Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192029
Resumo: O uso das TIC nas práticas de ensino é cada vez mais incentivado pela sociedade educacional moderna. Nota-se, no entanto, que elas têm sido recursos pouco aceitados e escolhidos pelos professores da escola básica. Com a constatação inicial de que as TIC constituem um desafio para os professores, objetivamos investigar como estão sendo utilizadas essas ferramentas no contexto de ensino e aprendizado entre professores e alunos. Em função do objetivo proposto, o problema que estrutura a pesquisa é: como acontece e que movimentos marcam as práticas pedagógicas que fazem uso das TIC? Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, na qual expomos à análise as práticas docentes utilizando as TIC levando em consideração nossa base teórica. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados as gravações de áudios e os diários de campo da professora/pesquisadora que foram as fontes principais para a análise.
id UNSP_5aeb3636b7a11ee24a20cb9464cbdcb6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192029
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemáticaProposals and practices: possibilities and limitations in the appropriation of ICT as a methodological resource for teaching and learning mathematicsTIC.Ensino da matemática.Recurso metodológico.Tecnologias de informação e comunicação.Inteligência coletiva.Collective intelligence.Information and communication technologies.O uso das TIC nas práticas de ensino é cada vez mais incentivado pela sociedade educacional moderna. Nota-se, no entanto, que elas têm sido recursos pouco aceitados e escolhidos pelos professores da escola básica. Com a constatação inicial de que as TIC constituem um desafio para os professores, objetivamos investigar como estão sendo utilizadas essas ferramentas no contexto de ensino e aprendizado entre professores e alunos. Em função do objetivo proposto, o problema que estrutura a pesquisa é: como acontece e que movimentos marcam as práticas pedagógicas que fazem uso das TIC? Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, na qual expomos à análise as práticas docentes utilizando as TIC levando em consideração nossa base teórica. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados as gravações de áudios e os diários de campo da professora/pesquisadora que foram as fontes principais para a análise.The use of TIC teaching practices is increasingly encouraged by the modern educational society. It should be noted, however, that these features were poorly accepted and chosen by elementary school teachers. With an initial realization that, as TIC pose a challenge for teachers, the objectives of investigating how these tools are being used are the context of teaching and learning between teachers and students. Due to the proposed objective, the problem of structuring a research is: how it happens and what movements mark as pedagogical practices that make use of TIC? Our research has a qualitative character, which is analyzed as teaching practice the use of ICT taking into account our theoretical basis. We chose as data collection instruments such as audio recordings and the field diaries of the teacher / researcher that were the main sources for analysis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha2020-03-31T00:30:59Z2020-03-31T00:30:59Z2020-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19202900092989133004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:09:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192029Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:29.098942Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
Proposals and practices: possibilities and limitations in the appropriation of ICT as a methodological resource for teaching and learning mathematics
title Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
spellingShingle Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha
TIC.
Ensino da matemática.
Recurso metodológico.
Tecnologias de informação e comunicação.
Inteligência coletiva.
Collective intelligence.
Information and communication technologies.
title_short Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
title_full Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
title_fullStr Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
title_sort Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
author Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha
author_facet Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Jéssica Pimentel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv TIC.
Ensino da matemática.
Recurso metodológico.
Tecnologias de informação e comunicação.
Inteligência coletiva.
Collective intelligence.
Information and communication technologies.
topic TIC.
Ensino da matemática.
Recurso metodológico.
Tecnologias de informação e comunicação.
Inteligência coletiva.
Collective intelligence.
Information and communication technologies.
description O uso das TIC nas práticas de ensino é cada vez mais incentivado pela sociedade educacional moderna. Nota-se, no entanto, que elas têm sido recursos pouco aceitados e escolhidos pelos professores da escola básica. Com a constatação inicial de que as TIC constituem um desafio para os professores, objetivamos investigar como estão sendo utilizadas essas ferramentas no contexto de ensino e aprendizado entre professores e alunos. Em função do objetivo proposto, o problema que estrutura a pesquisa é: como acontece e que movimentos marcam as práticas pedagógicas que fazem uso das TIC? Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, na qual expomos à análise as práticas docentes utilizando as TIC levando em consideração nossa base teórica. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados as gravações de áudios e os diários de campo da professora/pesquisadora que foram as fontes principais para a análise.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31T00:30:59Z
2020-03-31T00:30:59Z
2020-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192029
000929891
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/192029
identifier_str_mv 000929891
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128675877486592