Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92985
Resumo: Esta pesquisa analisa as estruturas e os relacionamentos em uma rede de empresas do setor metal-mecânico, localizada no interior do Estado de São Paulo. Entende-se que, por meio da atividade econômica de cada empresa, forma-se a estrutura da rede de empresas, na qual são negociados insumos e produtos entre os atores. Nessa mesma estrutura, configura-se uma rede de relações organizacionais que pode influenciar o desempenho da empresa, por meio de seus laços relacionais diretos ou indiretos. Os resultados das atividades organizacionais dependem das relações e posicionamento dos várioss atores da rede de empresas (fornecedores, clientes, provedor logístico, agente financeiro, associações, entre outros). Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre redes de empresas, ferramentas de análise de redes, análise posicional das redes e valor. O principal objetivo é compreender como o posicionamento dos atores pode influenciar a formação de valor, em função das operações exploradas por uma rede de empresas em um determinado negócio. Para tanto, propõe-se uma abordagem metodológica para analisar de que modo os aspectos de posicionamento (estruturais e relacionais) dos atores influenciam a formação de valor. A rede de empresas foi delimitada e mapeada a partir de uma empresa da rede (ator central). Foram escolhidos outros três atores com maior interação e intensidade no relacionamento com o ator central. Na pesquisa de campo, foram identificados os principais elementos para a formação de valor. O método de pesquisa utilizado é principalmente qualitativo e os dados obtidos serviram como exemplo de aplicação de uma rede de empresas do setor metal-mecânico. A técnica utilizada foi a de etapas formais de estudo de caso para garantir a validade do trabalho. O uso da abordagem metodológica proposta envolve os aspectos...
id UNSP_56ee638dd15013e4f907766512ac274d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânicoAnalise de redes (Planejamento)Empresas - RedeElementos de valorPositioning of the actorsInter-firm networkNetworks analysisElements of valueEsta pesquisa analisa as estruturas e os relacionamentos em uma rede de empresas do setor metal-mecânico, localizada no interior do Estado de São Paulo. Entende-se que, por meio da atividade econômica de cada empresa, forma-se a estrutura da rede de empresas, na qual são negociados insumos e produtos entre os atores. Nessa mesma estrutura, configura-se uma rede de relações organizacionais que pode influenciar o desempenho da empresa, por meio de seus laços relacionais diretos ou indiretos. Os resultados das atividades organizacionais dependem das relações e posicionamento dos várioss atores da rede de empresas (fornecedores, clientes, provedor logístico, agente financeiro, associações, entre outros). Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre redes de empresas, ferramentas de análise de redes, análise posicional das redes e valor. O principal objetivo é compreender como o posicionamento dos atores pode influenciar a formação de valor, em função das operações exploradas por uma rede de empresas em um determinado negócio. Para tanto, propõe-se uma abordagem metodológica para analisar de que modo os aspectos de posicionamento (estruturais e relacionais) dos atores influenciam a formação de valor. A rede de empresas foi delimitada e mapeada a partir de uma empresa da rede (ator central). Foram escolhidos outros três atores com maior interação e intensidade no relacionamento com o ator central. Na pesquisa de campo, foram identificados os principais elementos para a formação de valor. O método de pesquisa utilizado é principalmente qualitativo e os dados obtidos serviram como exemplo de aplicação de uma rede de empresas do setor metal-mecânico. A técnica utilizada foi a de etapas formais de estudo de caso para garantir a validade do trabalho. O uso da abordagem metodológica proposta envolve os aspectos...This theses examines the structures and relationship in an inter-firm network or the metal-mechanic sector, located in a specific region of the Sao Paulo state in Brazil. It is understood that by means of economic activity of each company is formed the structure of the inter-firm network, in which are traded materials and products among the actors. On the same structure, it is configured a networkt of organizational relationships that can influence the performance of the company, through indirect or direct relational ties. The results of the organizational activities depend of relations and positioning of various actors of the interfirm network (suppliers, customers, logistics provider, financial agents and associations, among others). In this context, this research presents a review of the literature on inter-firm networks, network analysis tools, positional analysis of networks and value. The main goal is to understand how the positioning of the actors (in this case, a business unit) may influence the formation of value, depending of the operations used by an inter-firm network. In addition, it proposes a methodological approach