A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89379
Resumo: Diante dos vários aspectos que envolvem a produção de sentido, o presente estudo tem como objeto de pesquisa a série de desenho animado Os Simpsons, na qual, por meio da análise de sua intertextualidade como gestora da paródia simpsoniana, pretende-se traçar um paralelo entre paródia e intertextualidade na construção de um texto de entendimento aparentemente globalizdo, mas que também guarda significações e intenções mais profundas em suas entrelinhas. Ao desfiar o possível caminho almejado pelos autores com seu texto parodístico sob o viés da produção da produção de sentido pela Comunicação Midiática, apresenta-se a análise de cinco episódios (1997-2007), cuja intertextualidade, muitas vezes explicita, remete principalmente a textos televisivos, literários, sócio-históricos e expressões lingüísticas próprias não só da Cultura americana, mas também da Cultura ocidental como um todo. Para exame de nosso recorte temporal sob o enfoque da Comunicação Midiática, nos servimos de referencial teórico de várias áreas, entretanto, o texto produzido pauta-se fortemente nas teorias de Análise do Discurso, Semiótica e Novas Teorias da Comunicação.
id UNSP_5b3e5204bb62fa13c785de1118b02864
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89379
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os SimpsonsParodiaImagens visuais - Construção de sentidoTelevisão - Desenho animadoIntertextualidadeSimpsons (Programa de televisão)ParodyIntertextualityTelevisionMeaning productionSimpsonsDiante dos vários aspectos que envolvem a produção de sentido, o presente estudo tem como objeto de pesquisa a série de desenho animado Os Simpsons, na qual, por meio da análise de sua intertextualidade como gestora da paródia simpsoniana, pretende-se traçar um paralelo entre paródia e intertextualidade na construção de um texto de entendimento aparentemente globalizdo, mas que também guarda significações e intenções mais profundas em suas entrelinhas. Ao desfiar o possível caminho almejado pelos autores com seu texto parodístico sob o viés da produção da produção de sentido pela Comunicação Midiática, apresenta-se a análise de cinco episódios (1997-2007), cuja intertextualidade, muitas vezes explicita, remete principalmente a textos televisivos, literários, sócio-históricos e expressões lingüísticas próprias não só da Cultura americana, mas também da Cultura ocidental como um todo. Para exame de nosso recorte temporal sob o enfoque da Comunicação Midiática, nos servimos de referencial teórico de várias áreas, entretanto, o texto produzido pauta-se fortemente nas teorias de Análise do Discurso, Semiótica e Novas Teorias da Comunicação.Having in mind that meaning generation involves several aspects to be considered, this research is developed on The Simpsons text, on which, through an intertextual analysis of the simpsoninan parodistic text, we intend to outline a parallel between parody and intertextuality when a product of apparently globalized understanding is build up, but which also keeps both deeper meanings and intentions between its lines. While examinig probable desired meaning by the authors of the series, we present a five-episode analysis (1997-2007), whose intertextuality, most time shown explicitly, reminds the viewers to television enuncations, literature texts, social-historic texts and linguistics expressions used not only in the American Culture, but also in the Western Culture as a whole. To exam our time patch under the Meida Culture focus, we were served theory knowledge from several related areas, however, the produced text is based firmly on theories from Discourse Analysis, Semiotics and the New Theories about Communication.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2009-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il.application/pdfFRANZÃO, Cláudia Regina da Silva. A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons. 2009. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/89379000600372franzao_crs_me_bauru.pdf33004056081P48647964085520253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89379Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
title A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
spellingShingle A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]
Parodia
Imagens visuais - Construção de sentido
Televisão - Desenho animado
Intertextualidade
Simpsons (Programa de televisão)
Parody
Intertextuality
Television
Meaning production
Simpsons
title_short A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
title_full A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
title_fullStr A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
title_full_unstemmed A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
title_sort A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons
author Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]
author_facet Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzão, Cláudia Regina da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Parodia
Imagens visuais - Construção de sentido
Televisão - Desenho animado
Intertextualidade
Simpsons (Programa de televisão)
Parody
Intertextuality
Television
Meaning production
Simpsons
topic Parodia
Imagens visuais - Construção de sentido
Televisão - Desenho animado
Intertextualidade
Simpsons (Programa de televisão)
Parody
Intertextuality
Television
Meaning production
Simpsons
description Diante dos vários aspectos que envolvem a produção de sentido, o presente estudo tem como objeto de pesquisa a série de desenho animado Os Simpsons, na qual, por meio da análise de sua intertextualidade como gestora da paródia simpsoniana, pretende-se traçar um paralelo entre paródia e intertextualidade na construção de um texto de entendimento aparentemente globalizdo, mas que também guarda significações e intenções mais profundas em suas entrelinhas. Ao desfiar o possível caminho almejado pelos autores com seu texto parodístico sob o viés da produção da produção de sentido pela Comunicação Midiática, apresenta-se a análise de cinco episódios (1997-2007), cuja intertextualidade, muitas vezes explicita, remete principalmente a textos televisivos, literários, sócio-históricos e expressões lingüísticas próprias não só da Cultura americana, mas também da Cultura ocidental como um todo. Para exame de nosso recorte temporal sob o enfoque da Comunicação Midiática, nos servimos de referencial teórico de várias áreas, entretanto, o texto produzido pauta-se fortemente nas teorias de Análise do Discurso, Semiótica e Novas Teorias da Comunicação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-24
2014-06-11T19:24:02Z
2014-06-11T19:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANZÃO, Cláudia Regina da Silva. A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons. 2009. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/89379
000600372
franzao_crs_me_bauru.pdf
33004056081P4
8647964085520253
identifier_str_mv FRANZÃO, Cláudia Regina da Silva. A Intertextualidade geradora de sentido no gênero desenho animado de núcleo familiar Os Simpsons. 2009. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000600372
franzao_crs_me_bauru.pdf
33004056081P4
8647964085520253
url http://hdl.handle.net/11449/89379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046590293737472