A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ré, Alessandra Del [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP], Vieira, Alessandra Jacqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071
http://hdl.handle.net/11449/212403
Resumo: O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.
id UNSP_5cdf5e60609d10185ae163c617de3e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212403
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da LinguagemAquisição da LinguagemCriançaAbordagem dialógico-discursivaCírculo de BakhtinO objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLArUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Departamento de Letras Clássicas e VernáculasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLArLAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGSRé, Alessandra Del [UNESP]Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]Vieira, Alessandra Jacqueline2021-07-14T10:39:27Z2021-07-14T10:39:27Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article12-38application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020.2176-4573http://hdl.handle.net/11449/21240310.1590/2176-457348071S2176-45732021000100012S2176-45732021000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBakhtiniana: Revista de Estudos do Discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T12:55:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:29:18.229927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
title A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
spellingShingle A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
Ré, Alessandra Del [UNESP]
Aquisição da Linguagem
Criança
Abordagem dialógico-discursiva
Círculo de Bakhtin
title_short A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
title_full A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
title_fullStr A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
title_full_unstemmed A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
title_sort A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
author Ré, Alessandra Del [UNESP]
author_facet Ré, Alessandra Del [UNESP]
Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]
Vieira, Alessandra Jacqueline
author_role author
author2 Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]
Vieira, Alessandra Jacqueline
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ré, Alessandra Del [UNESP]
Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]
Vieira, Alessandra Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da Linguagem
Criança
Abordagem dialógico-discursiva
Círculo de Bakhtin
topic Aquisição da Linguagem
Criança
Abordagem dialógico-discursiva
Círculo de Bakhtin
description O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2021-07-14T10:39:27Z
2021-07-14T10:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020.
2176-4573
http://hdl.handle.net/11449/212403
10.1590/2176-457348071
S2176-45732021000100012
S2176-45732021000100012.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071
http://hdl.handle.net/11449/212403
identifier_str_mv Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020.
2176-4573
10.1590/2176-457348071
S2176-45732021000100012
S2176-45732021000100012.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12-38
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
publisher.none.fl_str_mv LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128659205128192