to analyze how the positioning aspects (structural and relational) of actors influence the formation of value. The inter-firm network has been defined and mapped from a company (central actor). Three actors were chosen, based on greater intensity and interaction in the relationship with this central actor. In the field research have been identified the main elements for the value formation. The methodological approach is mainly qualitative, and the data obtained was used as an application example in an inter-firm network of the metal-mechanic sector. The research method which was used is the formal steps of the case study to ensure the validity of the work. The use of a methodological approach involves the structural and relational aspects of the network studied ... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fusco, José Paulo Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. : il., mapas, gráfs., tabs.application/pdfGOBBO, Simone Cristina de Oliveira. Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico. 2010. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92985000638508gobbo_sco_me_bauru.pdf33004056086P61738119529239891Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:15.263925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
title Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
spellingShingle Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]
Analise de redes (Planejamento)
Empresas - Rede
Elementos de valor
Positioning of the actors
Inter-firm network
Networks analysis
Elements of value
title_short Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
title_full Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
title_fullStr Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
title_full_unstemmed Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
title_sort Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico
author Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]
author_facet Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusco, José Paulo Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbo, Simone Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Analise de redes (Planejamento)
Empresas - Rede
Elementos de valor
Positioning of the actors
Inter-firm network
Networks analysis
Elements of value
topic Analise de redes (Planejamento)
Empresas - Rede
Elementos de valor
Positioning of the actors
Inter-firm network
Networks analysis
Elements of value
description Esta pesquisa analisa as estruturas e os relacionamentos em uma rede de empresas do setor metal-mecânico, localizada no interior do Estado de São Paulo. Entende-se que, por meio da atividade econômica de cada empresa, forma-se a estrutura da rede de empresas, na qual são negociados insumos e produtos entre os atores. Nessa mesma estrutura, configura-se uma rede de relações organizacionais que pode influenciar o desempenho da empresa, por meio de seus laços relacionais diretos ou indiretos. Os resultados das atividades organizacionais dependem das relações e posicionamento dos várioss atores da rede de empresas (fornecedores, clientes, provedor logístico, agente financeiro, associações, entre outros). Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre redes de empresas, ferramentas de análise de redes, análise posicional das redes e valor. O principal objetivo é compreender como o posicionamento dos atores pode influenciar a formação de valor, em função das operações exploradas por uma rede de empresas em um determinado negócio. Para tanto, propõe-se uma abordagem metodológica para analisar de que modo os aspectos de posicionamento (estruturais e relacionais) dos atores influenciam a formação de valor. A rede de empresas foi delimitada e mapeada a partir de uma empresa da rede (ator central). Foram escolhidos outros três atores com maior interação e intensidade no relacionamento com o ator central. Na pesquisa de campo, foram identificados os principais elementos para a formação de valor. O método de pesquisa utilizado é principalmente qualitativo e os dados obtidos serviram como exemplo de aplicação de uma rede de empresas do setor metal-mecânico. A técnica utilizada foi a de etapas formais de estudo de caso para garantir a validade do trabalho. O uso da abordagem metodológica proposta envolve os aspectos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
2014-06-11T19:26:16Z
2014-06-11T19:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOBBO, Simone Cristina de Oliveira. Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico. 2010. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92985
000638508
gobbo_sco_me_bauru.pdf
33004056086P6
1738119529239891
identifier_str_mv GOBBO, Simone Cristina de Oliveira. Uma análise do embeddedness na formação de valor em redes de empresas: um exemplo de aplicação em uma rede do setor metal-mecânico. 2010. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
000638508
gobbo_sco_me_bauru.pdf
33004056086P6
1738119529239891
url http://hdl.handle.net/11449/92985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il., mapas, gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128804998086656