Difusão de conhecimentos voltados à educação científica de professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Viviane de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP], Sebastião, Luciana Tavares [UNESP], Delgado, Eliane Maria Carrit [UNESP], Paschoal, Sandra Regina Gimeniz [UNESP], Feijão, Joaquim Bento
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ09.htm
http://hdl.handle.net/11449/148242
Resumo: Introdução: Na visão construtivista, pretender favorecer a qualidade de ensino implica investigar e agir de forma partilhada, colaborativa. Essa forma de interagir, ao envolver profissionais de diversos campos de estudo, poderá favorecer a melhor compreensão de realidades específicas de ensino, de aprendizagem e formação de professores que, em razão de configurarem-se por meio de vivências diversas e em tempos e locais diferenciados, permanecem, na maioria das vezes, desconhecidas. Objetivo: Pretendeu-se, assim, por meio de ações articuladas de produção, socialização e de aplicação de conhecimentos de natureza disciplinar e/ou pedagógica, a melhor compreensão da problemática do ensino e da aprendizagem escolar envolvendo: (a) formação de professores; (b) leitura e escrita de crianças em fase de alfabetização; (c)problemas fonoaudiológicos; (d) prevenção de acidentes em berçários e escolas de educação infantil, dentre outras, caracterizadas como inerentes à educação científica. Método: Numa primeira fase de desenvolvimento do projeto ocorreu a identificação de problemáticas relacionadas com o desenvolvimento integral dos escolares levando-se em consideração as características psicoculturais e pedagógicas do contexto analisado. Nesta fase foram organizadas ações entre os professores-pesquisadores e os professores-coordenadores da rede municipal de ensino que, de forma conjunta, definiram as estratégias e os procedimentos necessários ao seu alcance. Numa fase subseqüente ocorreram ações de ensino, caracterizadas como sendo atividades de extensão propriamente ditas, de formação de professores. As ações até agora implementadas apresentaram caráter investigativo, participativo e formador e envolveram professores da rede municipal, alunos estagiários e professores da Unesp de Marília. Objetivaram melhor caracterizar as especificidades da educação científica no âmbito da formação continuada dos envolvidos, consideradas as suas vivências e os sentidos delas decorrentes. Resultados: Dentre os resultados obtidos destacaram-se: 1. a melhor compreensão de aspectos específicos da realidade de trabalho envolvidos nas problemáticas estudadas no âmbito deste projeto; 2. a sensibilização e conscientização dos envolvidos em relação à natureza e à complexidade do processo ensino-aprendizagem escolar; 3. melhor compreensão de todos os envolvidos da relação ensino-aprendizagem escolar, enquanto fator qualificador da comunicação humana e do desenvolvimento integral da criança em idade escolar;4. Melhor compreensão de todos os participantes da influência de aspectos cognitivos, psicomotores e pedagógicos, entre outros envolvidos no processo da educação formal.
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