Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8800 |
Resumo: | Os estudos articulados sobre as infâncias e relações de gênero que se desenvolveram numa perspectiva histórica sociocultural e existencial questionaram o determinismo biológico, ou qualquer outra espécie de determinismo. Nesta rota vimos que as crianças são compreendidas como sujeitos que se agenciam em situações específicas, embora, existam regras prescritas estruturalmente que se materializam nas relações de classe, raça, gênero, religiosidade, regionalidades, nacionalidades. Tendo como marco tais estudos esculpiremos (através do olhar, ouvir, falar, ludicizar e escrever) quatro cenas desenroladas no Centro Municipal de Educação Infantil na cidade do Salvador, onde as crianças (3 a 5 anos) nos ajudam a construir reflexões sobre as famosas dicotomias de gênero, suas ambiguidades e seus desdobramentos sem os embaraços e mal-estar promovido pelos preconceitos existentes no mundo adultocêntrico. |
id |
FURG-2_35625bc1bb22284885472562d0d0a521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8800 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantilExperiênciaEducação InfantilRelações de GêneroRelações de gênero na Educação InfantilOs estudos articulados sobre as infâncias e relações de gênero que se desenvolveram numa perspectiva histórica sociocultural e existencial questionaram o determinismo biológico, ou qualquer outra espécie de determinismo. Nesta rota vimos que as crianças são compreendidas como sujeitos que se agenciam em situações específicas, embora, existam regras prescritas estruturalmente que se materializam nas relações de classe, raça, gênero, religiosidade, regionalidades, nacionalidades. Tendo como marco tais estudos esculpiremos (através do olhar, ouvir, falar, ludicizar e escrever) quatro cenas desenroladas no Centro Municipal de Educação Infantil na cidade do Salvador, onde as crianças (3 a 5 anos) nos ajudam a construir reflexões sobre as famosas dicotomias de gênero, suas ambiguidades e seus desdobramentos sem os embaraços e mal-estar promovido pelos preconceitos existentes no mundo adultocêntrico.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/880010.14295/momento.v28i2.8800Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 239-253Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 239-2532316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8800/6126Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Amanaiara Conceição de SantanaMesseder, Suely Aldir2019-10-24T21:39:01Zoai:periodicos.furg.br:article/8800Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:39:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
title |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
spellingShingle |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil Miranda, Amanaiara Conceição de Santana Experiência Educação Infantil Relações de Gênero Relações de gênero na Educação Infantil |
title_short |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
title_full |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
title_fullStr |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
title_sort |
Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil |
author |
Miranda, Amanaiara Conceição de Santana |
author_facet |
Miranda, Amanaiara Conceição de Santana Messeder, Suely Aldir |
author_role |
author |
author2 |
Messeder, Suely Aldir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Amanaiara Conceição de Santana Messeder, Suely Aldir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Educação Infantil Relações de Gênero Relações de gênero na Educação Infantil |
topic |
Experiência Educação Infantil Relações de Gênero Relações de gênero na Educação Infantil |
description |
Os estudos articulados sobre as infâncias e relações de gênero que se desenvolveram numa perspectiva histórica sociocultural e existencial questionaram o determinismo biológico, ou qualquer outra espécie de determinismo. Nesta rota vimos que as crianças são compreendidas como sujeitos que se agenciam em situações específicas, embora, existam regras prescritas estruturalmente que se materializam nas relações de classe, raça, gênero, religiosidade, regionalidades, nacionalidades. Tendo como marco tais estudos esculpiremos (através do olhar, ouvir, falar, ludicizar e escrever) quatro cenas desenroladas no Centro Municipal de Educação Infantil na cidade do Salvador, onde as crianças (3 a 5 anos) nos ajudam a construir reflexões sobre as famosas dicotomias de gênero, suas ambiguidades e seus desdobramentos sem os embaraços e mal-estar promovido pelos preconceitos existentes no mundo adultocêntrico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8800 10.14295/momento.v28i2.8800 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8800 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.8800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8800/6126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 239-253 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 239-253 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250255159296 |