A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071 http://hdl.handle.net/11449/212403 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação. |
id |
UNSP_5cdf5e60609d10185ae163c617de3e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212403 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da LinguagemAquisição da LinguagemCriançaAbordagem dialógico-discursivaCírculo de BakhtinO objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLArUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Departamento de Letras Clássicas e VernáculasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLArLAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGSRé, Alessandra Del [UNESP]Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]Vieira, Alessandra Jacqueline2021-07-14T10:39:27Z2021-07-14T10:39:27Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article12-38application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020.2176-4573http://hdl.handle.net/11449/21240310.1590/2176-457348071S2176-45732021000100012S2176-45732021000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBakhtiniana: Revista de Estudos do Discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T12:55:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:29:18.229927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
title |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
spellingShingle |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem Ré, Alessandra Del [UNESP] Aquisição da Linguagem Criança Abordagem dialógico-discursiva Círculo de Bakhtin |
title_short |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
title_full |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
title_fullStr |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
title_full_unstemmed |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
title_sort |
A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem |
author |
Ré, Alessandra Del [UNESP] |
author_facet |
Ré, Alessandra Del [UNESP] Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP] Vieira, Alessandra Jacqueline |
author_role |
author |
author2 |
Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP] Vieira, Alessandra Jacqueline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ré, Alessandra Del [UNESP] Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP] Vieira, Alessandra Jacqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da Linguagem Criança Abordagem dialógico-discursiva Círculo de Bakhtin |
topic |
Aquisição da Linguagem Criança Abordagem dialógico-discursiva Círculo de Bakhtin |
description |
O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2021-07-14T10:39:27Z 2021-07-14T10:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071 Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020. 2176-4573 http://hdl.handle.net/11449/212403 10.1590/2176-457348071 S2176-45732021000100012 S2176-45732021000100012.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071 http://hdl.handle.net/11449/212403 |
identifier_str_mv |
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020. 2176-4573 10.1590/2176-457348071 S2176-45732021000100012 S2176-45732021000100012.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
12-38 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
publisher.none.fl_str_mv |
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128659205128192 |