O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Marina [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141625
Resumo: O presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio.
id UNSP_585c53e0eeba40204c8f96b83adcb537
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141625
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativoO presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cyrino, Marina [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2016-07-19T12:59:47Z2016-07-19T12:59:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2597-2609application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-26092357-7819http://hdl.handle.net/11449/141625ISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf7352600571268275porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:08:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:07.731894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
title O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
spellingShingle O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
Cyrino, Marina [UNESP]
title_short O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
title_full O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
title_fullStr O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
title_full_unstemmed O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
title_sort O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo
author Cyrino, Marina [UNESP]
author_facet Cyrino, Marina [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Marina [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
description O presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:47Z
2016-07-19T12:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-2609
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141625
ISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf
7352600571268275
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141625
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-2609
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf
7352600571268275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2597-2609
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128515886809088