O ensino e a correção de produções textuais, no quinto ano do Ensino Fundamental, pela perspectiva das professoras ali atuantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Mendes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192991
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da FCT/UNESP de Presidente Prudente e à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, tem por objeto de estudo a produção textual no Ensino Fundamental. O trabalho com a produção de textos geralmente não é apreciado pelos estudantes e as dificuldades podem estar relacionadas a aspectos discursivos, semânticos e gramaticais que se concretizam, dentre outros fatores, em dúvidas sobre: como iniciar um texto, quem será o interlocutor desse texto; qual é o modo de composição do gênero textual a ser escrito; se a pontuação e a ortografização estão corretas. Dessa forma, a avaliação/correção dos textos produzidos também costuma ser objeto de preocupação para os docentes. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o processo de ensino de produção textual em dois quintos anos do Ensino Fundamental, com ênfase nas ações docentes voltadas para a correção de textos, analisando desde a proposta de produção inicial até as atividades decorrentes dela, uma vez que a produção de texto inicial não deve ser vista como produto final. E os objetivos específicos são: descrever o perfil teórico-metodológico do professor quanto a aspectos relacionados ao trabalho com textos; observar e descrever quais são as práticas docentes para o trabalho com a produção textual, enfatizando a produção escrita inicial; verificar e analisar o tipo de intervenção proposta pelo professor para a correção dos textos dos alunos e identificar e analisar os critérios de correção utilizados pelos docentes para corrigir quatro produções textuais elaboradas por alunos de cada turma pesquisada. Nesse sentido, por meio da pesquisa realizada, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, foi possível depreender que as participantes do estudo reconhecem a importância do ensino de língua materna e da escrita de textos diante das demandas do dia a dia. Também identificam a correção textual como uma etapa importante do trabalho com textos e pontuam que a correção permite que o estudante reflita sobre sua escrita. Desse modo, mediante a investigação, concluímos que não houve atividades individuais que favorecessem a revisão e a reescrita ricas em interação e diálogo nas duas turmas pesquisadas. Acerca da correção, as professoras aceitam que ela seja capaz de provocar a melhoria na escrita do aluno, revelando o que é errado e indicando o caminho correto. O tipo de correção realizada também merece atenção, pois, a partir dela, o trabalho com o texto continuará ganhando novos contornos através da revisão e da reescrita, favorecendo a reflexão sobre a escrita e um maior domínio da autoria. Analisando os dados obtidos por meio do questionário e os registros das observações em sala de aula, é imprescindível refletir sobre os cursos de formações de professores dos Anos Iniciais, pensar a respeito da concepção de língua e as capacitações oferecidas aos docentes atuantes no Ensino Fundamental. Faz-se necessário, da mesma forma, refletir sobre uma realidade que proporcione ao docente assumir o papel de pesquisador e produtor de textos, um indivíduo que seja capaz de formar produtores de textos.
