested in knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]Silva, Thamiris Iara Sousa2024-03-05T13:45:57Z2024-03-05T13:45:57Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thamiris Iara Sousa. Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25353733004110043P445566939411469000000-0003-3964-8544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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SILVA, Thamiris Iara Sousa. Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024. https://hdl.handle.net/11449/253537 33004110043P4 4556693941146900 0000-0003-3964-8544 |
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