Brincando no lar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP], Adelaide, Milena da Silva [UNESP], Lima, José Milton de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143614
Resumo: Introdução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia.
id UNSP_578234bf110639d2163732765231bb67
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143614
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincando no larIntrodução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP]Adelaide, Milena da Silva [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]2016-09-01T13:58:16Z2016-09-01T13:58:16Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject061application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061http://hdl.handle.net/11449/1436142005-061-pedroza.pdf7758444123838079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:28.194112Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando no lar
title Brincando no lar
spellingShingle Brincando no lar
Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]
title_short Brincando no lar
title_full Brincando no lar
title_fullStr Brincando no lar
title_full_unstemmed Brincando no lar
title_sort Brincando no lar
author Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]
author_facet Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]
Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP]
Adelaide, Milena da Silva [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
author_role author
author2 Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP]
Adelaide, Milena da Silva [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]
Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP]
Adelaide, Milena da Silva [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
description Introdução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:16Z
2016-09-01T13:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061
http://hdl.handle.net/11449/143614
2005-061-pedroza.pdf
7758444123838079
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143614
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061
2005-061-pedroza.pdf
7758444123838079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 061
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129592600297472