Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238681
Resumo: Esta investigação teve início na relação entre dois grandes temas: a influência da tecnologia na vida das pessoas e a forma de uso dos espaços virtuais. Embasamo-nos na hipótese de que o espaço virtual apresenta elementos e características que tendem a possibilitar o processo de ensino com novas maneiras de compreensão das informações e desenvolvimento de competências e habilidades. Em busca de verificação de tal hipótese é que o objetivo principal da tese se estabeleceu: investigar a relação entre as diversas gerações digitais e a forma de uso dos espaços virtuais, analisando as principais características identificadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, apresentamos o referencial teórico desta tese, que foi guia para discussão dos temas centrais da pesquisa. Quanto à metodologia, dois caminhos foram trilhados: a revisão sistemática da literatura e a investigação de dados. Um roteiro de análise nos auxiliou na seleção dos materiais encontrados. Considerando a visão sistêmica e panorâmica apresentada por esta investigação, como principal resultado encontrado foram apresentadas as características predominantes da relação entre gerações digitais, estilos de uso do espaço virtual e as suas faixas etárias influenciando diretamente as tendências e serviços.
id UNSP_5a366faa3b952d4952a95a049125343e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238681
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitaisUse styles of virtual learning spaces: different profiles and formats in digital generationsTecnologias digitaisGerações digitaisForma de uso dos espaços virtuaisMídias digitaisDigital technologiesDigital generationsWay of using virtual spacesDigital mediaEsta investigação teve início na relação entre dois grandes temas: a influência da tecnologia na vida das pessoas e a forma de uso dos espaços virtuais. Embasamo-nos na hipótese de que o espaço virtual apresenta elementos e características que tendem a possibilitar o processo de ensino com novas maneiras de compreensão das informações e desenvolvimento de competências e habilidades. Em busca de verificação de tal hipótese é que o objetivo principal da tese se estabeleceu: investigar a relação entre as diversas gerações digitais e a forma de uso dos espaços virtuais, analisando as principais características identificadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, apresentamos o referencial teórico desta tese, que foi guia para discussão dos temas centrais da pesquisa. Quanto à metodologia, dois caminhos foram trilhados: a revisão sistemática da literatura e a investigação de dados. Um roteiro de análise nos auxiliou na seleção dos materiais encontrados. Considerando a visão sistêmica e panorâmica apresentada por esta investigação, como principal resultado encontrado foram apresentadas as características predominantes da relação entre gerações digitais, estilos de uso do espaço virtual e as suas faixas etárias influenciando diretamente as tendências e serviços.This investigation began with the relationship between two major themes: the influence of technology on people's lives and the way in which virtual spaces are used. We are based on the hypothesis that the virtual space presents elements and characteristics that tend to make the teaching process possible with new ways of understanding information and developing skills and abilities. In search of verification of this hypothesis, the main objective of the thesis was established: to investigate the relationship between the different digital generations and the way in which virtual spaces are used, analyzing the main characteristics identified. Based on the bibliographic survey carried out, we present the theoretical framework of this thesis, which was a guide for the discussion of the central themes of the research. As for the methodology, two paths were taken: the systematic review of the literature and the investigation of data. An analysis script helped us in the selection of the materials found. Considering the systemic and panoramic view presented by this investigation, as the main result found, the predominant characteristics of the relationship between digital generations, styles of use of virtual space and their age groups were presented, directly influencing trends and services.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albino, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana2023-01-12T11:06:25Z2023-01-12T11:06:25Z2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23868133004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:48:46.228251Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
Use styles of virtual learning spaces: different profiles and formats in digital generations
title Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
spellingShingle Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana
Tecnologias digitais
Gerações digitais
Forma de uso dos espaços virtuais
Mídias digitais
Digital technologies
Digital generations
Way of using virtual spaces
Digital media
title_short Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
title_full Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
title_fullStr Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
title_full_unstemmed Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
title_sort Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
author Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana
author_facet Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albino, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Gerações digitais
Forma de uso dos espaços virtuais
Mídias digitais
Digital technologies
Digital generations
Way of using virtual spaces
Digital media
topic Tecnologias digitais
Gerações digitais
Forma de uso dos espaços virtuais
Mídias digitais
Digital technologies
Digital generations
Way of using virtual spaces
Digital media
description Esta investigação teve início na relação entre dois grandes temas: a influência da tecnologia na vida das pessoas e a forma de uso dos espaços virtuais. Embasamo-nos na hipótese de que o espaço virtual apresenta elementos e características que tendem a possibilitar o processo de ensino com novas maneiras de compreensão das informações e desenvolvimento de competências e habilidades. Em busca de verificação de tal hipótese é que o objetivo principal da tese se estabeleceu: investigar a relação entre as diversas gerações digitais e a forma de uso dos espaços virtuais, analisando as principais características identificadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, apresentamos o referencial teórico desta tese, que foi guia para discussão dos temas centrais da pesquisa. Quanto à metodologia, dois caminhos foram trilhados: a revisão sistemática da literatura e a investigação de dados. Um roteiro de análise nos auxiliou na seleção dos materiais encontrados. Considerando a visão sistêmica e panorâmica apresentada por esta investigação, como principal resultado encontrado foram apresentadas as características predominantes da relação entre gerações digitais, estilos de uso do espaço virtual e as suas faixas etárias influenciando diretamente as tendências e serviços.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
2023-01-12T11:06:25Z
2023-01-12T11:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238681
33004056092P6
url http://hdl.handle.net/11449/238681
identifier_str_mv 33004056092P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128278474522624