Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181320 |
Resumo: | Os e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais. |
id |
UNSP_de3acffb7da2fc24866071d6a7685bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181320 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocionalUser experience and e-readers: an analysis by the perspective of emotional designMídia e tecnologiaExperiência do usuárioDesign emocionalE-readerE-booksMedia and technologyUser experienceEmotional designOs e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais.The e-readers, devices aimed at reading digital books, each day offer more features to provide a reading experience similar to printed books. In this context, the proposal of this research is to discuss and question the use of technologies aimed at reading e-books, in a scenario where digital media are increasingly intrinsic in society. An exploratory and qualitative research was carried out in order to analyze the interface, usability and functionalities of the main e-readers sold in Brazil, comparing them with printed books. For the theoretical reference, the theories of User Experience and Emotional Design, proposed by Norman (2008), were used, so that it was possible to relate the main differences between e-readers and printed books. The methodology used to obtain data was the application of an online survey with a group of ereader users. From the answers of the survey, an interpretation of the data obtained with the theories exposed in the theoretical framework was carried out and, finally, a discussion about the habits of reading of printed and digital books.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moschin, Isabela Zamboni2019-04-02T13:29:55Z2019-04-02T13:29:55Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18132000091452333004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:13.467008Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional User experience and e-readers: an analysis by the perspective of emotional design |
title |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
spellingShingle |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional Moschin, Isabela Zamboni Mídia e tecnologia Experiência do usuário Design emocional E-reader E-books Media and technology User experience Emotional design |
title_short |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
title_full |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
title_fullStr |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
title_full_unstemmed |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
title_sort |
Experiência do usuário e e-readers: uma análise a partir da perspectiva do design emocional |
author |
Moschin, Isabela Zamboni |
author_facet |
Moschin, Isabela Zamboni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moschin, Isabela Zamboni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia e tecnologia Experiência do usuário Design emocional E-reader E-books Media and technology User experience Emotional design |
topic |
Mídia e tecnologia Experiência do usuário Design emocional E-reader E-books Media and technology User experience Emotional design |
description |
Os e-readers, aparelhos voltados para leitura de livros digitais, a cada dia oferecem mais funcionalidades, a fim de proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir e questionar o uso de tecnologias voltadas para a leitura de e-books, em um cenário em que as mídias digitais estão cada vez mais intrínsecas na sociedade. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a fim de analisar a interface, usabilidade e funcionalidades dos principais e-readers vendidos no Brasil, comparando-os com livros impressos. Para o referencial teórico, foram utilizadas as teorias da Experiência do Usuário e do Design Emocional, propostas por Norman (2008), para que fosse possível relacionar as principais diferenças entre os e-readers e livros impressos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi a aplicação de um questionário online com um grupo de usuários de e-readers. A partir das respostas do questionário, foi realizada uma interpretação dos dados obtidos com as teorias expostas no referencial teórico e, por fim, uma discussão a respeito dos hábitos de leitura de livros impressos e digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-02T13:29:55Z 2019-04-02T13:29:55Z 2019-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181320 000914523 33004056088P9 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181320 |
identifier_str_mv |
000914523 33004056088P9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129577426354176 |