Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rita de Cássia [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202248
Resumo: Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, as reformas realizadas na educação brasileira nas últimas décadas têm se mostrado empenhadas em adequar a educação escolar às transformações do modelo de produção industrial e das formas de exploração do trabalho pelo capital. Os estudos realizados mostraram que existe uma clara relação entre os padrões neoliberais de gestão da educação pública e as pedagogias do aprender a aprender, especialmente no caso da pedagogia das competências e do neotecnicismo. Finalmente, tomando-se como referência a pedagogia histórico-crítica, é defendida a tese de que a gestão escolar democrática pode se constituir numa forma de organização do trabalho pedagógico favorecedora da socialização do saber sistematizado no que se refere às ciências da natureza e da sociedade, da arte e da filosofia. Conclui-se pela necessidade de aprofundamento dos estudos sobre as relações entre as definições do que seja a especificidade da educação escolar e os modelos de gestão escolar.
id UNSP_5a4e642235306f501e25d241ea8cc743
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-críticaSchool management and pedagogical theories in the society of capital: contributions of historical-critical pedagogyGestão escolarEducação escolarTeorias pedagógicasGestão do trabalhoPedagogia histórico-críticaNesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, as reformas realizadas na educação brasileira nas últimas décadas têm se mostrado empenhadas em adequar a educação escolar às transformações do modelo de produção industrial e das formas de exploração do trabalho pelo capital. Os estudos realizados mostraram que existe uma clara relação entre os padrões neoliberais de gestão da educação pública e as pedagogias do aprender a aprender, especialmente no caso da pedagogia das competências e do neotecnicismo. Finalmente, tomando-se como referência a pedagogia histórico-crítica, é defendida a tese de que a gestão escolar democrática pode se constituir numa forma de organização do trabalho pedagógico favorecedora da socialização do saber sistematizado no que se refere às ciências da natureza e da sociedade, da arte e da filosofia. Conclui-se pela necessidade de aprofundamento dos estudos sobre as relações entre as definições do que seja a especificidade da educação escolar e os modelos de gestão escolar.This research analyses the relations between the public schools’ management models and the pedagogical practices which are directly or indirectly influenced by the reproduction processes of the capitalist society. The reforms carried out in Brazilian education in the last decades have been shown to be committed to adapting school education to the transformations of the new industrial production model and the forms of exploitation of labor by capital. The studies carried out showed that there is a clear relationship between the neoliberal standards of public education management and the pedagogies of learning to learn, especially in the case of skills pedagogy and neo-technicism. Finally, taking as a reference the historical-critical pedagogy, we argue in favor of the idea that democratic school management can constitute a form of pedagogical work organization favorable to the socialization of systematized knowledge with regard to the natural and social sciences, art and philosophy. We conclude that there is a need for further studies on the relationships between school management models and the aspects that characterize the specificity of educational practice compared to other types of social practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Rita de Cássia [UNESP]2021-01-05T16:40:48Z2021-01-05T16:40:48Z2020-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20224833004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:22.973093Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
School management and pedagogical theories in the society of capital: contributions of historical-critical pedagogy
title Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
Duarte, Rita de Cássia [UNESP]
Gestão escolar
Educação escolar
Teorias pedagógicas
Gestão do trabalho
Pedagogia histórico-crítica
title_short Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
title_full Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
title_sort Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
author Duarte, Rita de Cássia [UNESP]
author_facet Duarte, Rita de Cássia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rita de Cássia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Educação escolar
Teorias pedagógicas
Gestão do trabalho
Pedagogia histórico-crítica
topic Gestão escolar
Educação escolar
Teorias pedagógicas
Gestão do trabalho
Pedagogia histórico-crítica
description Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, as reformas realizadas na educação brasileira nas últimas décadas têm se mostrado empenhadas em adequar a educação escolar às transformações do modelo de produção industrial e das formas de exploração do trabalho pelo capital. Os estudos realizados mostraram que existe uma clara relação entre os padrões neoliberais de gestão da educação pública e as pedagogias do aprender a aprender, especialmente no caso da pedagogia das competências e do neotecnicismo. Finalmente, tomando-se como referência a pedagogia histórico-crítica, é defendida a tese de que a gestão escolar democrática pode se constituir numa forma de organização do trabalho pedagógico favorecedora da socialização do saber sistematizado no que se refere às ciências da natureza e da sociedade, da arte e da filosofia. Conclui-se pela necessidade de aprofundamento dos estudos sobre as relações entre as definições do que seja a especificidade da educação escolar e os modelos de gestão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
2021-01-05T16:40:48Z
2021-01-05T16:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202248
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/202248
identifier_str_mv 33004030079P2
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129430888906752