Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/122965
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-06/000746806.pdf
Resumo: Esse trabalho analisa as refrações do discurso pedagógico que, em diálogo com outros discursos, como os da mídia e da linguística, reflete-os, além de ressignificá-los. Mais especificamente, trata-se da ressignificação que os discursos pedagógicos, postos em diálogo com os discursos da mídia, fazem de conceitos da lingüística; para essa análise tem-se como foco os conceitos de coesão e coerência, esses conceitos são critérios de avaliação dos textos. Quando retirados de suas enunciações e reutilizados nos dias de hoje, esses conceitos são ressignificados de forma a se adaptarem a novas enunciações. Como abordagem metodológica para a realização deste trabalho, tem-se uma análise qualitativa dialógica do livro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha (2010) (corpus desse trabalho, que representa o discurso pedagógico). No diálogo proposto sobre os conceitos de coesão e coerência textuais pode-se perceber a ressignificação causada pela nova enunciação em que esses enunciados são reutilizados. Esse trabalho, por valer-se da análise do discurso bakhtiniana, estará sempre voltado ao conceito de diálogo, colocando os discursos em contato; partindo desse ponto, busca-se entender quais discursos dialogam com a produção do discurso pedagógico no livro analisado. Pode-se perceber, na análise dos conceitos de coesão e coerência textuais, que alguns discursos que dialogam com esses enunciados são os discursos de normatização e padronização. É possível dizer que a enunciação em que esses enunciados se produzem remete aos discursos do capitalismo, dos vestibulares, da atribuição de notas
id UNSP_582f16f26db8cb24efb24379934bd923
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122965
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídiaBakhtin, M. M Mikhail Mikhailovich 1895-1975LinguísticaCoesão (Linguistica)LinguisticsEsse trabalho analisa as refrações do discurso pedagógico que, em diálogo com outros discursos, como os da mídia e da linguística, reflete-os, além de ressignificá-los. Mais especificamente, trata-se da ressignificação que os discursos pedagógicos, postos em diálogo com os discursos da mídia, fazem de conceitos da lingüística; para essa análise tem-se como foco os conceitos de coesão e coerência, esses conceitos são critérios de avaliação dos textos. Quando retirados de suas enunciações e reutilizados nos dias de hoje, esses conceitos são ressignificados de forma a se adaptarem a novas enunciações. Como abordagem metodológica para a realização deste trabalho, tem-se uma análise qualitativa dialógica do livro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha (2010) (corpus desse trabalho, que representa o discurso pedagógico). No diálogo proposto sobre os conceitos de coesão e coerência textuais pode-se perceber a ressignificação causada pela nova enunciação em que esses enunciados são reutilizados. Esse trabalho, por valer-se da análise do discurso bakhtiniana, estará sempre voltado ao conceito de diálogo, colocando os discursos em contato; partindo desse ponto, busca-se entender quais discursos dialogam com a produção do discurso pedagógico no livro analisado. Pode-se perceber, na análise dos conceitos de coesão e coerência textuais, que alguns discursos que dialogam com esses enunciados são os discursos de normatização e padronização. É possível dizer que a enunciação em que esses enunciados se produzem remete aos discursos do capitalismo, dos vestibulares, da atribuição de notasEse trabajo analiza las refracciones del discurso pedagógico que, en diálogo con otros discursos, como el mediático y linguístico, los refleja, además de resignificalos. Más específicamente, este estudio aborda la resignificación que los discursos pedagógicos, en diálogo con los discursos de los medios de comunicación, hacen de conceptos de la linguística; para este análisis tendrá como foco los conceptos de cohesión y coherencia, que son criterios de evaluación de los textos escolares . Cuando son extraídos de su enunciación y reutilizados en la actualidad, esos conceptos son resignificados de forma que se adapten a nuevas enunciaciones. La metodología empleada para la realizar este trabajo consistió en un análisis cualitativo y dialógico, aplicado en el libro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha, 2010 (corpus de ese trabajo- lo que representa el discurso pedagógico). En el diálogo propuesto sobre los conceptos de cohesión y coherencia textuales es posible percibir la resignificación causada por la nueva enunciación en que eses enunciados son reutilizados. Este trabajo, que utiliza el análisis del discurso bajtiniano, se vuelve al concepto de diálogo, poniendo los discursos en contacto; partiendo de ese punto, el trabajo tiene por objetivo entender qué discursos dialogan con la producción del discurso pedagógico, como en el libro Redação linha a linha. Es posible percibir, tanto en el análisis de los conceptos de cohesión y coherencia textuales como en el análisis del libro todo, que algunos discursos que dialogan con esos enunciados son los discursos de normativización y estandarización. Eso se percibe porque en los conceptos de cohesión y coherencia hay una búsqueda por estandarizar los textos. Así, la enunciación en que esos enunciados se producen, remiten a los discursos del capitalismo, de la selectividad ode la atribución de notasPIBIC/ReitoriaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]2015-05-14T16:52:17Z2015-05-14T16:52:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIANA JUNIOR, Luis Carlos. Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.http://hdl.handle.net/11449/122965000746806http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-06/000746806.pdf0688738118968425Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122965Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:07.593940Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
title Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
spellingShingle Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]
Bakhtin, M. M Mikhail Mikhailovich 1895-1975
Linguística
Coesão (Linguistica)
Linguistics
title_short Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
title_full Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
title_fullStr Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
title_full_unstemmed Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
title_sort Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia
author Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]
author_facet Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Marina Célia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Junior, Luis Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M Mikhail Mikhailovich 1895-1975
Linguística
Coesão (Linguistica)
Linguistics
topic Bakhtin, M. M Mikhail Mikhailovich 1895-1975
Linguística
Coesão (Linguistica)
Linguistics
description Esse trabalho analisa as refrações do discurso pedagógico que, em diálogo com outros discursos, como os da mídia e da linguística, reflete-os, além de ressignificá-los. Mais especificamente, trata-se da ressignificação que os discursos pedagógicos, postos em diálogo com os discursos da mídia, fazem de conceitos da lingüística; para essa análise tem-se como foco os conceitos de coesão e coerência, esses conceitos são critérios de avaliação dos textos. Quando retirados de suas enunciações e reutilizados nos dias de hoje, esses conceitos são ressignificados de forma a se adaptarem a novas enunciações. Como abordagem metodológica para a realização deste trabalho, tem-se uma análise qualitativa dialógica do livro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha (2010) (corpus desse trabalho, que representa o discurso pedagógico). No diálogo proposto sobre os conceitos de coesão e coerência textuais pode-se perceber a ressignificação causada pela nova enunciação em que esses enunciados são reutilizados. Esse trabalho, por valer-se da análise do discurso bakhtiniana, estará sempre voltado ao conceito de diálogo, colocando os discursos em contato; partindo desse ponto, busca-se entender quais discursos dialogam com a produção do discurso pedagógico no livro analisado. Pode-se perceber, na análise dos conceitos de coesão e coerência textuais, que alguns discursos que dialogam com esses enunciados são os discursos de normatização e padronização. É possível dizer que a enunciação em que esses enunciados se produzem remete aos discursos do capitalismo, dos vestibulares, da atribuição de notas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-14T16:52:17Z
2015-05-14T16:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA JUNIOR, Luis Carlos. Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
http://hdl.handle.net/11449/122965
000746806
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-06/000746806.pdf
0688738118968425
identifier_str_mv VIANA JUNIOR, Luis Carlos. Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
000746806
0688738118968425
url http://hdl.handle.net/11449/122965
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-06/000746806.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129145711886336