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spelling O ensino e a correção de produções textuais, no quinto ano do Ensino Fundamental, pela perspectiva das professoras ali atuantesTeaching and correction of textual productions in the fifth grade of elementary education from the teachers’ perspectiveProdução textualCorreção de textosEnsino fundamentalFormação docenteTextual productionText correctionElementary schoolTeacher educationEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da FCT/UNESP de Presidente Prudente e à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, tem por objeto de estudo a produção textual no Ensino Fundamental. O trabalho com a produção de textos geralmente não é apreciado pelos estudantes e as dificuldades podem estar relacionadas a aspectos discursivos, semânticos e gramaticais que se concretizam, dentre outros fatores, em dúvidas sobre: como iniciar um texto, quem será o interlocutor desse texto; qual é o modo de composição do gênero textual a ser escrito; se a pontuação e a ortografização estão corretas. Dessa forma, a avaliação/correção dos textos produzidos também costuma ser objeto de preocupação para os docentes. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o processo de ensino de produção textual em dois quintos anos do Ensino Fundamental, com ênfase nas ações docentes voltadas para a correção de textos, analisando desde a proposta de produção inicial até as atividades decorrentes dela, uma vez que a produção de texto inicial não deve ser vista como produto final. E os objetivos específicos são: descrever o perfil teórico-metodológico do professor quanto a aspectos relacionados ao trabalho com textos; observar e descrever quais são as práticas docentes para o trabalho com a produção textual, enfatizando a produção escrita inicial; verificar e analisar o tipo de intervenção proposta pelo professor para a correção dos textos dos alunos e identificar e analisar os critérios de correção utilizados pelos docentes para corrigir quatro produções textuais elaboradas por alunos de cada turma pesquisada. Nesse sentido, por meio da pesquisa realizada, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, foi possível depreender que as participantes do estudo reconhecem a importância do ensino de língua materna e da escrita de textos diante das demandas do dia a dia. Também identificam a correção textual como uma etapa importante do trabalho com textos e pontuam que a correção permite que o estudante reflita sobre sua escrita. Desse modo, mediante a investigação, concluímos que não houve atividades individuais que favorecessem a revisão e a reescrita ricas em interação e diálogo nas duas turmas pesquisadas. Acerca da correção, as professoras aceitam que ela seja capaz de provocar a melhoria na escrita do aluno, revelando o que é errado e indicando o caminho correto. O tipo de correção realizada também merece atenção, pois, a partir dela, o trabalho com o texto continuará ganhando novos contornos através da revisão e da reescrita, favorecendo a reflexão sobre a escrita e um maior domínio da autoria. Analisando os dados obtidos por meio do questionário e os registros das observações em sala de aula, é imprescindível refletir sobre os cursos de formações de professores dos Anos Iniciais, pensar a respeito da concepção de língua e as capacitações oferecidas aos docentes atuantes no Ensino Fundamental. Faz-se necessário, da mesma forma, refletir sobre uma realidade que proporcione ao docente assumir o papel de pesquisador e produtor de textos, um indivíduo que seja capaz de formar produtores de textos.This research is associated with the Postgraduate Program in Education (Master level) of FCT/UNESP in Presidente Prudente and developed within line of research “Formative Processes, Teaching and Learning”. Its object of study is the textual production in elementary education. The production of texts is generally not appreciated by students and the difficulties can be related to discursive, semantic and grammatical aspects that are materialized, among others, in doubts about: how to start a text, who the text interlocutor will be; what the composition of the textual genre is; whether the punctuation and spelling are correct. Thus, the evaluation/correction of the texts produced is also usually an object of concern for teachers. Therefore, the general objective of this study is to investigate the teaching process of textual production in two fifth grades of elementary school, with an emphasis on teachers’ approaches related to the correction of texts. The analysis goes from the initial production proposal to the activities resulting from it, since the initial text production should not be seen as a the final product. Moreover, the specific objectives are: to describe the theoretical and methodological profile of the teacher regarding aspects related to working with texts; to observe and describe what the teaching practices for working with textual production are, emphasizing the initial written production; to verify and analyze the type of intervention proposed by the teacher to correct the students' texts and to identify and analyze the correction criteria used by the teachers to correct four textual productions made by students from each of class investigated. This way, through the conduction of qualitative research, and more specifically, a case study, it was possible to conclude that the study participants recognize the importance of teaching their mother tongue and writing texts before the day to day demands. They also identify textual correction as an important step in working with texts and point out that the correction allows the student to reflect on his writing. Therefore, we concluded that there were no individual activities in both groups that favored a meaningful review and rewriting regarding interaction and dialogue. When it comes to correction, teachers accept that it is capable of improving student's writing, revealing what is wrong and indicating the right path. The type of correction carried out also needs to be highlighted, since, from there, the text will continue to gain new outlines through revision and rewriting, favoring reflection on writing and its mastery. Analyzing the data obtained through the questionnaire and the classroom observations records, it is essential to reflect on the Early Grades teacher education courses, on the language concept and on the training offered to Elementary Education teachers. It is also necessary to reflect on a reality that allows the teacher to take on a role of researcher and producer of texts, an individual who is capable of training texts producers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Paula Mendes da2020-07-20T17:30:31Z2020-07-20T17:30:31Z2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19299133004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:43:16.224972Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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