Escolas do campo de Araraquara (2001/2012): história, memórias e experiência percebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Reginaldo Anselmo [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181031
Resumo: As instituições escolares assim como as pessoas são portadoras de memórias, então se faz necessário que recuperemos tais memórias e as transformemos numa história possível de ser registrada. Assim esta tese tem por finalidade reconstruir a história das escolas do campo da região de Araraquara no Estado de São Paulo desde a sua implantação em 2001 até o ano de 2012, valendo-se da história oral como metodologia para coleta de dados juntamente com a análise de fontes documentais provenientes de diferentes instituições públicas envolvidas na construção do processo educacional das instituições de ensino pesquisadas. Partindo de uma abordagem relacionada com a História Cultural, utilizou um referencial teórico que possibilitou construir uma narrativa histórica a partir das diferentes experiências dos sujeitos envolvidas no processo. Foram realizadas nove entrevistas sendo três docentes das escolas pesquisadas, três agricultoras assentadas da reforma agrária e três representantes do poder público que tornaram possível a percepção sobre o processo de construção e manutenção das Escolas do Campo de Araraquara. Assim, o pretendido foi, a partir das prerrogativas da história do tempo presente, contribuir com os estudos historiográficos sobre instituições educativas rurais, evidenciando a importância da experiência histórica dos sujeitos do campo, do corpo docente e dos gestores públicos na construção de uma proposta de Educação do Campo comprometida com uma educação de qualidade.
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Partindo de uma abordagem relacionada com a História Cultural, utilizou um referencial teórico que possibilitou construir uma narrativa histórica a partir das diferentes experiências dos sujeitos envolvidas no processo. Foram realizadas nove entrevistas sendo três docentes das escolas pesquisadas, três agricultoras assentadas da reforma agrária e três representantes do poder público que tornaram possível a percepção sobre o processo de construção e manutenção das Escolas do Campo de Araraquara. Assim, o pretendido foi, a partir das prerrogativas da história do tempo presente, contribuir com os estudos historiográficos sobre instituições educativas rurais, evidenciando a importância da experiência histórica dos sujeitos do campo, do corpo docente e dos gestores públicos na construção de uma proposta de Educação do Campo comprometida com uma educação de qualidade.Las instituciones escolares así como las personas son portadoras de memorias, entonces se hace necesario que recuperemos tales memorias y las transformemos en una historia posible de ser registrada. Así esta tesis tiene por finalidad reconstruir la historia de las escuelas del campo de la región de Araraquara en el Estado de São Paulo desde su implantación en 2001 hasta el año 2012, valiéndose de la historia oral como metodología para recolección de datos junto con el análisis de fuentes documentales provenientes de diferentes instituciones públicas involucradas en la construcción del proceso educativo de las instituciones de enseñanza investigadas. A partir de un abordaje relacionado con la Historia Cultural, utilizó un referencial teórico que posibilitó construir una narrativa histórica a partir de las diferentes experiencias de los sujetos involucrados en el proceso. Se realizaron nueve entrevistas siendo tres docentes de las escuelas investigadas, tres agricultoras asentadas de la reforma agraria y tres representantes del poder público que hicieron posible la percepción sobre el proceso de construcción y mantenimiento de las Escuelas del Campo de Araraquara. Así, lo pretendido fue, a partir de las prerrogativas de la historia del tiempo presente, contribuir con los estudios historiográficos sobre instituciones educativas rurales, evidenciando la importancia de la experiencia histórica de los sujetos del campo, del cuerpo docente y de los gestores públicos en la construcción de una propuesta de "Educación del Campo” comprometida con una educación de calidad.School institutions as well as people carry memories, so it is necessary that we retrieve such memories and make them a recordable history. Thus, this thesis aims to reconstruct the history of the schools of the Araraquara region in the State of São Paulo from its implementation in 2001 to the year 2012, using oral history as methodology for data collection along with the analysis of documentary sources from different public institutions involved in the construction of the educational process of the researched educational institutions. Starting from an approach related to Cultural History, it used a theoretical framework that made it possible to construct a historical narrative based on the different experiences of the subjects involved in the process. Nine interviews were conducted: three teachers from the schools surveyed, three farmers based on agrarian reform and three representatives from the public authorities who made it possible to perceive the process of construction and maintenance of the Campo de Araraquara Schools. The purpose of this study was to contribute to the historiographic studies of rural educational institutions, highlighting the importance of the historical experience of field subjects, teaching staff and public managers in the construction of a proposal of Field Education committed to quality education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosa Fátima de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Reginaldo Anselmo [UNESP]2019-03-15T12:55:37Z2019-03-15T12:55:37Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18103100091380133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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