A proposta do “Movimento pela Base” para a formação de professores na educação infantil: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpin, Gizeli Beatriz Camilo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237083
Resumo: O trabalho do professor da Educação Infantil é objeto inesgotável no campo das pesquisas, pois ainda existe a necessidade de compreender os determinantes que interferem e contribuem para que essa etapa da educação básica assuma um caráter assistencialista ou de mera preparação para o Ensino Fundamental. Como vimos no decorrer da história, as políticas públicas para a educação brasileira sofreram a influência dos órgãos internacionais e do setor privado. No processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, essas ações se intensificaram de forma significativa e evidenciaram os interesses das classes dominantes, das relações mercadológicas que amparam o capitalismo. Em função desse contexto e das fragilidades do sistema educacional do Brasil, buscamos analisar a proposta do “Movimento pela Base” para a formação de professores na Educação Infantil, à luz da Pedagogia histórico-crítica, a fim de compreendermos o tipo de orientação pedagógica defendida pelos seus idealizadores em relação à abordagem no trabalho com as crianças. A metodologia, do tipo documental com fundamentação no materialismo histórico-dialético, utilizou na coleta de dados os recursos disponíveis nos sites dos apoiadores pertencentes à iniciativa privada do referido movimento, sendo eles: Associação Brasileira de Avaliação Educacional, Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Unibanco, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, incluindo a plataforma do próprio movimento. A análise procedeu da teoria supracitada e considerou seus fundamentos ontológicos, didáticos e pedagógicos. Concluímos que a proposta de formação do “Movimento pela Base” para a educação escolar na Educação Infantil esvazia o trabalho do professor, uma vez que valoriza o conhecimento cotidiano, enfatiza o pragmatismo, além de priorizar o individualismo do sujeito em formação, fator que limita sua percepção para as questões mais amplas, as quais envolvem a dinâmica do trabalho educativo, a coletividade e as relações históricas construídas, determinantes para a realidade contemporânea.
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spelling A proposta do “Movimento pela Base” para a formação de professores na educação infantil: uma análise à luz da pedagogia histórico-críticaThe proposal of the “Movement for the Base” to teacher formation in early childhood education: an analysis from the perspective of historical-critical pedagogyMovimento pela Base Nacional Comum CurricularEducação InfantilPedagogia Histórico-CríticaFormação de ProfessoresMovement Common National Curriculum BaseChildren EducationHistorical-Critical PedagogyTeacher FormationO trabalho do professor da Educação Infantil é objeto inesgotável no campo das pesquisas, pois ainda existe a necessidade de compreender os determinantes que interferem e contribuem para que essa etapa da educação básica assuma um caráter assistencialista ou de mera preparação para o Ensino Fundamental. Como vimos no decorrer da história, as políticas públicas para a educação brasileira sofreram a influência dos órgãos internacionais e do setor privado. No processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, essas ações se intensificaram de forma significativa e evidenciaram os interesses das classes dominantes, das relações mercadológicas que amparam o capitalismo. Em função desse contexto e das fragilidades do sistema educacional do Brasil, buscamos analisar a proposta do “Movimento pela Base” para a formação de professores na Educação Infantil, à luz da Pedagogia histórico-crítica, a fim de compreendermos o tipo de orientação pedagógica defendida pelos seus idealizadores em relação à abordagem no trabalho com as crianças. A metodologia, do tipo documental com fundamentação no materialismo histórico-dialético, utilizou na coleta de dados os recursos disponíveis nos sites dos apoiadores pertencentes à iniciativa privada do referido movimento, sendo eles: Associação Brasileira de Avaliação Educacional, Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Unibanco, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, incluindo a plataforma do próprio movimento. A análise procedeu da teoria supracitada e considerou seus fundamentos ontológicos, didáticos e pedagógicos. Concluímos que a proposta de formação do “Movimento pela Base” para a educação escolar na Educação Infantil esvazia o trabalho do professor, uma vez que valoriza o conhecimento cotidiano, enfatiza o pragmatismo, além de priorizar o individualismo do sujeito em formação, fator que limita sua percepção para as questões mais amplas, as quais envolvem a dinâmica do trabalho educativo, a coletividade e as relações históricas construídas, determinantes para a realidade contemporânea.The work of the Early Childhood Education teacher is an inexhaustible object of research, since there is still a need to understand the determinants that interfere and contribute to this stage of basic education assuming a welfarist character or a mere preparation for elementary school. As we have seen throughout history, public policies for Brazilian education have been influenced by international agencies and the private sector. In the process of elaboration of the Common National Curricular Base, these actions intensified significantly and evidenced the interests of the dominant classes, the market relations that support capitalism. In function of this context and of the fragilities of the educational system in Brazil, we sought to analyze the proposal of the "Movement for the Base" for the formation of teachers in early childhood education, from the perspective of Historical-Critical Pedagogy, in order to understand the type of pedagogical orientation defended by its creators, in relation to the approach in the work with the children. The methodology, of the documental kind, based on the historical-dialectical materialism, used the resources available on the sites of the supporters belonging to the private initiative of the aforementioned movement, namely: Brazilian Association for Educational Evaluation, Itaú Social, Lemann Foundation, Roberto Marinho Foundation, Ayrton Senna Institute, Unibanco, Inspirare Institute, Natura Institute, Maria Cecilia Souto Vidigal Foundation,, including the movement's own platform, for data collection. The analysis proceeded from the aforementioned theory and considered its ontological, didactic, and pedagogical foundations. We conclude that the training proposal of the "Movimento pela Base" for school education, in early childhood education, empties the teacher's work, as it values everyday knowledge, emphasizes the pragmatism, besides prioritizing the individualism of the subject in training, a factor that limits his perception to the broader issues, which involve the dynamics of the educational work, the collectivity and the historical relations built that are determinant for the contemporary reality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Volpin, Gizeli Beatriz Camilo2022-10-17T22:23:11Z2022-10-17T22:23:11Z2022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23708333004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237083Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:51:30.114851Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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