Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193505
Resumo: A presente tese, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, e vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, resulta de pesquisa que teve como objetivo geral compreender a forma pela qual as neoformações da psique das crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental, relacionadas ao pensamento teórico – organizam-se em um sistema inter-relacional que se constituem no processo de desenvolvimento da Atividade de Estudo. A Atividade de Estudo, entendida pelos teóricos da Teoria Histórico-Cultural como a atividade principal de crianças em idade escolar, é considerada como um meio para que os estudantes, utilizando-se dessas capacidades, reproduzam os métodos de ações pelos quais compreendem e analisam o mundo dos fenômenos, das relações e dos bens culturais humanos. Por meio do conhecimento teórico, conteúdo da Atividade de Estudo, desenvolvem-se, no escolar, essas novas capacidades que lhe possibilitam o desenvolvimento de uma nova forma de ação para concretizar sua relação com o mundo, ou seja, uma relação teórica com a realidade. Partimos da hipótese de que a Atividade de Estudo é a forma de organização do trabalho pedagógico mais adequada para o desenvolvimento das capacidades de análise, reflexão e planificação mental e que, por meio da sua organização sistemática, são possibilitados aos escolares a apropriação dos princípios e os modos de ação essenciais para formação das neoformações denominadas de capacidades do pensamento teórico. A pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo teórico no qual foram realizadas as ações de localizar, reunir, analisar, sintetizar e ressignificar as teorizações contidas em publicações, textos, artigos e livros de autores da Teoria Histórico-Cultural. Concluímos, em nossa pesquisa, que a Atividade de Estudo, por sua estrutura e organização, é um meio fundamental de desenvolvimento das neoformações da psique em crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental -, elementos constituidores do pensamento teórico e da consciência teórica essenciais para os sujeitos compreenderem a realidade a sua volta e nela agirem de modo a transformar a sua própria existência e o meio em que atuam.
id UNSP_5ad5f4f8ef72fda95b2b320a06c582d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193505
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamentoLearning activity as a means of developing theoretical thinking capacitiesEducaçãoEnsino fundamentalAtividade de estudoCapacidades do pensamento teóricoEducationElementary schoolLearning activityCapacities of theoretical thinkingA presente tese, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, e vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, resulta de pesquisa que teve como objetivo geral compreender a forma pela qual as neoformações da psique das crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental, relacionadas ao pensamento teórico – organizam-se em um sistema inter-relacional que se constituem no processo de desenvolvimento da Atividade de Estudo. A Atividade de Estudo, entendida pelos teóricos da Teoria Histórico-Cultural como a atividade principal de crianças em idade escolar, é considerada como um meio para que os estudantes, utilizando-se dessas capacidades, reproduzam os métodos de ações pelos quais compreendem e analisam o mundo dos fenômenos, das relações e dos bens culturais humanos. Por meio do conhecimento teórico, conteúdo da Atividade de Estudo, desenvolvem-se, no escolar, essas novas capacidades que lhe possibilitam o desenvolvimento de uma nova forma de ação para concretizar sua relação com o mundo, ou seja, uma relação teórica com a realidade. Partimos da hipótese de que a Atividade de Estudo é a forma de organização do trabalho pedagógico mais adequada para o desenvolvimento das capacidades de análise, reflexão e planificação mental e que, por meio da sua organização sistemática, são possibilitados aos escolares a apropriação dos princípios e os modos de ação essenciais para formação das neoformações denominadas de capacidades do pensamento teórico. A pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo teórico no qual foram realizadas as ações de localizar, reunir, analisar, sintetizar e ressignificar as teorizações contidas em publicações, textos, artigos e livros de autores da Teoria Histórico-Cultural. Concluímos, em nossa pesquisa, que a Atividade de Estudo, por sua estrutura e organização, é um meio fundamental de desenvolvimento das neoformações da psique em crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental -, elementos constituidores do pensamento teórico e da consciência teórica essenciais para os sujeitos compreenderem a realidade a sua volta e nela agirem de modo a transformar a sua própria existência e o meio em que atuam.This thesis, elaborated in the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília, and linked to the Research Line Theory and Pedagogical Practices, results from research that had the general objective of understanding the way in which the neoformations of the psyche of schoolchildren, the capacities of analysis, reflection and mental planning, related to theoretical thinking - are organized in an interrelational system that are constituted in the process of development of the Learning Activity. Learning Activity, understood by theoreticians of Historical-Cultural Theory as the main activity of school-age children, is considered as a means for students, using these skills, to