Brincando no lar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143614 |
Resumo: | Introdução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia. |
id |
UNSP_578234bf110639d2163732765231bb67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143614 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Brincando no larIntrodução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP]Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP]Adelaide, Milena da Silva [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]2016-09-01T13:58:16Z2016-09-01T13:58:16Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject061application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061http://hdl.handle.net/11449/1436142005-061-pedroza.pdf7758444123838079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:28.194112Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincando no lar |
title |
Brincando no lar |
spellingShingle |
Brincando no lar Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP] |
title_short |
Brincando no lar |
title_full |
Brincando no lar |
title_fullStr |
Brincando no lar |
title_full_unstemmed |
Brincando no lar |
title_sort |
Brincando no lar |
author |
Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP] |
author_facet |
Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP] Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP] Adelaide, Milena da Silva [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP] Adelaide, Milena da Silva [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroza, Helena Cristina Silva [UNESP] Valerio, Isabela Gonçalves [UNESP] Adelaide, Milena da Silva [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] |
description |
Introdução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:16Z 2016-09-01T13:58:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061 http://hdl.handle.net/11449/143614 2005-061-pedroza.pdf 7758444123838079 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143614 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061 2005-061-pedroza.pdf 7758444123838079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
061 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129592600297472 |