Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200009 http://hdl.handle.net/11449/6366 |
Resumo: | O artigo descreve a trajetória, bem como apresenta as conclusões de pesquisa que resultou em dissertação de mestrado em educação, defendida em 1997, cujo objeto de estudo é o profissional que atua na educação infantil em nosso país. As análises levaram à conclusão de que, ao longo da história, tem-se reforçado a imagem do profissional dessa área como sendo a da mulher naturalmente educadora, passiva, paciente, amorosa, que sabe agir com bom senso, é guiada pelo coração, em detrimento da formação profissional. A não-valorização salarial, a inferioridade perante os demais docentes, a vinculação do seu trabalho com o doméstico e a deficiência articulam-se à difusão da figura mitificada, que não consegue desvincular-se das significações que interligam a mãe e a criança. |
id |
UNSP_58de67f96499f79f9c966f47a6486519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6366 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantilOfficial documentation and the myth of the born educator in child educationEDUCAÇÃO INFANTILPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃOMULHERESRELAÇÕES DE GÊNEROO artigo descreve a trajetória, bem como apresenta as conclusões de pesquisa que resultou em dissertação de mestrado em educação, defendida em 1997, cujo objeto de estudo é o profissional que atua na educação infantil em nosso país. As análises levaram à conclusão de que, ao longo da história, tem-se reforçado a imagem do profissional dessa área como sendo a da mulher naturalmente educadora, passiva, paciente, amorosa, que sabe agir com bom senso, é guiada pelo coração, em detrimento da formação profissional. A não-valorização salarial, a inferioridade perante os demais docentes, a vinculação do seu trabalho com o doméstico e a deficiência articulam-se à difusão da figura mitificada, que não consegue desvincular-se das significações que interligam a mãe e a criança.This work describes the conclusion of the dissertation in Education, finished in 1997. The object of the dissertation was the professional who deals with children under six years in Brazilian pre-schools. The results of the research presented in this work led to the conclusion that the image continually reinforced of this professional was naturally a born educator, passive, patient, loving, who knows how to act with common sense, is guided by heart, to detriment of professional formation. The undervaluing of this professional in terms of salary, the inferiority in relation to other colleagues, the links of this work with domestic labour and private life, as well as the deficiencies of training appear as the results of this image based on widely divulged gender determinations and mythification of this professional who is unable to free herself from the myths linking mother and child.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e LetrasFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arce, Alessandra [UNESP]2014-05-20T13:21:55Z2014-05-20T13:21:55Z2001-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article167-184application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200009Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 167-184, 2001.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/636610.1590/S0100-15742001000200009S0100-15742001000200009S0100-15742001000200009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:18:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6366Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:14:11.040734Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil Official documentation and the myth of the born educator in child education |
title |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
spellingShingle |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil Arce, Alessandra [UNESP] EDUCAÇÃO INFANTIL PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO MULHERES RELAÇÕES DE GÊNERO |
title_short |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
title_full |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
title_fullStr |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
title_sort |
Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil |
author |
Arce, Alessandra [UNESP] |
author_facet |
Arce, Alessandra [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arce, Alessandra [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO MULHERES RELAÇÕES DE GÊNERO |
topic |
EDUCAÇÃO INFANTIL PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO MULHERES RELAÇÕES DE GÊNERO |
description |
O artigo descreve a trajetória, bem como apresenta as conclusões de pesquisa que resultou em dissertação de mestrado em educação, defendida em 1997, cujo objeto de estudo é o profissional que atua na educação infantil em nosso país. As análises levaram à conclusão de que, ao longo da história, tem-se reforçado a imagem do profissional dessa área como sendo a da mulher naturalmente educadora, passiva, paciente, amorosa, que sabe agir com bom senso, é guiada pelo coração, em detrimento da formação profissional. A não-valorização salarial, a inferioridade perante os demais docentes, a vinculação do seu trabalho com o doméstico e a deficiência articulam-se à difusão da figura mitificada, que não consegue desvincular-se das significações que interligam a mãe e a criança. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-07-01 2014-05-20T13:21:55Z 2014-05-20T13:21:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200009 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 167-184, 2001. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/6366 10.1590/S0100-15742001000200009 S0100-15742001000200009 S0100-15742001000200009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200009 http://hdl.handle.net/11449/6366 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 167-184, 2001. 0100-1574 10.1590/S0100-15742001000200009 S0100-15742001000200009 S0100-15742001000200009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167-184 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129300112605184 |