reproduce the methods of actions by which they understand and analyze the world of phenomena, relationships and human cultural goods. Through theoretical knowledge, content of the Learning Activity, these new skills are developed in the school, which enable him to develop a new form of action to concretize his relationship with the world, that is, a theoretical relationship with reality . We start from the hypothesis that the Learning Activity is the most appropriate way of organizing the pedagogical work for the development of the capacities of analysis, reflection and mental planning and that, through its systematic organization, students are able to appropriate the principles and the modes of action essential for the formation of new formations called capacities of theoretical thinking. The research carried out is characterized as a theoretical study in which the actions of locating, gathering, analyzing, synthesizing and reframing the theories contained in publications, texts, articles and books by authors of the Historical- Cultural Theory were carried out. We concluded, in our research, that the Learning Activity, due to its structure and organization, is a fundamental means of developing new psycho formations in school-aged children, the capacities of analysis, reflection and mental planning, elements that constitute theoretical thinking and theoretical awareness essential for the subjects to understand the reality around them and act in it in order to transform their own existence and the environment in which they act.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]2020-09-16T23:16:24Z2020-09-16T23:16:24Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19350533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193505Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
Learning activity as a means of developing theoretical thinking capacities
title Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
spellingShingle Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Atividade de estudo
Capacidades do pensamento teórico
Education
Elementary school
Learning activity
Capacities of theoretical thinking
title_short Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
title_full Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
title_fullStr Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
title_full_unstemmed Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
title_sort Atividade de estudo como meio para o desenvolvimento das capacidades teóricas do pensamento
author Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]
author_facet Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarindo, Cleber Barbosa da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Atividade de estudo
Capacidades do pensamento teórico
Education
Elementary school
Learning activity
Capacities of theoretical thinking
topic Educação
Ensino fundamental
Atividade de estudo
Capacidades do pensamento teórico
Education
Elementary school
Learning activity
Capacities of theoretical thinking
description A presente tese, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, e vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, resulta de pesquisa que teve como objetivo geral compreender a forma pela qual as neoformações da psique das crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental, relacionadas ao pensamento teórico – organizam-se em um sistema inter-relacional que se constituem no processo de desenvolvimento da Atividade de Estudo. A Atividade de Estudo, entendida pelos teóricos da Teoria Histórico-Cultural como a atividade principal de crianças em idade escolar, é considerada como um meio para que os estudantes, utilizando-se dessas capacidades, reproduzam os métodos de ações pelos quais compreendem e analisam o mundo dos fenômenos, das relações e dos bens culturais humanos. Por meio do conhecimento teórico, conteúdo da Atividade de Estudo, desenvolvem-se, no escolar, essas novas capacidades que lhe possibilitam o desenvolvimento de uma nova forma de ação para concretizar sua relação com o mundo, ou seja, uma relação teórica com a realidade. Partimos da hipótese de que a Atividade de Estudo é a forma de organização do trabalho pedagógico mais adequada para o desenvolvimento das capacidades de análise, reflexão e planificação mental e que, por meio da sua organização sistemática, são possibilitados aos escolares a apropriação dos princípios e os modos de ação essenciais para formação das neoformações denominadas de capacidades do pensamento teórico. A pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo teórico no qual foram realizadas as ações de localizar, reunir, analisar, sintetizar e ressignificar as teorizações contidas em publicações, textos, artigos e livros de autores da Teoria Histórico-Cultural. Concluímos, em nossa pesquisa, que a Atividade de Estudo, por sua estrutura e organização, é um meio fundamental de desenvolvimento das neoformações da psique em crianças em idade escolar - as capacidades de análise, reflexão e planificação mental -, elementos constituidores do pensamento teórico e da consciência teórica essenciais para os sujeitos compreenderem a realidade a sua volta e nela agirem de modo a transformar a sua própria existência e o meio em que atuam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16T23:16:24Z
2020-09-16T23:16:24Z
2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193505
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/193505
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128200969027584