A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202931 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907889.pdf |
Resumo: | Not available |
id |
UNSP_583cd8b85191e155899dd7aac8143c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/202931 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formaçãoBrasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)]Arte - Estudo e ensinoArtesEducação de criançasCurrículosProfessores - FormaçãoArte e educaçãoNot availableA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394 prevê o ensino da arte como componente obrigatório do currículo dos níveis de educação básica desde sua publicação em vinte de dezembro do ano de 1996. A partir de sua determinação muitas práticas educativas na área de conhecimento de Artes fizeram-se presentes no cotidiano escolar desde o Ensino Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Uma das concepções de Arte em que se baseia, na escola, passou a ser de Arte-Educação. Esta pesquisa tem como foco a Educação Infantil. O trabalho tem seu centro nas reflexões da própria autora da pesquisa, aportando-se em uma abordagem autobiográfica, em que o registro escrito acerca do percurso escolar compôs e compõe sua formação, considerando o como se dá a prática artística na Escola de Educação Infantil atualmente. O objetivo da pesquisa é trazer à discussão o papel estimulante (ou não) do docente frente ao desejo da criança de comunicar-se pela atividade de cunho artístico. A investigação contempla o caráter autobiográfico com embasamento teórico a partir de análise documental adicionado da utilização de estudo bibliográficoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lucindo, Ana Carolina [UNESP]2021-03-10T12:54:54Z2021-03-10T12:54:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfLUCINDO, Ana Carolina. A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/202931990009078890206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907889.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:01:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:25.598026Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
title |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
spellingShingle |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação Lucindo, Ana Carolina [UNESP] Brasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)] Arte - Estudo e ensino Artes Educação de crianças Currículos Professores - Formação Arte e educação |
title_short |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
title_full |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
title_fullStr |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
title_full_unstemmed |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
title_sort |
A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação |
author |
Lucindo, Ana Carolina [UNESP] |
author_facet |
Lucindo, Ana Carolina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucindo, Ana Carolina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)] Arte - Estudo e ensino Artes Educação de crianças Currículos Professores - Formação Arte e educação |
topic |
Brasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)] Arte - Estudo e ensino Artes Educação de crianças Currículos Professores - Formação Arte e educação |
description |
Not available |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-03-10T12:54:54Z 2021-03-10T12:54:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUCINDO, Ana Carolina. A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. http://hdl.handle.net/11449/202931 990009078890206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907889.pdf |
identifier_str_mv |
LUCINDO, Ana Carolina. A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. 990009078890206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/202931 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907889.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128265811918848 |