Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156523 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf |
Resumo: | The present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spaces |
id |
UNSP_5a2762d64b48a6fdde02bbb722cbf374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156523 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturaisCultura afro-brasileiraPrática pedagógicaMaterial didáticoEnsino fundamentalEducationThe present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spacesA presente pesquisa teve a intenção de realizar um estudo sobre o ensino da cultura afro-brasileira nos espaços formais de educação brasileira, mais especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando, o campo de estudo foi uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde analisamos a prática dos professores e os materiais didáticos utilizados, com destaque aqui, os livros didáticos adotados no trabalho educativo cotidiano. Sob a ótica da Educação Popular, da Educação Inclusiva e do Multiculturalismo à luz do referencial bibliográfico, optamos pela pesquisa qualitativa e pela análise de conteúdo como metodologia. Avaliamos e discutimos então, a efetiva participação da escola, através dos recursos didáticos e das metodologias desenvolvidas na formação das crianças, voltada à superação dos preconceitos tão arraigados em nossa sociedade e muito presentes nos espaços escolaresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP]2018-09-19T17:27:41Z2018-09-19T17:27:41Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfTAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156523000898988http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf5446515762795697Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156523Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:54.956576Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
title |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
spellingShingle |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP] Cultura afro-brasileira Prática pedagógica Material didático Ensino fundamental Education |
title_short |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
title_full |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
title_fullStr |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
title_full_unstemmed |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
title_sort |
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais |
author |
Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP] |
author_facet |
Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Sabrina Cardoso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Prática pedagógica Material didático Ensino fundamental Education |
topic |
Cultura afro-brasileira Prática pedagógica Material didático Ensino fundamental Education |
description |
The present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spaces |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30 2018-09-19T17:27:41Z 2018-09-19T17:27:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017. http://hdl.handle.net/11449/156523 000898988 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf 5446515762795697 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017. 000898988 5446515762795697 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156523 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898988.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128913438670848 |