Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156523
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf
Resumo: The present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spaces
id UNSP_5a2762d64b48a6fdde02bbb722cbf374
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156523
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturaisCultura afro-brasileiraPrática pedagógicaMaterial didáticoEnsino fundamentalEducationThe present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spacesA presente pesquisa teve a intenção de realizar um estudo sobre o ensino da cultura afro-brasileira nos espaços formais de educação brasileira, mais especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando, o campo de estudo foi uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde analisamos a prática dos professores e os materiais didáticos utilizados, com destaque aqui, os livros didáticos adotados no trabalho educativo cotidiano. Sob a ótica da Educação Popular, da Educação Inclusiva e do Multiculturalismo à luz do referencial bibliográfico, optamos pela pesquisa qualitativa e pela análise de conteúdo como metodologia. Avaliamos e discutimos então, a efetiva participação da escola, através dos recursos didáticos e das metodologias desenvolvidas na formação das crianças, voltada à superação dos preconceitos tão arraigados em nossa sociedade e muito presentes nos espaços escolaresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]2018-09-19T17:27:41Z2018-09-19T17:27:41Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfTAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156523000898988http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf5446515762795697Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156523Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:54.956576Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
title Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
spellingShingle Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]
Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Material didático
Ensino fundamental
Education
title_short Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
title_full Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
title_fullStr Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
title_full_unstemmed Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
title_sort Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
author Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]
author_facet Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Material didático
Ensino fundamental
Education
topic Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Material didático
Ensino fundamental
Education
description The present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spaces
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2018-09-19T17:27:41Z
2018-09-19T17:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156523
000898988
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf
5446515762795697
identifier_str_mv TAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000898988
5446515762795697
url http://hdl.handle.net/11449/156523
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128913438670848