Modos de realizar estágio curricular supervisionado em geografia: vozes de professores supervisores e professores parceiros na Região Sudeste (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Vilmar José [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101551
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo da formação de professores de Geografia, tendo por objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado e por objetivo mostrar, por meio de vozes de professores supervisores e de professores parceiros, de que forma o Estágio Curricular Supervisionado tem sido realizado na Licenciatura em Geografia na Região Sudeste do Brasil. Para tanto, as fontes são entrevistas de oito profissionais, dos quais quatro são professores que supervisionam o Estágio Curricular na Licenciatura em Geografia, em instituições federais de Ensino Superior e os outros quatro são professores que recebem estagiários na Escola Básica, que denominamos de professor parceiro. O universo da pesquisa se limitou à instituições situadas cada uma delas nos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, sendo duas em cada Estado: uma Instituição Federal de Ensino Superior e uma Escola Básica. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem está no âmbito qualitativo e cuja metodologia empregada para coleta e organização dos dados derivou um híbrido constituído por dois procedimentos que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um, separadamente: História Oral Temática e Análise de Conteúdo. Assim, para coleta dos dados e apoiados nos pressupostos da História Oral Temática, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de setembro a dezembro de 2010, cujo foco temático partiu do pressuposto de que a ampliação da carga horária destinada ao Estágio Curricular Supervisionado na formação docente para o mínimo obrigatório de 400 horas...
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