Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberato, Débora [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Manzini, Eduardo José [UNESP], Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP], Miura, Regina Keiko [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm
http://hdl.handle.net/11449/148231
Resumo: Introdução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social.
id UNSP_5b1ada7f9cfaf3d68cd628f06a03f95f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148231
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuáriosIntrodução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Manzini, Eduardo José [UNESP]Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Miura, Regina Keiko [UNESP]2017-01-18T18:08:05Z2017-01-18T18:08:05Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482315154063375333536915529559499587651976199680364803146218265043553PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
title Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
spellingShingle Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
Deliberato, Débora [UNESP]
title_short Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
title_full Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
title_fullStr Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
title_full_unstemmed Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
title_sort Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
author Deliberato, Débora [UNESP]
author_facet Deliberato, Débora [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Miura, Regina Keiko [UNESP]
author_role author
author2 Manzini, Eduardo José [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Miura, Regina Keiko [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberato, Débora [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Miura, Regina Keiko [UNESP]
description Introdução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:05Z
2017-01-18T18:08:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm
http://hdl.handle.net/11449/148231
5154063375333536
9155295594995876
5197619968036480
3146218265043553
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm
http://hdl.handle.net/11449/148231
identifier_str_mv 5154063375333536
9155295594995876
5197619968036480
3146218265043553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128123409006592