Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iachel, Gustavo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90887
Resumo: Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas, os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas, o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido, ocorrido em onze encontros, nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica, discutiram sobre a Astronomia, dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas, como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia, presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado, característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa, constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal, foram submetidos à análise de conteúdo, e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências, as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.
id UNSP_5adbcc90e2d0b8f8559f1aa4062ca562
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90887
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professoresProfessores - FormaçãoAstronomia - Estudo e ensinoAstronomy educationTeachers educationRelata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas, os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas, o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido, ocorrido em onze encontros, nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica, discutiram sobre a Astronomia, dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas, como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia, presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado, característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa, constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal, foram submetidos à análise de conteúdo, e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências, as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.We report here an exploratory study about Secondary and High School teachers’ continuing education about Astronomy teaching practice. As related in Science Education literature, inservice teachers have serious difficulties in teaching subjects related to Astronomy, which makes essential their request for continuing formation. It is presented here the entire continuous formation course that occurred in eleven meetings, when teachers carried out studies using, among other activities, scientific divulgation texts as support. They also discussed about Astronomy, shared their teaching experiences and participated in practical activities such as a telescope construction and the contemplation of the sky in an astronomical observation. This dissertation brings a reflection about teachers’ education and a survey of other researchers’ contributions about varied Astronomy contents, which are presented in Brazilian official standards designed to help teachers in their daily work. This survey helped to select texts to use during the course, which is a differential characteristic compared to other researches which deal with Astronomy education. Research data were constituted through questionnaires and focal group dynamics sessions recorded and submitted to content analysis. Theoretical references about teachers’ education were also considered. The contributions of this continuing education course for teachers’ professional development also were discussed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iachel, Gustavo [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2009-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis229 p.application/pdfIACHEL, Gustavo. Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores. 2009. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90887000590215iachel_g_me_bauru.pdf33004056079P044499477834749450492600439402115Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:12:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:52.160100Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
title Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
spellingShingle Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
Iachel, Gustavo [UNESP]
Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Astronomy education
Teachers education
title_short Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
title_full Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
title_fullStr Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
title_sort Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
author Iachel, Gustavo [UNESP]
author_facet Iachel, Gustavo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Iachel, Gustavo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Astronomy education
Teachers education
topic Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Astronomy education
Teachers education
description Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas, os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas, o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido, ocorrido em onze encontros, nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica, discutiram sobre a Astronomia, dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas, como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia, presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado, característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa, constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal, foram submetidos à análise de conteúdo, e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências, as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-14
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IACHEL, Gustavo. Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores. 2009. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90887
000590215
iachel_g_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
0492600439402115
identifier_str_mv IACHEL, Gustavo. Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores. 2009. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
000590215
iachel_g_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
0492600439402115
url http://hdl.handle.net/11449/90887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129147728297984