Crianças, museus e formação de público em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selli, Paula Hilst [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86925
Resumo: Esta pesquisa parte de uma investigação sobre a relação entre crianças e museus na cidade de São Paulo para, a partir dos dados coletados, refletir sobre o acesso a museus e instituições culturais e a formação de público. Participaram da pesquisa crianças com cerca de nove anos de idade de quatro diferentes escolas da cidade de São Paulo, representantes da rede pública e particular. O instrumento de pesquisa envolveu um jogo, uma roda de conversa e um desenho. A partir das respostas das crianças pode-se averiguar se elas conhecem ou não essas instituições, se costumam frequentá-las e quem são os principais intermediadores dessa relação entre crianças e museus. As crianças também revelaram, através de diferentes tópicos, como percebem essas instituições e deram suas opiniões sobre acervo, finalidade e acesso ao museu. Dessa forma, se colocaram como público que são. A partir das falas das crianças, da contribuição de diversos autores e de outras pesquisas (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. e outros) pudemos refletir sobre as representações de museu que permeiam o universo infantil e sobre o acesso desta parcela da população aos bens culturais. As falas das crianças serviram, portanto, como ponto de partida para pensar um museu mais aberto e participativo para todos
id UNSP_5bf84aaee06da3f36a784c175c912672
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86925
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crianças, museus e formação de público em São PauloMuseus - Aspectos educacionaisArte e educaçãoArte - Estudo e ensinoMuseus - Educação infantilMuseum - EducationEsta pesquisa parte de uma investigação sobre a relação entre crianças e museus na cidade de São Paulo para, a partir dos dados coletados, refletir sobre o acesso a museus e instituições culturais e a formação de público. Participaram da pesquisa crianças com cerca de nove anos de idade de quatro diferentes escolas da cidade de São Paulo, representantes da rede pública e particular. O instrumento de pesquisa envolveu um jogo, uma roda de conversa e um desenho. A partir das respostas das crianças pode-se averiguar se elas conhecem ou não essas instituições, se costumam frequentá-las e quem são os principais intermediadores dessa relação entre crianças e museus. As crianças também revelaram, através de diferentes tópicos, como percebem essas instituições e deram suas opiniões sobre acervo, finalidade e acesso ao museu. Dessa forma, se colocaram como público que são. A partir das falas das crianças, da contribuição de diversos autores e de outras pesquisas (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. e outros) pudemos refletir sobre as representações de museu que permeiam o universo infantil e sobre o acesso desta parcela da população aos bens culturais. As falas das crianças serviram, portanto, como ponto de partida para pensar um museu mais aberto e participativo para todosThis research begins with an investigation about the relationship between children and museums in the city of Sao Paulo, in order to reflect upon museum and cultural institutions accessibility as well as generation of audience. Children taking part in this research were about 9 years old and attending 4 different schools, both private and public. The research instrument comprised a game, a debate and a drawing. From de children‟s answers we can verify if they know or if they don‟t know the museum, if they tend to frequent that and who the main intermediaries are in this relationship between children and museums. Children still reveal, through different topics, how they perceive those institutions and they gave their opinion about collection, purpose and access to the museum. From the children‟s speech, as well as many authors‟ contribution and other surveys (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. and others), we were able to reflect upon the museum‟s representations that permeate the child's universe and about this portion of the population‟s access to cultural heritage. The children‟s speech was, therefore, a starting point to envision a more open and participatory museum for allUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Selli, Paula Hilst [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2011-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 f. : il.application/pdfSELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. 2011. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86925000676734selli_ph_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças, museus e formação de público em São Paulo
title Crianças, museus e formação de público em São Paulo
spellingShingle Crianças, museus e formação de público em São Paulo
Selli, Paula Hilst [UNESP]
Museus - Aspectos educacionais
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação infantil
Museum - Education
title_short Crianças, museus e formação de público em São Paulo
title_full Crianças, museus e formação de público em São Paulo
title_fullStr Crianças, museus e formação de público em São Paulo
title_full_unstemmed Crianças, museus e formação de público em São Paulo
title_sort Crianças, museus e formação de público em São Paulo
author Selli, Paula Hilst [UNESP]
author_facet Selli, Paula Hilst [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Selli, Paula Hilst [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Museus - Aspectos educacionais
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação infantil
Museum - Education
topic Museus - Aspectos educacionais
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação infantil
Museum - Education
description Esta pesquisa parte de uma investigação sobre a relação entre crianças e museus na cidade de São Paulo para, a partir dos dados coletados, refletir sobre o acesso a museus e instituições culturais e a formação de público. Participaram da pesquisa crianças com cerca de nove anos de idade de quatro diferentes escolas da cidade de São Paulo, representantes da rede pública e particular. O instrumento de pesquisa envolveu um jogo, uma roda de conversa e um desenho. A partir das respostas das crianças pode-se averiguar se elas conhecem ou não essas instituições, se costumam frequentá-las e quem são os principais intermediadores dessa relação entre crianças e museus. As crianças também revelaram, através de diferentes tópicos, como percebem essas instituições e deram suas opiniões sobre acervo, finalidade e acesso ao museu. Dessa forma, se colocaram como público que são. A partir das falas das crianças, da contribuição de diversos autores e de outras pesquisas (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. e outros) pudemos refletir sobre as representações de museu que permeiam o universo infantil e sobre o acesso desta parcela da população aos bens culturais. As falas das crianças serviram, portanto, como ponto de partida para pensar um museu mais aberto e participativo para todos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-06
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. 2011. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/86925
000676734
selli_ph_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv SELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. 2011. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000676734
selli_ph_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546469230116864