Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm http://hdl.handle.net/11449/148231 |
Resumo: | Introdução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social. |
id |
UNSP_5b1ada7f9cfaf3d68cd628f06a03f95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148231 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuáriosIntrodução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Manzini, Eduardo José [UNESP]Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Miura, Regina Keiko [UNESP]2017-01-18T18:08:05Z2017-01-18T18:08:05Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482315154063375333536915529559499587651976199680364803146218265043553PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
title |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
spellingShingle |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários Deliberato, Débora [UNESP] |
title_short |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
title_full |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
title_fullStr |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
title_full_unstemmed |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
title_sort |
Implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar em um grupo de usuários |
author |
Deliberato, Débora [UNESP] |
author_facet |
Deliberato, Débora [UNESP] Manzini, Eduardo José [UNESP] Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] Miura, Regina Keiko [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Manzini, Eduardo José [UNESP] Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] Miura, Regina Keiko [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Manzini, Eduardo José [UNESP] Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] Miura, Regina Keiko [UNESP] |
description |
Introdução: Comunicação alternativa e/ou suplementar pode ser considerada um área na Educação Especial que se preocupa com recursos e procedimentos específicos para os indivíduos que apresentam grande dificuldade na comunicação oral, mesmo que seja temporariamente. Neste contexto, pesquisadores alertam profissionais da Educação Especial e áreas afins sobre os cuidados necessários para adequada seleção dos recursos comunicativos alternativos a serem utilizados, principalmente nos procedimentos iniciais de avaliação. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos avaliar, implementar e acompanhar o uso de sistemas alternativos e/ou suplementares de comunicação para crianças, adolescentes e adultos que apresentam severos distúrbios na comunicação oral, bem como, iniciar alunos dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia no manejo de procedimentos para implementar os sistemas de comunicação selecionados. Métodos: participam do projeto alunos do curso de Pedagogia e alunos do curso de Fonoaudiologia. O ingresso dos alunos no projeto dirigir-se-ão para as necessidades de atendimento de um grupo de usuários de comunicação alternativa. Os usuários iniciais dos sistemas de comunicação são alunos com deficiência mental, alunos com deficiência múltipla e alunos com paralisia cerebral. As atividades são realizadas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – Unidade Auxiliar da Unesp de Marília – e nas escolas freqüentadas pelos alunos. As várias etapas do projeto constam: avaliação da situação, avaliação comportamental dos usuários, delineamento de procedimentos de coleta de informações; seleção de sistemas alternativos; implementação de sistemas de comunicação alternativos e o acompanhamento. Resultados: estão em processo de avaliação inicial cinco alunos, no processo de implementação dos recursos: nove alunos e dois estão sendo acompanhados na utilização de recursos já implementados. Com relação aos alunos estagiários: 15 alunos do curso de Pedagogias (Habilitação em Educação Especial, Habilitação em Educação Infantil, Habilitação em Administração Escolar) e três alunos do curso de Fonoaudiologia participaram das atividades. Temos observado que a implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação tem possibilitado maior participação dos alunos com severos distúrbios na comunicação oral nos procedimentos realizados na escola, facilitando, com isto, o processo de inclusão escolar e social. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:05Z 2017-01-18T18:08:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm http://hdl.handle.net/11449/148231 5154063375333536 9155295594995876 5197619968036480 3146218265043553 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ56.htm http://hdl.handle.net/11449/148231 |
identifier_str_mv |
5154063375333536 9155295594995876 5197619968036480 3146218265043553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128123409006592 |