A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131750
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdf
Resumo: A Educação Física sofreu tentativas de mudanças desde surgimento até os dias de hoje, sobretudo no espaço escolar. Podemos observar esse fenômeno desde o final da década de 1980 onde surgiram inúmeras publicações de livros e artigos abordando tal tema, que iam contra uma Educação Física voltada para o militarismo e o tecnicista. Essas ideias atingiram o auge na década de 1990 e ainda estão fortemente presentes e marcadas por debates e defesas de ideias. Essas tentavam explicar o ser humano como um todo em seus diferentes aspectos - cognitivos, sociais, afetivos, motores e culturais, por meio do movimento, pois se sabe que a Educação Física é a área do conhecimento que estuda o se movimentar do ser humano e o diálogo que ele exerce com o mundo. Dessa forma esse trabalho busca analisar os conteúdos das questões do ENEM de 2009, 2010, 2011 e 2012 e identificar quais são as concepções que aparecem nas questões, de modo a compreender o que o Exame acredita ser considerado importante para o aluno aprender na educação física escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa usaremos como material as questões da prova do ENEM de 2009 a 2012 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim descrever e interpretar o conteúdo das questões selecionadas. Entende - se que a análise do conteúdo baseia-se nas ações de comparação e de classificação textuais, ou seja, no entendimento de semelhanças e diferenças
id UNSP_5ce048f13ca51722354f2999889d73fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131750
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012Educação fisicaProvas objetivas - AvaliaçãoAnálise documentáriaEnsino médioEducação física - Estudo e ensinoA Educação Física sofreu tentativas de mudanças desde surgimento até os dias de hoje, sobretudo no espaço escolar. Podemos observar esse fenômeno desde o final da década de 1980 onde surgiram inúmeras publicações de livros e artigos abordando tal tema, que iam contra uma Educação Física voltada para o militarismo e o tecnicista. Essas ideias atingiram o auge na década de 1990 e ainda estão fortemente presentes e marcadas por debates e defesas de ideias. Essas tentavam explicar o ser humano como um todo em seus diferentes aspectos - cognitivos, sociais, afetivos, motores e culturais, por meio do movimento, pois se sabe que a Educação Física é a área do conhecimento que estuda o se movimentar do ser humano e o diálogo que ele exerce com o mundo. Dessa forma esse trabalho busca analisar os conteúdos das questões do ENEM de 2009, 2010, 2011 e 2012 e identificar quais são as concepções que aparecem nas questões, de modo a compreender o que o Exame acredita ser considerado importante para o aluno aprender na educação física escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa usaremos como material as questões da prova do ENEM de 2009 a 2012 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim descrever e interpretar o conteúdo das questões selecionadas. Entende - se que a análise do conteúdo baseia-se nas ações de comparação e de classificação textuais, ou seja, no entendimento de semelhanças e diferençasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]2015-12-10T14:07:25Z2015-12-10T14:07:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfPEREIRA, Adriana de Itacarambi. A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131750000853548http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:26:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:14:42.246849Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
title A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
spellingShingle A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012
Educação fisica
Provas objetivas - Avaliação
Análise documentária
Ensino médio
Educação física - Estudo e ensino
title_short A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
title_full A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
title_fullStr A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
title_full_unstemmed A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
title_sort A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012
author Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]
author_facet Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriana de Itacarambi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012
Educação fisica
Provas objetivas - Avaliação
Análise documentária
Ensino médio
Educação física - Estudo e ensino
topic Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012
Educação fisica
Provas objetivas - Avaliação
Análise documentária
Ensino médio
Educação física - Estudo e ensino
description A Educação Física sofreu tentativas de mudanças desde surgimento até os dias de hoje, sobretudo no espaço escolar. Podemos observar esse fenômeno desde o final da década de 1980 onde surgiram inúmeras publicações de livros e artigos abordando tal tema, que iam contra uma Educação Física voltada para o militarismo e o tecnicista. Essas ideias atingiram o auge na década de 1990 e ainda estão fortemente presentes e marcadas por debates e defesas de ideias. Essas tentavam explicar o ser humano como um todo em seus diferentes aspectos - cognitivos, sociais, afetivos, motores e culturais, por meio do movimento, pois se sabe que a Educação Física é a área do conhecimento que estuda o se movimentar do ser humano e o diálogo que ele exerce com o mundo. Dessa forma esse trabalho busca analisar os conteúdos das questões do ENEM de 2009, 2010, 2011 e 2012 e identificar quais são as concepções que aparecem nas questões, de modo a compreender o que o Exame acredita ser considerado importante para o aluno aprender na educação física escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa usaremos como material as questões da prova do ENEM de 2009 a 2012 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim descrever e interpretar o conteúdo das questões selecionadas. Entende - se que a análise do conteúdo baseia-se nas ações de comparação e de classificação textuais, ou seja, no entendimento de semelhanças e diferenças
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:25Z
2015-12-10T14:07:25Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Adriana de Itacarambi. A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131750
000853548
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdf
identifier_str_mv PEREIRA, Adriana de Itacarambi. A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000853548
url http://hdl.handle.net/11449/131750
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129501941465088