Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htm http://hdl.handle.net/11449/148430 |
Resumo: | Introdução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas. |
id |
UNSP_56d5a4d8c26de761c78b2e87d9456ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenadorIntrodução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Ana Archangelo [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2017-01-18T18:11:41Z2017-01-18T18:11:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484309778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:40.704335Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
title |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
spellingShingle |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador Guimarães, Ana Archangelo [UNESP] |
title_short |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
title_full |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
title_fullStr |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
title_full_unstemmed |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
title_sort |
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador |
author |
Guimarães, Ana Archangelo [UNESP] |
author_facet |
Guimarães, Ana Archangelo [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Archangelo [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
description |
Introdução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:41Z 2017-01-18T18:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htm http://hdl.handle.net/11449/148430 9778200016779533 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htm http://hdl.handle.net/11449/148430 |
identifier_str_mv |
9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128475562770432 |