Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/artigo-6---nabuco-sobre-tecnologia.pdf
http://hdl.handle.net/11449/125368
Resumo: This article proposes an analysis of two interrelated contemporary phenomenon, which are - the pedagogy of "learning to learn" and the resources used as learning facilitators. Both are considered as strategic instruments to current educational policy, being referenced and quoted in national and international documents. For sake of them, methodological changes occurred in learning: teaching got to be outside the classroom, the learning mediator instrument stopped to focus on the figure of the teacher, new methods of teaching were invented and the students get a quickly practical and accurate access to the information. However, from a critical-and-dialectical perspective, this study aims to raise questions about these changes and understand through the concept of mediation, the role of the educational practice, especially at school, currently are taking place in our society.
id UNSP_5cf49dedec892614f5362ec4aaa57b03
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125368
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionaisPedagogical theoriesLearn-to-learnTechnologies, mediationLearningTeorias pedagógicasAprender a aprenderTecnologiaThis article proposes an analysis of two interrelated contemporary phenomenon, which are - the pedagogy of "learning to learn" and the resources used as learning facilitators. Both are considered as strategic instruments to current educational policy, being referenced and quoted in national and international documents. For sake of them, methodological changes occurred in learning: teaching got to be outside the classroom, the learning mediator instrument stopped to focus on the figure of the teacher, new methods of teaching were invented and the students get a quickly practical and accurate access to the information. However, from a critical-and-dialectical perspective, this study aims to raise questions about these changes and understand through the concept of mediation, the role of the educational practice, especially at school, currently are taking place in our society.Este artigo propõe uma análise de dois fenômenos contemporâneos interrelacionados - as pedagogias do “aprender a aprender” e os recursos tecnológicos utilizados como facilitadores de aprendizagem. Ambos são considerados instrumentos estratégicos conforme a política educacional vigente, sendo referenciados e citados em documentos nacionais e internacionais. Com eles, mudanças metodológicas na aprendizagem ocorreram: o ensino passou a ser visto fora das salas de aula, o instrumento mediador de aprendizagem deixou de ter foco na figura do professor, novas modalidades de ensino foram inventadas e o aluno passou a ter acesso à informação de maneira rápida, prática e precisa. Contudo, partindo deuma perspectiva crítico-dialética este estudo busca problematizar taismudanças e compreender, através do conceito de mediação, qual o papel que a pratica educacional, sobretudo escolar, desempenha atualmente em nossa sociedade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km. 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km. 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article216-227application/pdfhttp://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/artigo-6---nabuco-sobre-tecnologia.pdfPolítica e Gestão Educacional, v. 15, n. 1, p. 216-227, 2013.1519-9029http://hdl.handle.net/11449/125368ISSN1519-9029-2013-15-01-216-227.pdf2752243344158475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPolítica e Gestão Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:37.909722Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
title Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
spellingShingle Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
Pedagogical theories
Learn-to-learn
Technologies, mediation
Learning
Teorias pedagógicas
Aprender a aprender
Tecnologia
title_short Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
title_full Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
title_fullStr Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
title_full_unstemmed Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
title_sort Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais
author Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
author_facet Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_role author
author2 Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical theories
Learn-to-learn
Technologies, mediation
Learning
Teorias pedagógicas
Aprender a aprender
Tecnologia
topic Pedagogical theories
Learn-to-learn
Technologies, mediation
Learning
Teorias pedagógicas
Aprender a aprender
Tecnologia
description This article proposes an analysis of two interrelated contemporary phenomenon, which are - the pedagogy of "learning to learn" and the resources used as learning facilitators. Both are considered as strategic instruments to current educational policy, being referenced and quoted in national and international documents. For sake of them, methodological changes occurred in learning: teaching got to be outside the classroom, the learning mediator instrument stopped to focus on the figure of the teacher, new methods of teaching were invented and the students get a quickly practical and accurate access to the information. However, from a critical-and-dialectical perspective, this study aims to raise questions about these changes and understand through the concept of mediation, the role of the educational practice, especially at school, currently are taking place in our society.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:59Z
2015-07-15T18:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/artigo-6---nabuco-sobre-tecnologia.pdf
Política e Gestão Educacional, v. 15, n. 1, p. 216-227, 2013.
1519-9029
http://hdl.handle.net/11449/125368
ISSN1519-9029-2013-15-01-216-227.pdf
2752243344158475
url http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/artigo-6---nabuco-sobre-tecnologia.pdf
http://hdl.handle.net/11449/125368
identifier_str_mv Política e Gestão Educacional, v. 15, n. 1, p. 216-227, 2013.
1519-9029
ISSN1519-9029-2013-15-01-216-227.pdf
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Política e Gestão Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216-227
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128504002248704