Uma leitura geográfica da educação no campo: o caso da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro - SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95627 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou uma leitura geográfica da Escola Municipal Agrícola “Engenheiro Rubens Foot Guimarães” de Rio Claro-SP, ou seja, uma análise de sua organização espacial e inserção/impacto no território do município, pautada pelos princípios lógicos da Geografia. Partimos do pressuposto de que as escolas localizadas no campo são agentes organizadores do espaço e objetivam a educação formal, a técnica agrícola e o fortalecimento da vida cultural rural, no entanto, com a intensificação da urbanização, nem sempre conseguem atingir seus objetivos. Desta maneira, tentamos relacionar a alteração da organização espacial da escola pesquisada em função dos objetivos da mesma e da influência da urbanização. O trabalho discute e aplica os conceitos de educação no campo, organização espacial, território, representação social e análise espacial. Como procedimento metodológico da pesquisa realizamos um levantamento histórico e uma caracterização da unidade escolar; aplicamos questionários aos discentes, suas famílias e aos docentes; coletamos informações espaciais relacionadas à escola e elaboramos representações cartográficas da mesma nos anos de 1988, 1998 e 2010. Concluímos que a Escola Municipal Agrícola de Rio Claro é diferente da maioria das escolas localizadas no campo, sobretudo por ser tão atrelada à gestão municipal que se altera rapidamente |
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Uma leitura geográfica da educação no campo: o caso da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro - SPEscola Municipal Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães - Rio Claro (SP)GeographyGeografia - Rio Claro (SP)Escolas agricolasEducação ruralPercepção espacialRepresentações sociaisSistemas de informação geograficaO presente trabalho objetivou uma leitura geográfica da Escola Municipal Agrícola “Engenheiro Rubens Foot Guimarães” de Rio Claro-SP, ou seja, uma análise de sua organização espacial e inserção/impacto no território do município, pautada pelos princípios lógicos da Geografia. Partimos do pressuposto de que as escolas localizadas no campo são agentes organizadores do espaço e objetivam a educação formal, a técnica agrícola e o fortalecimento da vida cultural rural, no entanto, com a intensificação da urbanização, nem sempre conseguem atingir seus objetivos. Desta maneira, tentamos relacionar a alteração da organização espacial da escola pesquisada em função dos objetivos da mesma e da influência da urbanização. O trabalho discute e aplica os conceitos de educação no campo, organização espacial, território, representação social e análise espacial. Como procedimento metodológico da pesquisa realizamos um levantamento histórico e uma caracterização da unidade escolar; aplicamos questionários aos discentes, suas famílias e aos docentes; coletamos informações espaciais relacionadas à escola e elaboramos representações cartográficas da mesma nos anos de 1988, 1998 e 2010. Concluímos que a Escola Municipal Agrícola de Rio Claro é diferente da maioria das escolas localizadas no campo, sobretudo por ser tão atrelada à gestão municipal que se altera rapidamenteThis study aimed to reading geographical of the Escola Municipal Agricola Engenheiro Rubens Foot Guimarães of Rio Claro-SP, in other words, an analysis in its spatial organization and insertion / impact in the municipality, guided by the logical principles of geography. The assumption are that the schools located in rural are factors organizers of space that to aim formal education, agricultural technique and strengthen rural cultural life, however, with increased urbanization, can not always achieve their goals. Thus, we try to relate the change in the spatial organization of the school studied as a function of the same goals and the influence of urbanization. The paper discusses and applies the concepts of education in the field, spatial organization, territory, social representation and spatial analysis. As procedure methodological research we conducted a historical survey and a characterization of the school unit; applied questionnaires to students, their families and teachers; collected spatial information related to school and elaborated cartographic representations of the same in 1988, 1998 and 2010. We conclude that the Escola Municipal Agricola of Rio Claro is different from most of the schools located in the field, especially for being so tied to municipal management that changes rapidlyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Darlene Aparecida de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Silas Nogueira de [UNESP]2014-06-11T19:27:50Z2014-06-11T19:27:50Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. : il., tabs.application/pdfMELO, Silas Nogueira de. Uma leitura geográfica da educação no campo: o caso da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro - SP. 2012. 152 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/95627000706387melo_sn_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:12:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:31.892265Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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