O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97556
Resumo: Este trabalho de pesquisa pretende abordar questões referentes à temática da Educação, mais especificamente a respeito do sujeito pedagógico no contemporâneo, a partir de uma hipótese de estudo que sustenta que tal sujeito seria constituído a partir de práticas discursivas e técnicas particulares de governo baseadas na pedagogia, cujos desenvolvimentos podem ser traçados historicamente. O trabalho consiste em pesquisar a respeito do modo como operam discursividades e mecanismos pedagógicos na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, utilizando, para tanto, como material de análise, um conjunto de artigos acadêmicos e científicos encontrados em uma revista de educação intitulada ―Pátio – Revista Pedagógica, editada pela ARTMED Editora S/A, especializada na edição de livros com o propósito de ―formação em educação. Tal revista, além de ser confeccionada e destinada principalmente à formação de profissionais da educação é inclusive distribuída a determinadas escolas da rede pública de ensino sob o subsídio do Ministério da Educação (M.E.C.) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para a análise dos textos da Revista, foram utilizados, como instrumentos metodológicos, as noções de ―Dispositivo, ―Discurso e ―Técnicas de si, sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault. A discussão da análise se apresenta distribuída em 3 momentos: no primeiro, denominado dimensão discursiva, encontram-se expostos discursos, enunciados, frases e proposições referentes às mais diversas temáticas a respeito do sujeito pedagógico evidenciadas no decorrer da análise dos textos da ―Pátio - Revista Pedagógica.
id UNSP_56f815d49d373be1f80ddd36dda127bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97556
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondasAnálise do discursoSubjetividadeDiscourse analysisMichel FoucaultSubjectivityEste trabalho de pesquisa pretende abordar questões referentes à temática da Educação, mais especificamente a respeito do sujeito pedagógico no contemporâneo, a partir de uma hipótese de estudo que sustenta que tal sujeito seria constituído a partir de práticas discursivas e técnicas particulares de governo baseadas na pedagogia, cujos desenvolvimentos podem ser traçados historicamente. O trabalho consiste em pesquisar a respeito do modo como operam discursividades e mecanismos pedagógicos na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, utilizando, para tanto, como material de análise, um conjunto de artigos acadêmicos e científicos encontrados em uma revista de educação intitulada ―Pátio – Revista Pedagógica, editada pela ARTMED Editora S/A, especializada na edição de livros com o propósito de ―formação em educação. Tal revista, além de ser confeccionada e destinada principalmente à formação de profissionais da educação é inclusive distribuída a determinadas escolas da rede pública de ensino sob o subsídio do Ministério da Educação (M.E.C.) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para a análise dos textos da Revista, foram utilizados, como instrumentos metodológicos, as noções de ―Dispositivo, ―Discurso e ―Técnicas de si, sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault. A discussão da análise se apresenta distribuída em 3 momentos: no primeiro, denominado dimensão discursiva, encontram-se expostos discursos, enunciados, frases e proposições referentes às mais diversas temáticas a respeito do sujeito pedagógico evidenciadas no decorrer da análise dos textos da ―Pátio - Revista Pedagógica.This research aims to address questions concerning the topic of education, more specifically about the pedagogical subject in the contemporary, by adopting the hypothesis that this individual would be constituted from particular discursive practices and techniques of government based on pedagogy, whose developments can be traced historically. The aim of this study was to investigate about how pedagogical discourses and mechanisms influencing in the development of subjects and subjectivity in contemporary society. Thus, were used for analysis, a set of articles on education taken from a magazine entitled Patio - Educational Magazine, specializes in publishing books about teacher training published by ARTMED Editora S/A, and also distributed to some public schools under the grant from the Ministry of Education (MEC) through the National Fund for Educational Development. The texts of the magazine were analyzed by resorting to the concepts of apparatus, discourse and techniques of the self of the French philosopher Michel Foucault, used as methodological tools. The discussion of the analysis was divided into three moments: at first, called discursive dimension, were reported discourses, enunciations, phrases and propositions about various thematics on pedagogical subject, found in the texts analyzed of the Pátiomagazine's.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso Júnior, Helio Rebello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Douglas Rossi [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2011-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il.application/pdfRAMOS, Douglas Rossi. O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas. 2011. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97556000675826ramos_dr_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:35:48.666418Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
title O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
spellingShingle O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Análise do discurso
Subjetividade
Discourse analysis
Michel Foucault
Subjectivity
title_short O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
title_full O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
title_fullStr O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
title_full_unstemmed O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
title_sort O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas
author Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
author_facet Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso Júnior, Helio Rebello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Subjetividade
Discourse analysis
Michel Foucault
Subjectivity
topic Análise do discurso
Subjetividade
Discourse analysis
Michel Foucault
Subjectivity
description Este trabalho de pesquisa pretende abordar questões referentes à temática da Educação, mais especificamente a respeito do sujeito pedagógico no contemporâneo, a partir de uma hipótese de estudo que sustenta que tal sujeito seria constituído a partir de práticas discursivas e técnicas particulares de governo baseadas na pedagogia, cujos desenvolvimentos podem ser traçados historicamente. O trabalho consiste em pesquisar a respeito do modo como operam discursividades e mecanismos pedagógicos na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, utilizando, para tanto, como material de análise, um conjunto de artigos acadêmicos e científicos encontrados em uma revista de educação intitulada ―Pátio – Revista Pedagógica, editada pela ARTMED Editora S/A, especializada na edição de livros com o propósito de ―formação em educação. Tal revista, além de ser confeccionada e destinada principalmente à formação de profissionais da educação é inclusive distribuída a determinadas escolas da rede pública de ensino sob o subsídio do Ministério da Educação (M.E.C.) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para a análise dos textos da Revista, foram utilizados, como instrumentos metodológicos, as noções de ―Dispositivo, ―Discurso e ―Técnicas de si, sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault. A discussão da análise se apresenta distribuída em 3 momentos: no primeiro, denominado dimensão discursiva, encontram-se expostos discursos, enunciados, frases e proposições referentes às mais diversas temáticas a respeito do sujeito pedagógico evidenciadas no decorrer da análise dos textos da ―Pátio - Revista Pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-27
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Douglas Rossi. O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas. 2011. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/97556
000675826
ramos_dr_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv RAMOS, Douglas Rossi. O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas. 2011. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
000675826
ramos_dr_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129224236597248