Avaliação do design na experiência emocional do usuário por meio da produção de carenagens customizáveis para próteses transtibiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porsani, Rodolfo Nucci
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193408
Resumo: A presente Dissertação justificou-se na necessidade de estudo das relações cognitivas entre a forma de um produto de Tecnologia Assistiva (TA) e as experiências e emoções vivenciadas pelos usuários diretos e indiretos desses artefatos. Portanto é proposto uma abordagem qualiquantitativa sobre a forma no artefato de TA e do design centrado no usuário para o desenvolvimento de produtos que correspondam às necessidades e desejos sociocognitivos dos usuários diretos e indiretos. O campo das TA’s tem por objetivo promover a funcionalidade das atividades das pessoas com deficiência e melhoria da sua qualidade de vida. A hipótese principal é que qualidade estética dos artefatos pode ser um diferencial na interação entre usuário e artefato, visto que ela interfere nas experiências e emoções dos usuários. Dentro do ambiente da TA as próteses apresentam-se como protagonistas por serem extensões do corpo humano e substituírem membros faltantes, carregam consigo características pessoais. Contudo, em sua grande maioria, as próteses de baixo custo não apresentam formas e componentes estéticos agradáveis aos usuários e observadores, o que colabora para o desenvolvimento de estigmas negativos relacionados a essa linha de produtos assistivos, o que afeta também os usuários. Devido a isso a presente dissertação objetivou compreender a relação usuário e artefato de TA e para isso utilizou-se de metodologias de Design Centrado no Usuário, Design Emocional, Design Ergonômico e Experiência do Usuário e da Tecnologia Impressão 3D para a produção de três capas cosméticas para prótese transtibial. Os resultados são o desenvolvimento e aplicação de três protótipos de capa cosmética para prótese transtibial por meio da Tecnologia de Manufatura Aditiva 3D FFF (Impressão 3D), cedidas ao voluntário e avaliado qualitativamente pelo mesmo sujeito e quantitativamente por outros 40 não usuários de prótese. As conclusões obtidas apontam para a importância da aplicação destas técnicas no projeto de TA como meio de diminuição do estigma presente nos artefatos, melhoria da qualidade da interação usuário e artefato de TA e consequentemente experiências emocionais mais positivas, que podem auxiliar na recuperação psicológica e na autoestima de usuários de próteses.
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O campo das TA’s tem por objetivo promover a funcionalidade das atividades das pessoas com deficiência e melhoria da sua qualidade de vida. A hipótese principal é que qualidade estética dos artefatos pode ser um diferencial na interação entre usuário e artefato, visto que ela interfere nas experiências e emoções dos usuários. Dentro do ambiente da TA as próteses apresentam-se como protagonistas por serem extensões do corpo humano e substituírem membros faltantes, carregam consigo características pessoais. Contudo, em sua grande maioria, as próteses de baixo custo não apresentam formas e componentes estéticos agradáveis aos usuários e observadores, o que colabora para o desenvolvimento de estigmas negativos relacionados a essa linha de produtos assistivos, o que afeta também os usuários. Devido a isso a presente dissertação objetivou compreender a relação usuário e artefato de TA e para isso utilizou-se de metodologias de Design Centrado no Usuário, Design Emocional, Design Ergonômico e Experiência do Usuário e da Tecnologia Impressão 3D para a produção de três capas cosméticas para prótese transtibial. Os resultados são o desenvolvimento e aplicação de três protótipos de capa cosmética para prótese transtibial por meio da Tecnologia de Manufatura Aditiva 3D FFF (Impressão 3D), cedidas ao voluntário e avaliado qualitativamente pelo mesmo sujeito e quantitativamente por outros 40 não usuários de prótese. As conclusões obtidas apontam para a importância da aplicação destas técnicas no projeto de TA como meio de diminuição do estigma presente nos artefatos, melhoria da qualidade da interação usuário e artefato de TA e consequentemente experiências emocionais mais positivas, que podem auxiliar na recuperação psicológica e na autoestima de usuários de próteses.This dissertation was justified by the need to study the cognitive relationships between the form of an Assistive Technology (AT) product and the experiences and emotions experienced by the direct and indirect users of these artifacts. Therefore, it is proposed a qualiquantitative approach on the form in the artifact of AT and the user-centered design for the development of products that correspond to the needs and sociocognitive desires of the direct and indirect users. The TA's field aims to promote the functionality of the activities of people with disabilities and to improve their quality of life. The main hypothesis is that the aesthetic quality of the artifacts can be a differential in the interaction between user and artifact, since it interferes with the users' experiences and emotions. Within the scenario of AT, prostheses present themselves as protagonists because they are extensions of the human body and replace missing limbs, carry with them personal characteristics. However, the vast majority of low-cost prostheses do not present pleasant forms and aesthetic components to users and observers, which contributes to the development of negative stigmas related to this line of assistive products, which also affects users. Because of this, the present dissertation aimed to understand the relationship between user and artifact of AT and for that it used methodologies of User-Centered Design, Emotional Design, Ergonomic Design and User Experience and 3D Printing Technology for the production of three cosmetic covers for transtibial prosthesis. The results are the development and application of three cosmetic cover prototypes for transtibial prosthesis using the 3D FFF Additive Manufacturing Technology (3D Printing), given to the volunteer and evaluated qualitatively by the same participant and quantitatively by another 40 non-users of prosthesis. The conclusions obtained point to the importance of applying these techniques to the AT project as a means of reducing the stigma present in the artifacts, improving the quality of the user interaction and the AT artifact and, consequently, more positive emotional experiences, which can help in the psychological recovery and in the self-esteem of prosthesis usersCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ 403220/2016-5,CAPES 88887.095645/2015-0 – 3693/2014.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paschoarelli, Luís Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porsani, Rodolfo Nucci2020-09-08T15:29:15Z2020-09-08T15:29:15Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19340833004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:49.907178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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