Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaro, Munique [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91189
Resumo: Os recursos de comunicação suplementar e alternativa podem colaborar para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento da competência comunicativa e também podem inserir o aluno com deficiência e necessidades complexas de comunicação em diferentes atividades pedagógicas, colaborando assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a literatura tem discutido que a música adaptada por meio de sistemas de comunicação suplementares e alternativos pode ser um recurso importante para trabalhar diversos conteúdos acadêmicos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a participação de um grupo de alunos com deficiência nas atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa uma classe da Educação Infantil que possui sete alunos com deficiência e severa complexidade de comunicação, a professora, duas auxiliares de sala e três classes do ensino regular. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e obteve conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora...
id UNSP_5bccfc54fad1f44c56dfc5c0a58aaa3b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91189
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógicaEducação especialEducação de criançasMusica na educaçãoMusic in educationOs recursos de comunicação suplementar e alternativa podem colaborar para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento da competência comunicativa e também podem inserir o aluno com deficiência e necessidades complexas de comunicação em diferentes atividades pedagógicas, colaborando assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a literatura tem discutido que a música adaptada por meio de sistemas de comunicação suplementares e alternativos pode ser um recurso importante para trabalhar diversos conteúdos acadêmicos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a participação de um grupo de alunos com deficiência nas atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa uma classe da Educação Infantil que possui sete alunos com deficiência e severa complexidade de comunicação, a professora, duas auxiliares de sala e três classes do ensino regular. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e obteve conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora...Augmentative and Alternative Communication Resources have proven to be helpful in the processes of language acquisition and development as well as to the development of communicative competence and in the insertion of students with disabilities and complex communication needs into a variety of pedagogical activities, thus collaborating with the teaching-learning process. Furthermore, literature on the subject has argued that music, adapted through Augmentative and Alternative Communication Systems, can be an important resource in approaching several academic subjects. In this context, the goal of this research was to investigate the participation of a group of disabled students in pedagogical activities by means of children’s songs adapted through Augmentative and Alternative Communication Systems. Participants were a class of seven Preschool students with disabilities and severe communication complexity, along with their teacher, two auxiliary and three classes of regular education. Data collection took place between May and December, 2010. For the development of this research, a 3-tier Alternative Communication Program was applied. In the first phase, the teacher was provided with systematic guidance concerning language and communication, Augmentative and Alternative Communication Systems as well as the link between such systems and communication issues and the acquisition of literacy. In addition, the school curriculum and the class pedagogical planning were identified. In the second phase, by means of interviews with the teacher, the school’s routine and the student’s abilities were identified. The third step consisted in the creation and adaptation of resources through Augmentative... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Massaro, Munique [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. il.application/pdfMASSARO, Munique. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91189000691533massaro_m_me_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T06:06:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-06T06:06:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
title Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
spellingShingle Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
Massaro, Munique [UNESP]
Educação especial
Educação de crianças
Musica na educação
Music in education
title_short Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
title_full Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
title_fullStr Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
title_full_unstemmed Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
title_sort Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica
author Massaro, Munique [UNESP]
author_facet Massaro, Munique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deliberato, Débora [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Massaro, Munique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação de crianças
Musica na educação
Music in education
topic Educação especial
Educação de crianças
Musica na educação
Music in education
description Os recursos de comunicação suplementar e alternativa podem colaborar para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento da competência comunicativa e também podem inserir o aluno com deficiência e necessidades complexas de comunicação em diferentes atividades pedagógicas, colaborando assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a literatura tem discutido que a música adaptada por meio de sistemas de comunicação suplementares e alternativos pode ser um recurso importante para trabalhar diversos conteúdos acadêmicos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a participação de um grupo de alunos com deficiência nas atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa uma classe da Educação Infantil que possui sete alunos com deficiência e severa complexidade de comunicação, a professora, duas auxiliares de sala e três classes do ensino regular. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e obteve conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-29
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASSARO, Munique. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91189
000691533
massaro_m_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
identifier_str_mv MASSARO, Munique. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000691533
massaro_m_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
url http://hdl.handle.net/11449/91189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789622277767168