Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moschin, Isabela Zamboni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181320
Resumo: Os e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais.
id UNSP_de3acffb7da2fc24866071d6a7685bd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181320
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocionalUser experience and e-readers: an analysis by the perspective of emotional designMídia e tecnologiaExperiência do usuárioDesign emocionalE-readerE-booksMedia and technologyUser experienceEmotional designOs e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais.The e-readers, devices aimed at reading digital books, each day offer more features to provide a reading experience similar to printed books. In this context, the proposal of this research is to discuss and question the use of technologies aimed at reading e-books, in a scenario where digital media are increasingly intrinsic in society. An exploratory and qualitative research was carried out in order to analyze the interface, usability and functionalities of the main e-readers sold in Brazil, comparing them with printed books. For the theoretical reference, the theories of User Experience and Emotional Design, proposed by Norman (2008), were used, so that it was possible to relate the main differences between e-readers and printed books. The methodology used to obtain data was the application of an online survey with a group of ereader users. From the answers of the survey, an interpretation of the data obtained with the theories exposed in the theoretical framework was carried out and, finally, a discussion about the habits of reading of printed and digital books.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moschin, Isabela Zamboni2019-04-02T13:29:55Z2019-04-02T13:29:55Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18132000091452333004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:54:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
User experience and e-readers: an analysis by the perspective of emotional design
title Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
spellingShingle Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
Moschin, Isabela Zamboni
Mídia e tecnologia
Experiência do usuário
Design emocional
E-reader
E-books
Media and technology
User experience
Emotional design
title_short Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
title_full Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
title_fullStr Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
title_full_unstemmed Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
title_sort Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
author Moschin, Isabela Zamboni
author_facet Moschin, Isabela Zamboni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moschin, Isabela Zamboni
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia e tecnologia
Experiência do usuário
Design emocional
E-reader
E-books
Media and technology
User experience
Emotional design
topic Mídia e tecnologia
Experiência do usuário
Design emocional
E-reader
E-books
Media and technology
User experience
Emotional design
description Os e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02T13:29:55Z
2019-04-02T13:29:55Z
2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181320
000914523
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/181320
identifier_str_mv 000914523
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650363572617216